Á semelhança dos Arcos do Cachorro esta trata-se de nova publicação sobre algo que já tínhamos visitado anteriormente mas não tinha sido alvo da atenção devida em sede do A CAMINHAR POR…
“A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico é um sítio classificado pela UNESCO, como património mundial, compreendendo uma área de 987 hectares na ilha do Pico.
A zona classificada inclui um notável padrão de muros lineares paralelos e perpendiculares à linha de costa rochosa. Os muros foram construídos para protecção dos milhares de pequenos e contíguos lotes rectangulares (designados currais) da água do mar e do vento, destinados à produção de uva.
Registos desta vinicultura, cujas origens datam ao século XV, manifestam-se na extraordinária colecção existente em casas particulares, solares do início do século XIX, adegas, igrejas e portos. A belíssima paisagem construída pelo homem neste local é remanescente de uma prática antiga, muito mais vasta na região açoriana.” (adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagem_da_Cultura_da_Vinha_da_Ilha_do_Pico)
Para informação mais detalhada ver: http://sra.azores.gov.pt/downloads/unesco.pdf
Embora exista um percurso pedestre de pequena rota a passar pela zona (PR5PIC – Vinhas da Criação Velha) a curta disponibilidade de tempo não nos permitiu realizar todo o caminho cingindo-nos apenas a pequenos troços a pé, visitando os maiores pontos de interesse, como o lajido com as suas escoadas lávicas naturais e as relheiras criadas pela passagem contínua dos carros de bois, o moinho de vento, os rola pipas (rampas lisas para deslocação das pipas), os currais e as adegas, a vista para a montanha e para o Faial.
Currais 16H27 Trilho 16H42 Rola-Pipas 16H48
Lajido 16H51 Moinho dos Frades 17H10 Faial 17H11
Esperamos numa próxima oportunidade realizar todo o percurso a pé.
Sem comentários:
Enviar um comentário