sexta-feira, 14 de agosto de 2009

São Miguel – Gruta do Carvão (Paím)

“Localizada na zona poente da cidade de Ponta Delgada, a Gruta do Carvão, possui uma extensão actual de 1668 metros repartida por 3 troços, um a Norte (Troço Paím) com uma extensão de 687 metros, um intermédio (Troço dos Secadores de Tabaco, Rua de Lisboa), com um comprimento de 703 metros e um a Sul (Troço João do Rego) com 278 metros. Contudo documentos antigos e observações de campo indiciam uma dimensão muito superior à actualmente conhecida, podendo ter atingido dimensões na ordem dos 5 km de comprimento, desde o litoral até às proximidades da Serra Gorda, nos Arrifes.

A Gruta do Carvão enquadra-se numa região da Ilha de S. Miguel denominada geologicamente como “Complexo Vulcânico dos Picos”, uma área de vulcanismo fissural, composta por cerca de 250 cones de escórias e por escoadas lávicas de natureza basáltica s.l. que se desenvolve grosso modo entre as Capelas e Ribeira Grande (a Norte) e Ponta Delgada e Lagoa (na costa Sul). Desenvolve-se numa extensa escoada basáltica s.l., com orientação geral N-S, que atingiu o mar na zona poente da cidade de Ponta Delgada e cujo centro emissor estará localizado na zona axial do Complexo Vulcânico dos Picos.

A idade da gruta, conforme datação pelo método C14 e pelos depósitos de materiais piroclásticos pomíticos (cinzas e lapilli), possivelmente emitidos do Maciço das Sete Cidades e/ou do Maciço do Fogo, que recobrem esta cavidade, está determinado para um intervalo compreendido entre os 5.000 – 12.000 anos. Atribuindo uma idade Holocénica à gruta do Carvão.

Devido à sua localização, dimensão, à variedade de estruturas geológicas que podem ser observadas e aos fenómenos vulcânicos que a ela estão associados, foi classificada como Monumento Natural Regional através do Decreto Legislativo Regional Nº4/2005/A, de 11 de Maio.”(in http://www.amigosdosacores.pt/?page_id=42)

Aproveitando novo regresso aos Açores e após ter solicitado no posto de turismo de Ponta Delgada todos os trípticos dos percursos pedestres fixei os olhos num panfleto que anunciava visitas a uma Gruta na Cidade de Ponta Delgada.

Dada a aparente proximidade no mapa contido no prospecto fiz-me à estrada. Quando lá cheguei o centro interpretativo estava fechado, liguei para as informações ao que me responderam que seria provável estarem em visita. Esperei até à visita seguinte que, até ao último segundo tinha como participantes … EU. Já íamos começar a descer quando finalmente chegou um grupo de Dinamarqueses o que chateou o guia pois agora teria de fazer uma visita bilingue… acabou por fazer tudo em Inglês.

Explicações pormenorizadas bastante mais complexas e com mais termos técnicos que na Gruta das Torres no Pico… Gostei

Apesar de apenas estarem acessíveis ao público geral dois pequenos trechos do Troço Paím com aproximadamente 145 metros na totalidade, a variedade de formações lávicas singulares é impressionante: Balcões, pontes, túneis, túneis paralelos, estalactites e estalagmites de todas as formas e feitios, cores variadas, galerias, salões, escoadas, bolhas de ar etc… É melhor verem as fotos…

[07]_Sobreposição_de_Túneis    [16]_Estalactites_de_Lava    [19]_Ponte_de_Lava 
Sobreposição de Túneis 16H41                                      Estalactites 16H49                                               Ponte lávica 16H52         

[31]_Estalactite_de_Lava_Lingua                       [25]_Estalactite_de_Lava                       [38]_Raiz 
Estalactite em Forma de Língua 16H58                           Estalactite 17H01                                              Ponte lávica 17H05          

Sem comentários: