2012/07/04
Acordámos cedo para o nosso último tour reservado, desta vez uma viagem até à Isla Floreana ou, de acordo com os mapas, Santa Maria.
Embora também existam animais na ilha, este tour (ver traçado de todo o tour) é apresentado ao público como mais interessante do ponto de vista histórico, nomeadamente no que diz respeito a piratas.
A viagem até à ilha fez lembrar a ida ou volta de Isabela: saltos, dores de costas e enjoos.
08:13 Saída de Puerto Ayora - Caranguejo Vermelho das Rochas - grapsus grapsus (esq.) e 10:42 Chegada a Floreana - Leões Marinhos - arctocephalus galapagoensis (dir.)
Chegados a Floreana entrámos logo numa Ranchera (camioneta de caixa aberta modificada de modo a levar pessoas na traseira) que nos levou até ao centro da ilha.
Aqui caminhámos um pouco com o guia, tendo tido oportunidade de observar uma fonte de água natural, algumas tartarugas terrestres (provenientes de Santa Cruz pois as de Floreana estão dadas como extintas), os interessantes labirintos escavados pela erosão das rochas e anteriores bases e dormitórios dos piratas (ocos escavados nas paredes que serviam para colocar troncos de madeira para fazer base de camas e teto) e a escultura da cara do índio.
11:56 Cozinha (esq.) e 11:59 Vista sobre Floreana (dir.)
11:52 Cara de Índio (esq.), Labirintos: 12:01 (centro esq.) e 12:02 (centro dir.) e 12:03 Dormitórios (dir.)
Tartarugas terrestres - chelonoidis nigra: 12:07 (esq.), 12:16 (centro) e 12:19 ...com rouxinol amarelo - setophaga petechia - na carapaça (dir.)
Voltámos ao porto onde almoçamos num restaurante e observámos alguns animais enquanto esperávamos transporte até ao nosso barco.
Iguana marinha - amblyrhynchus cristatus: 13:37 (esq.) e 13:40 (centro e dir.)
Leões Marinhos - arctocephalus galapagoensis: 13:32 (esq.) e (dir.)
Já neste seguimos até uma pequena baia para fazer snorkel e nadar com tartarugas marinhas, pinguins e leões marinhos.
13:43 Caranguejo (esq.) e 14:29 Pinguim das Galápagos - spheniscus mendiculus (dir.)
Voltámos a Santa Cruz onde mesmo no porto apanhámos um táxi marítimo para iniciarmos o pequeno percurso até Las Grietas (ver traçado do percurso).
17:07 Placard indicativo do Percurso (esq.), 17:09 Zona de Salinas (centro) e 17:17 Percurso (dir.)
Como todos os outros este encerra às 18:00 por isso não tínhamos muito tempo. Apenas chegámos ao local que corresponde a uma grande fenda na rocha criando-se um braço de água salgada, a Mónica deu um mergulho rápido e voltámos para Puerto Ayora.
17:14 Garça de lava - butorides sundevalli (esq.), 17:32 Las Grietas (centro esq.), 18:02 Garça Nocturna - nyctanassa violacea pauper (centro dir.) e 18:03 Praia (dir.)
Sem comentários:
Enviar um comentário