domingo, 17 de agosto de 2008

Flores - Lagoas

A dois dias do regresso, com todos os trilhos que tínhamos previsto fazer realizados e olhando para a nossa lista de pontos a visitar, faltava-nos apenas ir a 4 lagoas.

Após um estafante percurso Fajã Grande-Ponta Delgada nada melhor que encontrar uma boleia de volta ao parque de campismo... quer dizer... pensávamos nós! 11 km de trilho mais alguns de desvios mais uns 5km pela estrada regional até passar um carro com lugar para duas pessoas e, finalmente, alguém parou. Após as perguntas do costume (de onde são? que fazem? estão cá há muito tempo? estão a gostar? e quando vão embora?) e por estarmos numa estrada no interior da ilha, por onde nunca tínhamos passado, calhou referirmos que ainda não tínhamos visto as lagoas Funda, Rasa, da Lomba e dos Patos. Como a nossa boleia ia em direcção às Lajes a fim de entrar ao Serviço (às 20 h) e as primeiras duas lagoas ficavam "quase" no caminho, o senhor propôs-se a fazer-lhes uma visita guiada, o que aceitámos prontamente. Ficou combinado mostrar-nos essas duas e deixar-nos na serra, no início da descida para a estrada regional, junto à saída para a Fajã Grande. Mais uma vez a bondade dos florentinos superou as expectativas quando às 19:30 (meia hora antes de entrar ao serviço) nos foi proposto fazer um desvio maior e visitar a Lagoa da Lomba. Vistas as três lagoas e no local onde era suposto nos deixar, seguimos finalmente destinos diferentes, o relógio já marcava 19:58. Numa zona tão bonita e atractiva era suposto não termos que esperar muito por nova boleia. Dito e feito, em 5 minutos estávamos na caixa de uma carrinha em direcção à Fajã Grande (um Picaroto e uma Portuense, nas Flores, numa carrinha de uns estrangeiros que moram na Fajã Grande).
++
Lagoas Rasa (dir) e Funda (esq) 17/08/2008 19:43+++++++++++Lagoas Rasa (dir) e Funda (esq) 18/08/2008 17:38
++
Lagoa Rasa 17/08/2008 19:58++++++++++++++++++++++++++++Lagoa Funda 18/08/2008 17:49

Faltava-nos ainda a Poça dos Patos. No dia seguinte combinámos, com um companheiro de viagem micaelense, dar uma volta à ilha passando pelas povoações. No regresso aproveitámos para passar uma última vez pelo centro da ilha visitando novamente as lagoas Funda, Rasa, da Lomba e Branca. Junto à ribeira grande (perto da Fajã Grande) deixámos o carro e fizemos o percurso pedestre de 800 metros até à Lagoa dos Patos. Esta situa-se a uma cota muito mais baixa em relação às outras e a água acumulada provém das cascatas ao longo da falésia.
++++++++++
++++++++++++++Lagoa da Lomba 18/08/2008 17:26++++++++++++++++++++++++++++++++++Lagoa dos Patos 18/08/2008 18:25

Para ver as restantes Lagoas das Flores (Negra, Comprida, Branca e Poça do Bacalhau) sugerimos a visita ao post Flores - PR3FLO: Poça do Bacalhau.

Sem comentários: