sábado, 31 de outubro de 2009

Freixo de Espada-à-Cinta – PR1FEC: Calçada de Alpajares

Trilhos_Geral-Model
Local: Freixo de Espada-à-Cinta Dificuldade: Fácil; Extensão: 8 Km; Tempo: 3h 00m; Tipo: Circular

Após muita insistência dos amigos para fazermos este percurso devido à sua beleza e aproveitando a proximidade entre Barca D’Alva e Freixo de Espada-à-Cinta incluímos a Calçada de Alpajares como bónus ao fim de semana de aventura que planeámos, que tinha como cabeça de cartaz o passeio pela linha do comboio entre as estações de La Fregeneda e de Barca D’Alva

Além de ser bonito este trilho iria servir para abrir o apetite dos nossos companheiros de caminhada e avaliar a sua forma física e capacidade para realização do percurso do dia seguinte.

Contrariando todas as previsões meteorológicas que previam chuva para Sábado e dilúvio para Domingo, combinou-se o encontro em Gaia para partirmos todos pelas 8:00 horas de Sábado em direcção a Freixo de Espada-à-Cinta para chegarmos por volta da hora do almoço, petiscarmos um bocadito e fazermo-nos à calçada. Pelo meio fizemos uma pequena paragem em Figueira de Castelo Rodrigo para apreciar-mos ao longe o forte de Almeida, ficando a vontade de no regresso ir lá visitar.

Iniciámos a caminhada por volta das 13:00 horas começando logo por uma subida penosa para quem tinha estado 3:00 sentado no carro e acabado de almoçar. As oliveiras e as suas azeitonas quase maduras dominavam a paisagem. A gula de um dos nossos companheiros demonstrou a razão pela qual apenas se encontram azeitonas curtidas no mercado e não directamente colhidas da Árvore. A cara de desgosto com que ficou por vários minutos rivalizou como a mesma que apresentava após o Jogo Braga-Benfica (2-0).

IMG_8284IMG_8172(1)
Início/Fim do Percurso 16H19                                                  Azeitona 13H01             

Uma marca mal colocada provocou logo de início o primeiro e único desvio do traçado o que fez os nossos companheiros duvidar da nossa capacidade de orientação e diminuir a confiança relativamente ao percurso do dia seguinte.

  IMG_8194IMG_8218
Calçada de Alpajares 14H07                                                        Ruínas 14H51     

De volta ao trilho entrámos finalmente na calçada ziguezagueante e íngreme, entre montanhas e formações rochosas únicas e incríveis. A vista panorâmica lá do cimo é fantástica. De acordo com as plantas que tínhamos tentámos encontrar um túmulo mas ao fim de alguns minutos de procura desistimos de o procurar… Seguimos em direcção à Calçada de Santana e por fim atravessámos a ponte junto a um agrupamento de ruínas em xisto e continuámos por estrada em direcção ao carro (16:37), brincando um pouco com o efeito de eco das montanhas em redor.

IMG_8220(1)IMG_8231
Formações Rochosas 14H52                                              Formações Rochosas 15H06

Atendendo à curta extensão do trilho este apresenta muitos pontos de interesse e de beleza significativa. Como pontos negativos salientam-se os grandes troços de estrada e estradão e a existência de muito lixo nas encostas junto às bermas da estrada, lixo este que deve estar na origem do facto de não termos visto nenhuma lontra que, de acordo com os placards indicativos, é um bom indicador da qualidade das águas do cursos de água.

 IMG_8283
Oliveiras 16H18

Chegados ao carro dirigimo-nos a Barca D’Alva para visitar a antiga estação de caminho de ferro e dar um pequeno salto a Espanha avaliando o estado de uma das pontes e o grau de sensibilidade de todos às alturas. TESTE SUPERADO (mas com algum nervosismo)

Demos entrada na pensão Bago D’Ouro, jantámos, vimos a bola, demos novo passeio pela vila e fomos descansar para estarmos em forma no dia seguinte.

 IMG_8310IMG_8314IMG_8339(1)
Ponte Ferroviária Sobre o Rio Águeda 17H36 …Ponte Rodoviária Sobre o Rio Águeda 17H39…Ponte Rodoviária Sobre o Rio Douro 23H32

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Percurso notável a calçada de Alpajares. È um percurso que não é monótono em termos paisagisticos. O percurso serpenteia no sentido ascendente e cada momento temos coisas diferentes a ver. Infelizmente não tenho conhecimentos suficientes em geologia para ainda poder admirar mais este percurso.
Agora quanto ao episódio da azeitona achei engraçado, a pessoa ao ir provar uma azeitona tirada da oliveira, essa é de mais, só pode ser um gesto de um menino de cidade que nunca saiu de casa!! :) Mas não, falamos de alguém que vive numa aldeia! Fiquei a saber uma coisa, perto de minha casa tem uma quinta com várias oliveiras, o dono da quinta nunca se preocupou em vedar essa parte , ao contrário do lado da quinta que tem ameixoeiras, macieiras, vinhas e castanheiros)Aí está tudo muito vedado!
Eu percebi agora o porquê! As azeitonas eh, eh comam à vontade!

Continuem com o Blog!

Andreij Zigmantovich

Darasola disse...

Parabéns pelo Blog e pela reportagem da calçada de Alpajares.
é um percurso que tenciono fazer assim que possível.
Vou acompanhar o seu blog adicioná-lo aos links do meu.
Boas caminhadas

JORGE DELFIM disse...

Boa reportagem. Estou a pensar fazer uma caminhada este fim de semana pela Calçada de Alpajares.

Um Abraço

Jorge Delfim

Salvador disse...

o http://altamontanha.blogspot.pt/
está a pensar fazer o mesmo no mês que vem, calçada de alpajares!

Bom blog, que prazer ver as vossas actividades

Nuno Gonçalves disse...

Ui, há comentários aqui com quase 4 anos e todos sem resposta... imperdoável...

Primeiro obrigado a todos pelos comentários.
Salvador: Ainda bem que escreveu algo neste post senao parece que todos os outros comentários estariam esquecidos :)
Que o façam... recomendamos. Já agora passa a ser mais um blog para por na lista dos parceiros de caminhadas.
Jorge Delfim: Sempre o fizeste? Que tal?
Darasol: Sempre o fizeram? Que tal? De vez em quando também damos uma vista de olhos pelo vosso blog mas mais uma vez é imperdoável nao estar na nossa lista de parceiros de caminhadas do blog (já corrigido).
Andreij: Experimentando se aprende :)
Quando nos vens visitar ao Chile?