terça-feira, 10 de junho de 2008

Barca D'Alva - Pocinho (Caminho de Ferro)


Local: Figueira de Castelo Rodrigo; Dificuldade: Média; Extensão: 28 Km; Tempo: 9h 00m; Tipo: Linear

Dia 9
7:12 saída da estação de campanhã rumo às terras do Douro, com o Pedro e a Filipa. Depois de uma lindíssima viagem de comboio até ao Pocinho (10:36), seguimos num mini bus em direcção a Barca D'Alva onde iríamos pernoitar na Residencial Bago D'Ouro.
++++++
++++++Os 4 Participantes 09-06-2008 08:06+++++++++++++++++++++Comboio Porto-Pocinho 09-06-2008 08:11
Depois de pousadas as mochilas na Residencial, foi tempo para uma voltinha no "chichorrão", o barco do Miguel que se juntou a nós, por via marítima, num passeio em Barca D'Alva, onde visitamos a estação local e demos ainda um saltinho a Espanha. No mesmo dia andámos de metro, comboio, mini bus, taxi, lancha e ainda fomos e viemos a pé de Espanha.
+++++++++++
Estação Barca D'Alva 09-06-2008 12:59++++++++++++++++++++++++++++++Barca D'Alva 09-06-2008 20:41++++
Dia 10
Levantámo-nos bem cedo para a grande caminhada... às 7:00 já estávamos a tomar o pequeno-almoço (que nos foi amavelmente servido mais cedo do que o costume) e às 7:50 já estávamos na linha para dar início ao percurso. Com uma passada difícil de manter lá fomos caminhando ao longo da linha, tendo em muitos locais sido necessário passar ao lado tal era a quantidade de vegetação que se havia apoderado da linha (rapidamente desbastada, ou não, com a ajuda da catana do Pedro), algumas derrocadas e lugares em que a linha já nem existia, também era visível algum vandalismo e poluição principalmente nas estações abandonadas... mas a paisagem era simplesmente bela... de comboio certamente ainda seria mais. Ao fim de umas horas o ritmo da passada começava a cansar e os 28km's demoravam a cessar... ainda encontrámos uma cobra verde (que animou um pouco mais a caminhada... diga-se que nessa altura ainda nos deveriam faltar 8 km's) e finalmente por volta das 16:40 chegámos à estação do Pocinho, onde nos abastecemos de bebidas.
++++++++++
Barca D'Alva-Almendra 10-06-2008 06:57++++++++++++++++++++++Barca D'Alva-Almendra 10-06-2008 08:14
++++++++++
Almendra-Castelo Melhor 10-06-2008 10:33+++++++++++++++++++++Castelo Melhor-Coa 10-06-2008 11:00++++
17:20 hora de seguir em direcção ao Porto e aproveitar a viagem para um merecido descanso, tendo a vigem terminado por volta das 20:55.
Este é um percurso bonito mas foi dificultado pelas más condições da linha, em alguns casos quase intransitável devido à muita vegetação e derrocadas. As pontes, apesar de tudo mantém-se bem conservadas. Ficou combinado para uma próxima fazer o troço Barca D'Alva - La Fregeneda com os seus vários quilómetros de túneis e pontes.

6 comentários:

Hugo Seabra disse...

Muito boa tarde.

estou entusiasmadissimo, pois Irei fazer esse mesmo percurso.
Mas gostaria de saber com quem falaram para alugar o mini bus que vos transportou.

O objectivo seria ir até foz coa de carro, um mini bus levar-nos a La Fregeneda e fazermos a caminhada de volta até Foz Côa. Tem noção de quais os custos inerentes a este transporte?

Cumprimentos,

Nuno Gonçalves disse...

Boa noite,

Há aqui alguma confusão... neste post apenas descrevemos o percurso entre barca D'Alva e Pocinho que tem 28km. Chegando ao Pocinho de comboio existe um minibus público que nos levou a Barca D'Alva (custou uns trocos).
De La Fregeneda a Barca D'Alva (17km)fizemos uns tempos depois (existe um post sobre isso). Neste caso fomos de carro até Barca D'Alva e alugámos um "táxi" até La Fregeneda.
Penso que o percurso desde La Fregeneda a Coa é bastante longo para se fazer de uma vez só.

Anónimo disse...

Boa Noite:

Estive a ler o vosso blog e estou a pensar visitar a região do Douro. Agora que se fala na extinção do troço Régua-Pocinho da linha do Douro, estou a pensar fazer o percurso Porto-Pocinho de comboio para me deslumbrar com essa paisagem única.

Estou a pensar sair de manhã do Porto e regressar ao final da tarde; se assim for, vou passar 5 horas no Pocinho. Podem-me dar algumas sugestões para ocupar este tempo (podem ser caminhadas a pé que eu gosto). Obrigado.

Cumprimentos,

Luís Henriques

Nuno Gonçalves disse...

Boas,
5 horas parece muito tempo quando não se tem nada para fazer ou quando se tem que esperar por algo ou alguém, no entanto para caminhar parece-me curto.

Barca D'Alva está fora de questão, o mini-bus só para lá chegar gastaria mais de metade do tempo e de táxi deve ser caríssimo.

Se quiser andar pela linha pode ir até à estação de Foz Côa (ir e vir 2 x 9km).

Aconselho a ir a Foz Côa, nomeadamente o Museu do Côa (www.arte-coa.pt/) que lá há muitas actividades disponíveis que lhe gastarão as 5 horas e muitas mais se fosse necessário.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa noite:

Obrigado pelas sugestões. Se estiver bom tempo, ou seja, se não chover, vou considerar a hipótese de andar pela linha até à estação de Foz Coa (já agora, esta caminhada é segura?). Se chover talvez vá ao Museu do Côa, embora não saiba se existem transportes que se possam adaptar ao horário do comboio.
Abraços,

Luís Henriques

Nuno Gonçalves disse...

Boas,

Quanto à segurança olhando para a carta militar não sei se terá de passar nenhuma, uma ou duas pontes. As pontes deste percurso não estão em muito mau estado (bem melhores que as entre La Fregeneda e Barca D'Alva). Podem existir derrocadas ou a vegetação cobrir toda a linha (não apenas arbustos mas também árvores).
Isto juntamente com a falta de regularidade do passo podem fazer atrasar o andamento, em todo o caso não considero como factos perturbadores da segurança, desde que se vá com o devido cuidado.

Esteja atento ao tempo necessário para fazer 18 km... 5 horas parece-me curto, principalmente se quiser tirar fotos e apreciar decentemente a natureza.