domingo, 18 de outubro de 2009

Arcos de Valdevez - Trilho do Glaciar e do Alto Vez

Trilhos_Geral-Model


  Local: Arcos de Valdevez
  Dificuldade: Baixa 
  Extensão: 12,6 km
  Duração:8 h 20 min
  Tipo: Circular 
  Cartas Militares: 8 e 9

 

Desta vez estamos a escrever sobre um dos percursos mais interessantes que fizemos até agora. Não devido à beleza das paisagens que vimos (que também não está em causa) mas principalmente pela quantidade de insectos que pudemos observar …e fotografar.

Fazia aproximadamente 2 anos que tínhamos começado a caminhar regularmente com os Pernas-Longas e estávamos de volta a Porta Cova - perto do percurso que tínhamos feito em Sistelo.

No início de percurso, o rendilhado de socalcos de Sistelo dominava a paisagem no fazendo lembrar em parte as andenerias peruanas.

[003]_Porta_Cova    [067]_Vale_Glaciar
Vista Sobre Porta Cova (10H17)                                                   Vale do Glaciar (16:13)

Fizemos um pequeno desvio para alcançar o rio Vez e almoçámos nas suas margens. Quando regressávamos ao trilho começámos a vez algumas fêmeas de grilo a tentarem depositar os seus ovos no meio do estradão.

[021]_Trilho_Glaciar_Alto_Vez
Trilho do Glaciar e do Alto Vez (11H32)

Depois de uma subida não muito inclinada chegámos ao Vale do Glaciar onde se podiam ver enormes rochas roladas, depositadas ao longo de todo o vale pelo glaciar… parecia um cemitério de pedras.

[064]_Panoramica_Vale_Glaciar
Vale do Glaciar (15H19)

No cimo da serra e enquanto todos procuravam a marca perdida o Nuno encontrou uma aranha com umas cores fantásticas (patas listadas de branco e preto e abdómen vermelho com pintas pretas) mas agressiva pois quando nos aproximávamos levantava o par de patas dianteiras mostrando as quelíceras.

O Nuno não tirava os olhos do chão e perto das brandas encontrou um Louva-a-Deus castanho o qual parecia ser conhecido de todos pois pareciam paparazzis à caça da foto comprometedora. …(Ao início falava de como 2 anos antes tinham encontrado um grande louva-a-deus verde a subir pelas calças de um dos nossos companheiros perto do local onde nos encontrávamos e que no percurso anterior tínhamos visto outro mas castanho e em Vouzela).

[052]_Grilo[080]_Aranha [110]_Louva-a-Deus
        Grilo (14H39)                                           Aranha (17H06)                                        Louva-a-Deus(17H56)    

Já havíamos feito muitas paragens (talvez demais), apressámos o ritmo, mas nada que impedisse o Nuno de continuar a olhar para o chão e encontrar novo Louva-a-Deus agora verde e grande.

Já estava a anoitecer quando chegámos à branda de Crastibó. O sorriso de felicidade de alguns contrastava com a cara de preocupação de outros por termos de caminhar de noite.

[125]_Panoramica_Trilho_Glaciar_Alto_Vez
Trilho do Glaciar e do Alto Vez (18:17)

No fim uns continuavam com o sorriso de felicidade enquanto os restantes de alívio.

Conseguimos estender um percurso de pouco mais de 12,6km num passeio de dia inteiro a uma impressionante velocidade média de 1,5km/h.

Sem comentários: