quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Corvo - PR2COR: Caldeirão-Ponta do Marco-Cancela do Pico

Características do Percurso (in http://www.trails-azores.com/)
"Ilha: Corvo; Dificuldade: Difícil; Extensão: 5.3 Km; Tempo: 4h 00m; Tipo: Linear







Este percurso inicia-se no Miradouro do Caldeirão, termina na Cancela do Pico e tem a duração aproximada de 4 horas. É um percurso com um grau de dificuldade elevado e, devido ao piso de características muito acidentadas, às perigosas falésias e aos repentinos nevoeiros que atingem esta zona, é um percurso que só poderá ser realizado com o acompanhamento de um guia. Deste modo, o percurso não se encontra sinalizado. O trilho segue pelo cume do caldeirão, onde se pode desfrutar de magníficas vistas para o interior da caldeira e para as falésias da Ilha. Existem muitas formações geológicas de grande interesse, sendo de salientar os cones vulcânicos. Ao chegar à parte mais escarpada do Caldeirão o trilho desce a encosta norte e nesse ponto poderá desfrutar de uma bela vista para a Ponta do Marco e para uma pequena praia que se encontra do lado esquerdo. De seguida, o percurso segue sempre junto à falésia, sendo necessário ter cuidado pois o piso é muito acidentado, não sendo conveniente aproximar-se muito da falésia. Se as forças não lhe faltarem, ainda poderá visitar uma fonte de água que se localiza a meia encosta. Finalmente, encontrará um caminho ladeado por hortênsias (Hydrangea macrophylla) que o levará à Cancela do Pico, onde o trilho termina."

Depois de um dia muito nublado decidimos acordar o mais cedo possível, com o intuito de ter o máximo de tempo disponível para ir ao Caldeirão.
Novo dia e nova manhã bastante nublada. Aproveitámos para percorrer todas as ruas, ruelas, becos e quelhos da Vila Nova do Corvo, mas sempre com um olho no céu. Ao fim de mais de 2 horas e vendo os primeiros barcos a chegar ao Corvo, ligámos à nossa boleia (paga) a perguntar se ia ao caldeirão. Lá fomos!! Conformados com o facto de não fazermos o percurso, apesar de algumas melhorias no tempo, já só pensávamos em ver algo do Caldeirão. Chegados ao Caldeirão e vendo o que parecia ser o fundo do mesmo, tivemos de decidir entre ficar e descer até ao fundo, ficar e fazer o percurso ou, mais prudente mas menos aliciante, voltar à Vila. Como poderia ser uma oportunidade única ... arriscámos e ficámos sozinhos no meio do nevoeiro.


Caldeirão 11:37
Seguindo a única coisa que se via, começámos a descer (10:39). Parecia que a nossa sorte estava a mudar, quanto mais se descia e mais tempo passava, mais se conseguia ver. O facto de surgir no meio do nevoeiro, tal qual D. Sebastião, e por isso só ter sido possível ao segundo dia, fez com que a visita ao Caldeirão se tornasse especial. É das paisagens mais bonitas que já tivemos a oportunidade de observar.
++
Caldeirão 11:49+++++++++++++++++++++++++Caldeirão 12:22

Caldeirão 12:24
Mais do que satisfeitos com o que tínhamos visto e aproveitando as excelentes condições atmosféricas partimos pelo cume do Caldeirão em direcção à ponta do marco. De cada vez que se olhava para o fundo da Caldeira tinha-se uma nova panorâmica, sempre mais deslumbrante que a anterior. Não estando o trilho marcado e com algum receio dos repentinos nevoeiros presumimos ter "cortado" cedo demais, iniciando a descida mais afastados da falésia do que seria suposto. Chegados ao fim do percurso (14:03), apanhámos mais uma boleia e esperámos por um barco que nos levasse de volta às Flores.

Tão pequena e tão bela ... é o que podemos dizer da Ilha do Corvo. Para quem diz que se visita o Pico numa tarde, nós dizemos que precisámos de 2 dias para ver o Corvo.

Por último, a beleza do caldeirão é tão grande que não seria necessária a história de que no Inverno, quando as lagoas estão na sua máxima capacidade, se conseguem ver 9 ilhotas representando o arquipélago do Açores. É preciso ter muita imaginação para conseguir ver as 9 "ilhas", principalmente porque para alguns dos cones vulcânicos estarem rodeados de água, isso implicaria uma subida do nível da água tão grande que os cones mais pequenos ficariam submersos.

Sem comentários: