Local: Bragança / Mogadouro / Lagoaça
Dificuldade: Baixa
Extensão: 7 km
Duração: 3 h 00 min
Tipo: Linear
Carta Militar: 120/132
Depois de uma viagem penosa desde o Porto chegámos a Mogadouro a fim de dar início a um fim-de-semana prolongado com 3 caminhadas em 3 dias. Juntámo-nos aos nossos habituais companheiros de caminhada, e seguimos para o ponto de encontro onde almoçámos e esperámos pelo autocarro com os membros do Clube de Caminhadas Ar Livre (CAAL) e, após a sua chegada, dirigimo-nos até ao ponto de partida do percurso denominado “OS MIRADOUROS”.
Este percurso não se encontra marcado, tendo sido traçado pelos organizadores do CAAL em expedição anterior de reconhecimento. A ideia seria passear entre dois miradouros sob o desfiladeiro do Rio Sabor para, se possível, ver abutres do Egipto.
Douro – Miradouro Carrascalinho (15H30) Douro – Miradouro Cruzinha (17H45)
Entre os dois miradouros predominavam os campos com oliveiras de azeitona ainda verde e vinhas com os últimos cachos para apanhar e, esporadicamente amendoeiras, figueiras. Neste dia, a impressão com que fiquei dos membros do CAAL foi a seguinte: ou não há mercearias em Lisboa (pelo menos com amoras, amêndoas, figos e uvas) ou estes já não comiam há dias pois tudo o que viam punham à boca, mesmo vendo, no caso das amoras que estas tinham estado maduras pelo menos uma semana antes, ou dos figos que ainda precisavam de mais uma semana de amadurecimento em cima. A presença dos proprietários não parecia afectar o festim.
Os desfiladeiros fizeram lembrar em parte o Cañon del Colca no Peru e os Grifos avistados (grifos e não abutres do Egipto), embora menos imponentes e muito ao longe, El Condor. Estes pontos anteviam um fim-de-semana com muitas surpresas e lugares muito interessantes a visitar, principalmente por este ser o percurso mais curto e apelidado pelos organizadores como “o menos interessante”.
Panorâmica (17H10)
No fim deste agradável e fácil percurso que serviu de aquecimento aos dias seguintes dirigimo-nos
ao parque de campismo, montámos a tenda, jantámos e fomos descansar para no dia seguinte seguirmos rumos diferentes:
Nuno – O Sabor
Mónica – Penas Róias
Sem comentários:
Enviar um comentário