Local: Arcos de Valdevez
Dificuldade: Baixa
Extensão: 12,6 km
Duração:8 h 20 min
Tipo: Circular
Cartas Militares: 8 e 9
Desta vez estamos a escrever sobre um dos percursos mais interessantes que fizemos até agora. Não devido à beleza das paisagens que vimos (que também não está em causa) mas principalmente pela quantidade de insectos que pudemos observar …e fotografar.
Fazia aproximadamente 2 anos que tínhamos começado a caminhar regularmente com os Pernas-Longas e estávamos de volta a Porta Cova - perto do percurso que tínhamos feito em Sistelo.
No início de percurso, o rendilhado de socalcos de Sistelo dominava a paisagem no fazendo lembrar em parte as andenerias peruanas.
Vista Sobre Porta Cova (10H17) Vale do Glaciar (16:13)
Fizemos um pequeno desvio para alcançar o rio Vez e almoçámos nas suas margens. Quando regressávamos ao trilho começámos a vez algumas fêmeas de grilo a tentarem depositar os seus ovos no meio do estradão.
Trilho do Glaciar e do Alto Vez (11H32)
Depois de uma subida não muito inclinada chegámos ao Vale do Glaciar onde se podiam ver enormes rochas roladas, depositadas ao longo de todo o vale pelo glaciar… parecia um cemitério de pedras.
No cimo da serra e enquanto todos procuravam a marca perdida o Nuno encontrou uma aranha com umas cores fantásticas (patas listadas de branco e preto e abdómen vermelho com pintas pretas) mas agressiva pois quando nos aproximávamos levantava o par de patas dianteiras mostrando as quelíceras.
O Nuno não tirava os olhos do chão e perto das brandas encontrou um Louva-a-Deus castanho o qual parecia ser conhecido de todos pois pareciam paparazzis à caça da foto comprometedora. …(Ao início falava de como 2 anos antes tinham encontrado um grande louva-a-deus verde a subir pelas calças de um dos nossos companheiros perto do local onde nos encontrávamos e que no percurso anterior tínhamos visto outro mas castanho e em Vouzela).
Grilo (14H39) Aranha (17H06) Louva-a-Deus(17H56)
Já havíamos feito muitas paragens (talvez demais), apressámos o ritmo, mas nada que impedisse o Nuno de continuar a olhar para o chão e encontrar novo Louva-a-Deus agora verde e grande.
Já estava a anoitecer quando chegámos à branda de Crastibó. O sorriso de felicidade de alguns contrastava com a cara de preocupação de outros por termos de caminhar de noite.
Trilho do Glaciar e do Alto Vez (18:17)
No fim uns continuavam com o sorriso de felicidade enquanto os restantes de alívio.
Conseguimos estender um percurso de pouco mais de 12,6km num passeio de dia inteiro a uma impressionante velocidade média de 1,5km/h.
Sem comentários:
Enviar um comentário