sábado, 3 de outubro de 2009

Mogadouro - Os Miradouros

wm_Miradouros

  Local: Bragança / Mogadouro / Lagoaça
  Dificuldade: Baixa
  Extensão: 7 km
  Duração: 3 h 00 min
  Tipo: Linear
  Carta Militar: 120/132

 

Depois de uma viagem penosa desde o Porto chegámos a Mogadouro a fim de dar início a um fim-de-semana prolongado com 3 caminhadas em 3 dias. Juntámo-nos aos nossos habituais companheiros de caminhada, e seguimos para o ponto de encontro onde almoçámos e esperámos pelo autocarro com os membros do Clube de Caminhadas Ar Livre (CAAL) e, após a sua chegada, dirigimo-nos até ao ponto de partida do percurso denominado “OS MIRADOUROS”.

Este percurso não se encontra marcado, tendo sido traçado pelos organizadores do CAAL em expedição anterior de reconhecimento. A ideia seria passear entre dois miradouros sob o desfiladeiro do Rio Sabor para, se possível, ver abutres do Egipto.

wm_IMG_7262                                                            wm_IMG_7294
Douro – Miradouro Carrascalinho (15H30)                                                                               Douro – Miradouro Cruzinha (17H45)

Entre os dois miradouros predominavam os campos com oliveiras de azeitona ainda verde e vinhas com os últimos cachos para apanhar e, esporadicamente amendoeiras, figueiras. Neste dia, a impressão com que fiquei dos membros do CAAL foi a seguinte: ou não há mercearias em Lisboa (pelo menos com amoras, amêndoas, figos e uvas) ou estes já não comiam há dias pois tudo o que viam punham à boca, mesmo vendo, no caso das amoras que estas tinham estado maduras pelo menos uma semana antes, ou dos figos que ainda precisavam de mais uma semana de amadurecimento em cima. A presença dos proprietários não parecia afectar o festim.

Os desfiladeiros fizeram lembrar em parte o Cañon del Colca no Peru e os Grifos avistados (grifos e não abutres do Egipto), embora menos imponentes e muito ao longe, El Condor. Estes pontos anteviam um fim-de-semana com muitas surpresas e lugares muito interessantes a visitar, principalmente por este ser o percurso mais curto e apelidado pelos organizadores como “o menos interessante”.

wm_1
Panorâmica (17H10)

No fim deste agradável e fácil percurso que serviu de aquecimento aos dias seguintes dirigimo-nos
ao parque de campismo, montámos a tenda, jantámos e fomos descansar para no dia seguinte seguirmos rumos diferentes:
Nuno – O Sabor
Mónica – Penas Róias

wm_IMG_7267                            wm_IMG_7292
Mogadouro 15H48                                                                                                                              Ramo “chamuscado”17H21

Sem comentários: