2012/07/01
Neste dia esperava-nos uma longa caminhada de 16km (ver traçado do percurso) que tinha de ser feita pela manhã pois, pela tarde ingressaríamos noutro tour, que tinha como principal atividade o snorkel mas também uma pequena caminhada. Sabíamos da distancia a percorrer mas não o desnível que presumimos ser grande pois iríamos à borda da cratera de um vulcão...
Juntos todos os turistas saímos de carro até ao início do percurso com o nosso guia Daniel, a aproximadamente 850 metros de altitude.
Embora tivéssemos coisas marcadas para a tarde não éramos os únicos, nem os que tinham de estar de volta mais cedo a Puerto Villamil. Assim sendo todo o passeio seria feito a velocidade elevada.
Parámos várias vezes para juntar o grupo e breves explicações sobre geologia, fauna e flora.
Acabámos por nem subir muito tendo como ponto mais alto pouco mais de 1000m. Até à enorme cratera com 10km de diâmetro do Vulcão Sierra Negra o terreno é muito escorregadio.
A vista para a cratera é impressionante... no fundo, um mar negro gerado pera recente erupção de 2005 cobre toda a superfície. A neblina inicial foi levantando até que pudemos ver quase todo o perímetro da cratera.
08:24 Placard indicativo do trilho (esq.) e Cratera do Vulcão Serra Negra: 10:22 (centro) e (dir.)
Depois descemos um pouco para ver o Cerro Chico, um vulcão secundário associado ao anterior. A paisagem húmida e verdejante mudou rapidamente para seca e quase sem plantas. Aqui tivemos oportunidade de caminhar sobre lava com menos de 50 anos, expelida em erupção nos anos 70.
10:27 Jaboncillo, onde viemos a almoçar (esq.), 10:39 Cacto (centro) e 11:00 Tunel de lava (dir.)
As misturas de cores são fantásticas, assim como as vistas que tivemos sobre todo o Norte da Ilha e todos os seus principais vulcões: Wolf, Darwin, Equador, Alcedo e Cerro Azul. Dadas as boas condições atmosféricas foi possível ver ainda ao longe a ilha mais virgem, praticamente intocada das Galápagos... Fernandina, apenas acedida em cruzeiros e em 1 ou 2 locais pontuais. Enquanto nos dirigíamos a Mónica encontrou uma pequena cobra.
11:01 Serpente (esq.) e Paisagem vulcânica: 11:05 (centro) e 11:06 (dir.)
Paisagem vulcânica: 11:13 (esq.) e 11:19 (centro); e 11:24 Ilha Fernandina (dir.)
Paisagem vulcânica: 11:25 (esq.) e (centro) e 11:29 (dir.)
Paisagem vulcânica: 11:31 (esq.) e 11:32 (centro) e 11:31 Vista para o Norte de Isabela (dir.)
Paisagem vulcânica: 11:33 (esq.) e (centro) e 12:23 Borboleta (dir.)
Regressámos ainda a passo de corrida, parando um pouco para almoçar (sandes) e, enquanto se esperava pelos mais atrasadas, falar com o nosso guia sobre bioconstrução que nos pareceu muito interessante.
Chegámos todos a tempo dos nossos compromissos, no entanto apenas pouco tempo depois de entrarmos no Hotel saímos para novo tour... as tintoreras.
O tour consistia de uma pequena caminhada e depois de uma actividade de snorkel. Como saíram muitos barcos ao mesmo tempo o nosso guia trocou a ordem das coisas e fomos para a Loberia Chica, onde a Mónica fez snorkel, vendo 6 tubarões (ou o mesmo 6 vezes), 2 tartarugas marinhas, duas raias, dois leões marinhos e muitos outros peixinhos coloridos (infelizmente sem registo fotográfico). Enquanto isto o Nuno tentava obter o máximo de informações sobre o que se poderia fazer por nós no dia seguinte.
Pinguim das Galápagos - spheniscus mendiculus: 14:55 (esq.) e 14:58 (centro) e 15:41 Mónica - homo sapiens sapiens (dir.)
Daqui seguimos para as tintoreras, escoada lávica coberta por líquenes que lhe dá uma coloração branca.
16:14 Pelicano Castanho - pelecanus occidentalis (esq.) e 16:15 Caranguejo Vermelho das Rochas - grapsus grapsus (dir.)
Esta zona é um local de nidificação de iguanas marinhas, onde se juntam aos magotes...
“A amizade, a liberdade, a natureza” Lembram-se onde está escrito isto? :)
16:23 Iguanas marinhas - amblyrhynchus cristatus -
Iguanas marinhas - amblyrhynchus cristatus: 16:24 (esq.) e (centro) e 16:25 (dir.)
Iguanas marinhas - amblyrhynchus cristatus: 16:26 (esq.) e (centro) e 16:36 (dir.)
Ainda neste local podemos observar tubarões, garças e leões marinhos.
16:29 Tubarão (esq.) e 16:31 Garça Azul - ardea herodeas (centro) e (dir.)
Leões Marinhos - arctocephalus galapagoensis:16:33 (esq.) e 16:39 (centro) e 16:40 Coral (dir.)
16:42 Praia (esq.), 16:43 Las Tintoreras (centro) e 16:55 Barco (dir.)
Voltámos ao hotel para novo buffet e esperámos pelo nosso guia Daniel da Sierra Negra para conversarmos mais um pouco sobre bioconstrução e partilhar informação. Combinamos no dia seguinte sairmos juntos para conhecer mais algumas partes da ilha.
2 comentários:
Simplesmente fantástico.
Estou indo pra Galapagos. Vou ficar em Puerto Ayora. Você tem contato de alguma agencia que faça Vulcão Sierra Verde, indo e voltando no mesmo dia? Obrigada.
Enviar um comentário