sábado, 16 de agosto de 2008

Flores - PR4FLO: Fajã de Lopo Vaz

Características do Percurso (in www.trails-azores.com)







Ilha: Flores; Dificuldade: Médio; Extensão: 4 Km; Tempo: 2
h 00m; Tipo: Ida e Volta

Este percurso começa e termina junto ao miradouro da Fajã de Lopo Vaz e tem a duração total de cerca de 2h. Progride por uma descida em que o trilho alterna entre terra batida, calçada e degraus em pedra, até chegar à Fajã de Lopo Vaz. É necessário algum cuidado durante o percurso devido à possível queda de pedras da falésia. A exploração desta Fajã fica ao critério de cada pedestrianista. Nela existe uma fonte com água potável, uma praia, pequenos terrenos agrícolas e podem avistar-se cabras selvagens. Como a Fajã não tem saída, o retorno tem de ser feito pelo mesmo caminho até chegar de novo a este local.

Após termos feito o PR2FLO: Fajã Grande-Lajedo descansámos um bocadinho e fizemo-nos de novo à estrada à espera de apanhar boleia para as Lajes das Flores. Ao fim de 2 penosos quilómetros de subida e quando faltavam apenas 50 metros para chegar a estrada regional, passou por nós o primeiro carro que, por sinal, ía para as Lajes. Lá fomos!!
Chegados às Lajes procurámos o início do trilho, seguindo as diversas tabuletas com a indicação de Fajã de Lopo Vaz que após 1 km a pé indicavam sempre a mesma distância até lá (1,8km). Tivemos ainda um encontro do 3º grau com uma senhora deveras estranha que nos tentou indicar o caminho (tentou porque não percebemos nada) com uma linguagem gestual ao estilo das tribos indonésias.
Início do trilho 15:36

Costa Sul das Flores com a Fajã ao centro 15:53

No início do percurso fomos brindados por um cartaz sem qualquer informação e pusemo-nos ravina abaixo. Ao longo da descida tem-se uma bela panorâmica sobre a costa Sul da ilha e no fim sobre a fajã e a sua praia. Já na costa e tentando minimizar os efeitos de estarmos numa zona de microclima tropical aproveitámos para nos refrescar na água (Nuno - Chuveiro morninho por 2 segundo de cada vez, Mónica - Água Salgada e depois chuveiro). Voltámos para trás e às 17:35, duas horas depois do início, chegámos ao fim.

















Fajã de Lopo Vaz 16:13 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Subida final 17:31

É um trilho bonito, fácil, curto e rápido de fazer, só sendo necessário ter alguma atenção ao terreno por onde se passa. Lamentamos apenas a falta do placar indicativo no início do percurso.
De volta à estrada apanhámos mais duas boleias até casa/tenda: uma com um pastor de vacas (cowboy) que nos disse levar até um sítio depois, por iniciativa própria, um pouco mais à frente e acabou por nos levar até à saída para o Lajedo. Andámos até à Rocha dos Bordões onde apanhamos boleia, com dois pescadores, até a Fajã Grande.
Com 2 trilhos, pelos menos 20 quilómetros a pé e três boleias num dia só nos restou fazer o jantar e descansar para no dia seguinte continuar a aventura.

Podem consultar-se todas as informações necessárias à realização deste percurso em:
- http://www.trails-azores.com/

Sem comentários: