Novamente com o vento (Wuayra) como guia, partimos às 8:30, munidos dos nossos boletos turísticos que nos dariam entrada em mais algumas ruínas Inca. Neste tour incluem-se as cidades de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero, no entanto como o nosso objectivo era aproximar-nos de Machu Picchu deixámos o tour em Ollantaytambo, ficando Chinchero para a volta.
No caminho para Pisac parámos num mercado local e depois no miradouro de Taray, de onde se podia observar a vila de Taray e o Rio Urubamba.
10:21 Vale Sagrado – Mirador de Taray
Em Pisac fomos primeiro ao mercado, um dos maiores do Peru, onde se vende de tudo e onde provámos empanadas. Seguimos para as ruínas Incas a 3800m de altitude e que exigiam uma caminhada até lá, da qual resultaram algumas baixas entre brasileiros e limeños. As ruínas e enquadramento com a paisagem envolvente são do melhor que há.
Pisac: 11:42 Terraças (esquerda) e 12:19 Templos (direita)
Pormenores Construtivos Pisac: 11:58 Zona Habitacional (esquerda), 12:25 e 12:28 Templos (Centro e direita)
No caminho para Ollantaytambo parámos para almoçar, mas não nos apetecia comer num local predefinido e fomos procurar outro. Tanto procurámos que não encontrámos nada mais barato ou melhor mas marcámos a nossa posição.
Ollantaytambo é uma cidade muito importante no que toca ao conhecimento da cultura Inca, principalmente pois foi abandonada aquando da chegada dos conquistadores, antes de estar concluída. Como tal o estaleiro das obras foi encontrado quase intacto e a partir deste se pôde aprender muito sobre os sistemas construtivos utilizados.
Ao chegar-se à cidade o que mais se vê são as famosas terraças onde se fazia a experimentação de cultivo. No morro adjacente (Pinkuylluna), protegidos do sol e frontais aos ventos frios provenientes dos Andes, constam diversos edifícios denominados de colcas, que serviam como armazéns de mantimentos.
Ollantaytambo: 15:23 e 15:26 Colcas em Pinkuylluna (esquerda e centro) e 15:43 Pormenor Construtivo (direita)
Entretanto deixámos o Tour que continuava até Chinchero e depois Cusco. Como ainda faltavam 2 horas até ao nosso comboio para Aguas Calientes fomos visitar outras partes das ruínas onde o nosso guia não nos tinha levado. Tivemos ainda tempo para subir Pinkuylluna tendo-se uma vista panorâmica sobre Ollantaytambo. Do mesmo modo que a forma da cidade de Cusco se assemelha a um Puma e Machu Picchu a um condor, Ollantaytambo apresenta a forma de uma Lama.
Ollantaytambo: 15:20 Entrada (esquerda) e 17:11 Vista de Pinkuylluna (direita)
Sem comentários:
Enviar um comentário