2012/06/28
Acordámos pelas 5:00 para o autocarro do tour nos recolher em frente à agencia uma hora depois. Embora o tour incluísse pequeno almoço não queríamos ir desprevenidos, no entanto o leite contido no pacote que tínhamos aberto apenas 5 horas antes, já tinha virado soro.
Depois de recolhidos todos os turistas voltámos ao canal de Itabaca. Enquanto esperávamos que a tripulação se instalasse no barco e nos viessem buscar num barco de borracha, a Mónica aproveitou o facto da barcaça do dia anterior lá estar para perguntar se tinham visto o chapéu... a resposta foi afirmativa, mas este apresentava algumas mazelas que pensamos ter sido causadas por caranguejos, nada que inviabilizasse o imediato uso do mesmo.
Pelicano Castanho - pelecanus occidentalis urinator: 7:23 Fêmea ou juvenil pescando com gaviotin no dorso (esq.), 7:24 Macho (centro) e 7:31 Fêmeas ou Juvenis (dir.)
Ao chegarmos ao barco sentimo-nos um bocado deslocados... estávamos num iate privado com os marinheiros e cozinheiro fardados... nós vestidos com roupa de caminhada, entre um grupo de turistas de calção e havaianas.
O pequeno almoço tinha fruta, iogurte, sumo, pão, queijo fresco, doce, cereais, café e chá.
Navegámos por duas horas, chegando à pequena ilha de Bartolomé por volta das 10:00. Antes de pisarmos terra já tínhamos visto um leão marinho e um pequeno pinguim, a segunda espécie mais pequena do mundo. Na ilha apenas uma iguana (o mesmo tínhamos visto em Santa Cruz), facto estranho pois nos documentários que se vê na televisão estas aparecem sempre aos magotes , e muitos lagartos lava.
7:27 Gaviotin - anous stolidus galapagensis (esq.) e 9:52 Iguana Marinha - amblyrhynchus cristatus (centro) e Zapaya ou Caranguejo Vermelho das Rochas - grapsus grapsus (dir.)
9:52 Leão-Marinho - arctocephalus galapagoensis (esq.) e 9:53 Pinguim das Galápagos - spheniscus mendiculus (dir.)
10:10 Lagarto de Lava - microlophus albemarlensis (esq.) e 10:19 Cacto de lava -brachycereus nesioticus (dir.)
Aqui fizemos uma (muito) pequena caminhada até ao topo (ver traçado do percurso), sempre com paisagem vulcânica à nossa volta e no cume uma excelente vista para a ilha de Santiago e para a zona de praias, nosso próximo destino. Ainda no alto passaram planando bem perto alguns gaviões, vimos um engraçado gafanhoto e já de volta ao mini cais uma garça lava.
Vistas do cume da Ilha Bartolomé: 10:28 Ilha de Santiago (esq.) e Bartolomé e Santiago ao fundo (centro) e 10:32 Ilhéu (dir.)
Vistas do cume da Ilha Bartolomé: 10:37 Praias de Bartolomé e Ilha de Santiago (esq.) e 10:39 Praia de Bartolomé(dir.)
Vistas do cume da Ilha Bartolomé: 10:38 Ilha de Santiago e Ilhéus ao fundo (esq.), 10:39 Ilha de Santiago (centro) e 10:45 Cratera submersa em Bartolomé (dir.)
10:48 Gavião - buteo galapagoensis (esq.), 10:58 Gafanhoto - schistocerca melanocera (centro) e 11:14 Garça de lava - butorides sundevalli (dir.)
No barco estavam à nossa espera com uma travessa com tostas com uma espécie de paté de atum com salada russa.
Numa curta viagem seguimos até às praias onde a ideia (menos para o Nuno) era fazer snorkel. A Mónica adorou tendo conseguido ver dois tubarões, um leão marinho e muitos outros peixes.
11:42 Pinguim das Galápagos - spheniscus mendiculus (esq.) e Praia em Bartolomé 11:49 (centro) e 12:03 (dir.)
De volta ao barco era tempo de almoçar antes de voltar a Santa Cruz. A ementa foi peixe grelhado com arroz, legumes cozidos e salada, para sobremesa melancia. No retorno o mar encontrava-se bastante revolto, de tal modo que todo o equipamento de cozinha, assim como mobiliário constantemente caiam e rolavam pelo barco.
Regressámos a Santa Cruz e a Porto Ayora (ver trajecto total do tour) onde sem sucesso tentámos levantar dinheiro para pagar o resto dos tours e novamente a compra de leite, pois o tour do dia seguinte já não incluía pequeno almoço, desta vez deixando-o no frigorífico. O jantar foi apenas aveia com banana.
Nota: Com excepção dos pelicanos e dos caranguejos, todas as espécies e sub espécies de animais ou plantas com fotografias presentes neste post são endémicas das Galápagos.
Sem comentários:
Enviar um comentário