domingo, 7 de junho de 2009

Peru – Arequipa – Campiña Tour

Primeiro dia completo no Peru, podia ser Cusco mas estávamos em Arequipa de acordo com o nosso plano B. Não tínhamos nada marcado mas sabíamos o  que queríamos ver. Fomos para a plaza de armas onde se faziam manifestar alguns trabalhadores.

Enquanto passeávamos começamos a ser abordados pelos primeiras carraças do turismo. Ao início recusávamos tudo sem os deixar falar mas depois começamos a ouvi-los para termos noção dos preços e do que poderíamos fazer em concreto. Quando alguém nos perguntou de onde éramos e começou a falar português sentimo-nos em casa e deixámo-lo falar até ao fim. Acabámos por ir ao botequim para marcar tudo no Tour Campiña (S/. 50.00) e ver preços de outros tours para quando regressássemos a Arequipa. Este é corresponde a uma visita turística pela cidade de Arequipa, com 1 500 000 habitantes, a segunda maior em termos económicos, depois de Lima e a segunda maior em termos turísticos, depois de Cusco. Muitos dos edifícios apresentam uma cor branca natural daí chamar-se Arequipa de cidade branca.

[04.013]_Plaza_de_Armas_Catedral                  [04.028]_Mirador_de_Yanahuara_El_Misti
                       Catedral Plaza de Armas Arequipa                    Misti visto do Miradouro de Yanahuara

O passeio tem como primeiro ponto de interesse o Miradouro e a Plaza de Yanahuara onde se podem ver dois dos vulcões de Arequipa El Misti (5825m) e Picchu Picchu (5664m). Seguimos para o Miradouro de Carmen Alto onde além dos anteriores também se podia ver o vulcão Chachani (6075m).

[04.037]_Mirador_de_Carmen_Alto_Chachani [04.038]_Mirador_de_Carmen_Alto_El_Misti [04.039]_Mirador_de_Carmen_Alto_Picchu_Picchu
Vistas do Miradouro de Carmen Alto: Chachani (esq.), El Misti (centro) e Picchu Picchu (dir.)

No distrito de Cayma visitámos Plaza a Igreja e uma fábrica de tecidos com um mini jardim zoológico com as diversas espécies de camelídeos do Peru , fornecedores de matéria prima para a tecelagem: Lamas (Lama Glama), Alpacas (Vicugna Pacos) - espécies domesticadas -, Guanaco (Lama Guanicoe) e Vicuñas (Vicugna Vicugna) - espécies selvagens. As vicuñas são o mamifero com o pelo mais fino, pelo este que é apenas retirado do peito, de 2 em 2 anos, conseguindo-se apenas 200 gramas de cada vez. Dada a sua finura e qualidade o preço de um pequeno xaile pode ascender aos 1000 euros.

[04.045]_Guanaco_(Lama_Guanicoe)[04.047]_Lama_(Lama_Glama)[04.048]_Vicuña_(Vicugna_Vicugna)[04.052]_Alpaca_Suri_(Vicugna_Pacos)
Camelídeos no mini-zoo da fábrica Incalpaca: Guanaco, Lama, Vicuña e Alpaca Suri

Fomos até ao Miradouro de Sachaca (S/. 1.00) com vista sobre toda a cidade, onde tirámos fotos com o famoso falcão Pepe (Buteo Poecilochrous) e a sua tratadora.

[04.055]_Mirador_Sachaca_Falcão_Puna_(Buteo_Poecilochrous)_Pepe                      [04.058]_Mirador_Sachaca_El_Misti
                                Falcão Pepe                                                 El Misti do Miradouro de Sachaca

Visitámos La Mansion del Fundador de Arequipa (S/. 10.00), vimos um enorme touro de pelea, pagámos dinheiro desnecessariamente para andar a  cavalo em torno dos moinhos de água de Sabandia (S/. 10.00 por 5 minutos de comer pó e quase sem ver o moinho) e passámos pelas andenerias pré-incas de Paucarpata.

No fim do tour passeámos um pouco por Arequipa, fomos à internet e seguimos para o terminal de autocarros para seguir viagem à terra dos Incas: CUSCO.

[04.067]_Mansion_del_Fundador_Alpaca_Huacaya       [04.088]_Molino_de_Sabandia       [04.098]_Ponto_de_Internet        [04.099]_Terraporto
    Alpaca Huacaya                 Passeio a cavalo              Botequim de internet                          Terrapuerto de Arequipa

Sem comentários: