Primeiro dia completo no Peru, podia ser Cusco mas estávamos em Arequipa de acordo com o nosso plano B. Não tínhamos nada marcado mas sabíamos o que queríamos ver. Fomos para a plaza de armas onde se faziam manifestar alguns trabalhadores.
Enquanto passeávamos começamos a ser abordados pelos primeiras carraças do turismo. Ao início recusávamos tudo sem os deixar falar mas depois começamos a ouvi-los para termos noção dos preços e do que poderíamos fazer em concreto. Quando alguém nos perguntou de onde éramos e começou a falar português sentimo-nos em casa e deixámo-lo falar até ao fim. Acabámos por ir ao botequim para marcar tudo no Tour Campiña (S/. 50.00) e ver preços de outros tours para quando regressássemos a Arequipa. Este é corresponde a uma visita turística pela cidade de Arequipa, com 1 500 000 habitantes, a segunda maior em termos económicos, depois de Lima e a segunda maior em termos turísticos, depois de Cusco. Muitos dos edifícios apresentam uma cor branca natural daí chamar-se Arequipa de cidade branca.
Catedral Plaza de Armas Arequipa Misti visto do Miradouro de Yanahuara
O passeio tem como primeiro ponto de interesse o Miradouro e a Plaza de Yanahuara onde se podem ver dois dos vulcões de Arequipa El Misti (5825m) e Picchu Picchu (5664m). Seguimos para o Miradouro de Carmen Alto onde além dos anteriores também se podia ver o vulcão Chachani (6075m).
Vistas do Miradouro de Carmen Alto: Chachani (esq.), El Misti (centro) e Picchu Picchu (dir.)
No distrito de Cayma visitámos Plaza a Igreja e uma fábrica de tecidos com um mini jardim zoológico com as diversas espécies de camelídeos do Peru , fornecedores de matéria prima para a tecelagem: Lamas (Lama Glama), Alpacas (Vicugna Pacos) - espécies domesticadas -, Guanaco (Lama Guanicoe) e Vicuñas (Vicugna Vicugna) - espécies selvagens. As vicuñas são o mamifero com o pelo mais fino, pelo este que é apenas retirado do peito, de 2 em 2 anos, conseguindo-se apenas 200 gramas de cada vez. Dada a sua finura e qualidade o preço de um pequeno xaile pode ascender aos 1000 euros.
Camelídeos no mini-zoo da fábrica Incalpaca: Guanaco, Lama, Vicuña e Alpaca Suri
Fomos até ao Miradouro de Sachaca (S/. 1.00) com vista sobre toda a cidade, onde tirámos fotos com o famoso falcão Pepe (Buteo Poecilochrous) e a sua tratadora.
Falcão Pepe El Misti do Miradouro de Sachaca
Visitámos La Mansion del Fundador de Arequipa (S/. 10.00), vimos um enorme touro de pelea, pagámos dinheiro desnecessariamente para andar a cavalo em torno dos moinhos de água de Sabandia (S/. 10.00 por 5 minutos de comer pó e quase sem ver o moinho) e passámos pelas andenerias pré-incas de Paucarpata.
No fim do tour passeámos um pouco por Arequipa, fomos à internet e seguimos para o terminal de autocarros para seguir viagem à terra dos Incas: CUSCO.
Alpaca Huacaya Passeio a cavalo Botequim de internet Terrapuerto de Arequipa
Sem comentários:
Enviar um comentário