sábado, 16 de junho de 2012

AS - 6/13 - Equador I - Quito Centro I

800px-Flag_of_Ecuador.svg

2012/05/31

Atravessámos a fronteira a pé, e com tudo às costas, já de noite. Sabendo que o autocarro para a capital teria uma duração de 5 horas deveríamos apanhar o mesmo, o mais tarde possível, para poupar uma noite num hostel. Acabámos por não fazer isso apanhando o autocarro pelas 21:15, pensando que, à semelhança de qualquer pequena cidade em qualquer país dos que já conhecemos da América do Sul, Quito, a capital, teria como terminal, um edifício grande onde poderíamos esperar que amanhecesse. Para nosso azar, pelo menos no que diz respeito a esta noite, o sistema de transportes públicos de Quito sofreu uma transformação total desde a publicação do nosso guia, descentralizando o antigo terminal central em muitos outros mais pequenos distribuídos por toda a cidade...

2012/06/01

...resultado disto chegámos a Quito à 1:30 e o terminal não é mais que uma grande paragem de autocarros, só com cobertura, a mais de 2800 metros de altitude, com vento e frio durante a noite. Juntámos os sacos cama e passámos assim a noite. Mal amanheceu descobrimos que havia um hostel a menos de 100 metros do terminal.

6:29 Noite “aconchegadinhos” no terminal Carcelém, em Quito

Como não tínhamos conseguido confirmar a nossa chegada com antecedência aos nossos anfitriões e “patrões” nas três semanas seguintes, ligámos a informar da nossa localização e a perguntar quando nos poderíamos conhecer. A resposta foi o fim da tarde e como tal guardámos as mochilas no terminal e fomos visitar o centro...

Começamos pela praça São Domingo, subimos até ao Arco de la Reina (em cujo caminho a Mónica reencontrou os deliciosos Rambutan) e depois seguimos até á praça San Francisco.

10:20 Plaza Santo Domingo (esq.), 10:24 Iglesia de Santo Domingo (centro) e 10:31 Reencontro de rambutan (dir.)

10:33 Hospital San Juan de Dios (esq.), 10:38 Monasterio de Carmen Alto {centro) e 10:39 Arco de la Reina (dir.)

Monasterio de San Francisco: 10:47 (esq.) e 10:52 (centro) e 10:54 Plaza San Francisco (dir.)

Tivemos a sorte de passar pelo palácio governamental, na Praça Grande, alguns minutos antes de começar uma visita guiada ao mesmo, grátis e com a oferta de uma fotografia no interior. A nossa roupa de turista não condizia com a de todos os funcionários do local mas lá fomos. Neste visitámos a sala de reuniões, a sala de banquetes, pudemos observar as oferendas de outros países ao actual presidente, fomos à varanda de onde o presidente se dirige ao povo.

Edifícios Coloniais: 11:00 (esq.), 11:02 (centro) e 11:10 Arco da Catedral (dir.)

11:13 Catedral (esq.), 11:24 Interior Palácio del Gobierno 11:47 Plaza Grande vista do Palácio del Gobierno (dir.)

Palácio del Goberno: 11:48 (esq), 11:52 (centro) e 12:03 (dir.)

Ainda passámos por uma basílica mas como não tínhamos muito tempo deixámos para outra altura a subida às suas vertiginosas torres.

12:36 Basílica del Voto Nacional

Almoçámos e apanhámos 3 autocarros, tal qual sardinhas em lata, mas considerando a quantidade de duas ou três latas numa só, até Tumbaco, para conhecermos os nossos aposentos das 3 semanas seguintes e os nossos anfitriões Cecília, Francesco e Rumi, com quem jantámos massa com beringela e cogumelos e para sobremesa fizemos... leite creme. Ficámos hospedados num anexo à sua casa, provavelmente uma anterior garagem onde foi feita uma cozinha, uma casa de banho e dois quartos, um dois quais já ocupado por um casal de franceses que nos iria fazer companhia durante a semana, mas que se encontrava fora, a visitar as redondezas.

Repondo um bocado a justiça relativamente ao sistema de transporte públicos da capital, temos de reconhecer que funciona muito bem e é extremamente barato com valores de 25 cêntimos de dólar por viagem (incluindo transbordos nas diversas paragens ou terminais) e apenas mais 10 para ir do centro a Tumbaco, onde estamos a viver, que fica a dez quilómetros.

Vamos voltar ao centro brevemente para visitar algumas das coisas em falta...