sábado, 25 de junho de 2011

Bolívia – La Paz e regresso a casa…

Dia 21 _-_24/06/2011

Era a nossa derradeira passagem por La Paz, tendo já voo marcado para a noite. Pela manhã fomos passear pelos mercados de feitiçaria e artesanato e ao museu da coca, tendo ainda presenciado uma parada… da marinha boliviana… que não tem costa.

Parada Militar no centro de La Paz: note-se à esquerda a Marinha Boliviana (a 3660m de altura e a mais de 300 km em linha recta do oceano mais próximo - Oceano Pacífico)
Electricista (esq.), Varandas em madeira trabalhada, junto à entrada do museu da coca (centro) e Mercado de Artesanato (dir.)
Mercado de Feitiçaria: Banca (esq.) e Feto de Lama (centro e dir.)
Awayo, pano para carregar tudo em Tapeçaria Tradicional Boliviana

Almoçámos num tasco caseiro e depois, enquanto o Pedro e o António foram comprar lembranças, nós fomos visitar alguns museus, nomeadamente o interessante museu dos instrumentos.

IMG_8759IMG_8767IMG_8776IMG_8770IMG_8771
Iglesia San António (esq.), Chocalho metálica (centro esq.), Chocalho de cascos de Lama (centro), Antara de cerâmica negra com motivos eróticos (centro dir.) e Múmia (dir.)
Mostruários com instrumentos tradicionais de sopro no Museu dos Instrumentos: Queñas, Zampoñas, Sicus, Jula Julas… (esq.) e Cañas Chapacas, Bajón, Zampoñas e Sicus (dir.)
Instrumentos criados por Ernesto Cavour no Museu dos Instrumentos: Estrelita – guitarra de 5 braços (esq.), Charangola, Charansicu, Charango Soncoy e Zampoña Cromática (centro) e Psitacídeo

Regressámos ao hostel para buscar as malas e seguimos de táxi para o aeroporto, voando até Santa Cruz pela Aerosur no Boeing 737-400 Puma CP-2653 .

Já no aeroporto de Santa Cruz, fomos jantar a um restaurante e depois procurar um bancos desocupados para dormir… não conseguimos por isso acabámos por abrir os sacos cama no chão para dormir um pouco.

Dia 22 _-_25/06/2011

Pelas 11:00 seguimos para o aeroporto de Guarulhos em São Paulo no Brasil, no mesmo avião do dia anterior, onde tivemos que correr para conseguir fazer o check in para Portugal, passando por uma grande fila, revisão de malas e interrogatório sobre o que tínhamos feito e por onde tínhamos andado. Por fim lá conseguimos despachar-nos e embarcar num avião moderníssimo da TAP, um Airbus A330-202 de nome Vasco da Gama matrícula CS-TOM, cujas diversões nos fizeram passar rápido as horas de viagem.

Acampamento no Aeroporto de Viru Viru em Santa Cruz (esq.) e Aeroporto de Guarulhos, São Paulo,  Boeing 737-400 Puma CP-2653 da Aerosur (dir.)

Por fim chegámos ao Porto onde as famílias dos sobreviventes os aguardavam.

IMG_8820Aeroporto Francisco Sá Carneiro: Gullivers e Liliputianos de volta… mais leves e mais peludos