quinta-feira, 26 de julho de 2012

AS - 6,5/13 - Galápagos IX - Isla Santa Cruz - El Chato, Primicias, Tuneles e Gemelos

800px-Flag_of_Ecuador.svg_thumb2_thu[3]_thumb

2012/07/05

Pelas 7h50, saímos com o objetivo de chegar a El Chato/Los Tuneles/Gemelos sem estar integrados num tour, o qual nos foi proposto por cerca de 40 dólares. Este incluiria a ida a um rancho privado perto de El Chato, a visita ao túnel de lava e apenas uma das duas crateras de colapso denominadas los Gemelos, tudo em apenas 3 horas. Referiram também o facto de não ser possível de fazer sem um guia, nem sequer nos deixarem sós no primeiro ponto. Tudo isto sempre acompanhado da referência a um chileno que se tinha perdido por vários dias na ilha uns dias antes...

Como achámos que isto era apenas conversa para ganhar dinheiro decidimos comprovar a veracidade, tentando fazer tudo o que estava incluído no tour, mas com mais calma, mais pelo menos o outro Gemelo e alguma caminhada, se fosse possível.

Seguimos a pé até ao mercado perto do qual existia uma parada (paragem) onde nos tinham dito pararem os carros até Santa Rosa. Depois de mais de 20 minutos de espera perguntámos novamente ao que a resposta foi a inversa... desta forma seguimos até ao terminal terrestre, a 2 km do centro, onde tínhamos a certeza de encontrar transporte... no entanto, por 10 minutos perdemos o último carro do dia (horários de saída 7h00, 7h30 e 8h30).

No exterior um táxi anunciava que nos poderia levar por 4 dólares, mais caro do que o bus mas preço ainda em conta para uma viagem de mais de 20km. Chegámos a Santa Rosa pelas 9h20 e seguimos a pé 4 Km em direcção a El Chato... aqui encontrámos um placard informativo com mapa e algumas marcas (paus de madeira brancos e pretos espetados no piso) que seguimos por 200m, até que desapareceram mas, por outro lado, vimos a primeira tartaruga... e depois outra... Demos algumas voltas, de tartaruga em tartaruga, aparentemente pelo interior do que já era o rancho privado Primicias, onde teríamos de pagar entrada (não o fizemos pois não entrámos pela bilheteira). No limite do rancho existem muitos sinais de stop mas, atendendo ao que constava do placard do percurso teríamos de desrespeita-los. Seguimos assim por um trilho com a ajuda do GPS e de uma foto do placard até que voltámos a encontrar marcas (aparentemente os stop são para os visitantes do rancho não se aventurarem).

10:01 A caminho de El Chato (esq.) e 10:05 Placard indicativo do percurso (dir.)

Tartarugas terrestres de Santa Cruz - chelonoidis nigra porteri: 10:20 (esq.) e 10:29 (dir.)

Tartarugas terrestres de Santa Cruz - chelonoidis nigra porteri: 10:31 (esq.) 10:32 (dir.)

Embora o percurso esteja com muitas marcas estas não são fáceis de encontrar, pois podem ser facilmente cobertas pela vegetação ou arrancadas pelas tartarugas à sua passagem. Existem também cruzamentos e bifurcações a cada 50 metros, alguns criados por humanos mas também muitos criadas por tartarugas... Daí considerarmos que este trilho deverá ser feito com guia ou, pelo menos com GPS.

Tartarugas terrestres de Santa Cruz - chelonoidis nigra porteri: 11:11 Pegada (esq.), 11:15 (centro) e 11:20 (dir.)

Tartarugas terrestres de Santa Cruz - chelonoidis nigra porteri: 11:56 (esq.), 12:04 (centro) e 12:13 (dir.)

Tartarugas terrestres de Santa Cruz - chelonoidis nigra porteri: 12:21 (esq.), 12:30 (centro) e 12:37 (dir.)

12:06 Vegetação local (esq.) e 12:58 Aranha (dir.)

Chegando perto da lagoa vimos o nosso caminho impedido por um largo charco, tentamos dar a volta por um caminho paralelo marcado por pegadas humanas, no entanto ao fim de 30 minutos continuávamos sem ver marcas. Tentámos outro caminho que tínhamos visto pelo meio que nos levou à outra ponta do charco. Aqui reencontrámos as marcas que seguimos até chegar a uma área vedada onde voltavam a desaparecer. Dada a vegetação, os lamaçais e pântanos, acabámos por nunca conseguir chegar à margem da lagoa mas como seguíamos marcas continuámos. Pelo meio passámos por inúmeras e enormes tartarugas (de longe as maiores que vimos em toda a viagem). O traçado no nosso GPS já fugia bastante do do trilho original até que chegámos a uma cerca, que decidimos seguir pois, de acordo com a direcção, nos levaria ao ponto inicial do nosso percurso.

Já de volta ao rancho Primicias continuámos a seguir muitas tartarugas chegando a uma zona de vendas e restaurante onde se encontra a entrada oficial do mesmo.

Cerca de 0,5 Km depois de sairmos do rancho (pela estrada de terra que leva á entrada do mesmo)encontramos um desvio á direita para o túnel onde se pode entrar gratuitamente. Este está bem iluminado não sendo necessário lanterna e tem cerca de 1 km de extensão linear paralelamente á estrada. Em praticamente todo o seu comprimento é bastante alto, para tunel lávico, sendo apenas necessário rastejar num pequeno troço de 3 m.

IMG_1370IMG_1380IMG_1383IMG_1400
Los Tuneles: 13:33 Entrada (esq.), 13:40 (centro esq.), 13:43 (centro dir.) e 13:54 Passagem estreita (dir.)

De volta à estrada de terra, seguimos até encontrar uma de asfalto, que pensávamos (erradamente) ser a principal, virando à esquerda supostamente em direção a Los Gemelos... cerca de 1km depois, ao tentar confirmar com locais se nos encontrávamos na orientação correta, estes indicaram-nos para voltar tudo atrás (seguindo na direção oposta á que tínhamos tomado ao encontrar a estrada de alcatrão) até encontrarmos a verdadeira estrada principal... por fim, sempre em passo quase de corrida, demos com o caminho certo. Já na via certa, não sabendo bem a distância que nos esperava, fomos pedindo boleia sem sucesso...

Depois de mais alguns quilómetros (15h00) chegámos a Los Gemelos onde almoçámos e fizemos dois pequenos percursos na margem dos mesmos.

Los Gemelos: 15:46 Placard indicativo dos percursos (esq.), 16:05 Gemelo 1 (centro) e 16:22 Árvore (dir.)

IMG_1420IMG_1431IMG_1432IMG_1434
Los Gemelos: 16:16 Gemelo 2 (esq.), 16:25 Vegetação local (centro esq.), 16:26 Cogumelos (centro dir.) e 16:47 Boleia (dir.)

Já no sentido de volta a Porto Ayora continuámos a tentar a nossa sorte pedindo boleia, que conseguimos numa carrinha de obra com um pequeno espaço atrás da cabine... esta deixou-nos em Belavista ao lado de uma chiva ou ranchera que seguia até ao nosso destino, cobrando a módica quantia de 25 centavos por pessoa.

No final, considerando todos os desvios, enganos e paragens fizemos cerca de 21 km, dos quais apenas aconselhamos 18 km (ver todo o traçado do percurso), em apenas 7 horas.

Depois de parar no hostel para pousar as malas saímos para jantar, mais uma vez nos restaurantes de rua e mais uma vez pincho (espetada) de frango, pincho de salsicha, batatas fritas e choclo (espetada de maçaroca de milho assada na brasa com manteiga)...