domingo, 10 de outubro de 2010

Ponte de Lima: Percurso Mesa dos 4 Abades

Descrição do percurso retirada do panfleto oficial do mesmo:

Local: Ponte de Lima; Dificuldade: Moderada; Extensão: 10 Km; Tempo: 4h 00m; Tipo: Circular

“O Trilho da Mesa dos Quatro Abades é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR) - as respectivas marcação e sinalização obedecem às normas internacionais.
Este percurso decorre entre o lugar da Vacariça, da freguesia limiana de Refóios do Lima, e a aldeia de montanha de Vilar do Monte, também pertencente ao concelho de Ponte de Lima.
Este percurso tem início no pitoresco lugar da Vacariça, a cerca de 10 km da rotunda do IC 28.
O ponto de partida localiza-se, precisamente, quando a estrada de alcatrão dá lugar a um caminho empedrado. Seguimos por este caminho, contornando o lugar à medida que subimos e deixando para trás os campos de cultivo - que vão sendo substituídos por áreas de matos e de florestas.
Seguindo, agora, a estrada florestal, vamo-nos apercebendo da majestosa paisagem que nos rodeia – o contraste entre as vastas chãs, férteis e sempre cultivadas, e o abrupto maciço granítico da imponente Serra d’Arga.
Após algum tempo de caminhada surge à nossa direita um cercado de madeira. Trata-se de um parque de maneio para os cavalos de raça Garrana, os Garranos. Estes cercados facilitam o controle destes animais habituados a viver em estado semi-selvagem, permitindo proceder à sua marcação, tratamentos veterinários e capturas. Passo-a-passo vamos ganhando altitude. Abandonando a floresta mista de coníferas e folhosas, embrenhamo-nos numa outra mancha florestal onde predominam as faias e cuja densa folhagem esconde a Lagoa dos Salgueiros Gordos. Trata- -se de um espaço de singular beleza, tanto pela vegetação que envolve a lagoa como pelo efeito decorativo e enriquecedor que o elemento água confere à paisagem.
Deixando para trás a lagoa, retomamos o caminho para começarmos a descer gradualmente até à aldeia de montanha de Vilar do Monte. Nesta, predominam os campos cercados por muros de pedra solta. A estrada florestal vai desembocar num caminho empedrado que, por sua vez, nos levará até à estrada alcatroada que atravessa o centro da aldeia.
Continuamos pela estrada para, passados poucos metros, seguirmos pelo caminho que nos conduzirá à afamada Mesa dos Quatro Abades – uma mesa de granito ladeada por quatro bancos também em pedra, cada um assente no território de cada freguesia confinante: Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte. Outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos, consultando os fiéis que se encontravam ao seu redor. Esta tradição, hoje fruto da iniciativa das Juntas de Freguesia, foi recuperada em 1988, sendo celebrada no terceiro domingo de Junho de cada ano.
Voltamos novamente à estrada para descermos uns metros. Seguidamente, subimos por um caminho algo íngreme que nos conduzirá até à estrada florestal que, por sua vez, nos levará ao Miradouro da Vacariça. O Miradouro da Vacariça - de onde é possível admirar uma deslumbrante paisagem sobre o rio Lima e sobre a mais antiga vila de Portugal - ostenta o marco geodésico do Penedo Branco, com 725 m de altitude. Regressando novamente à estrada florestal, começamos a descer até ao lugar da Vacariça, onde teve início este nosso percurso por terras limianas.”

[03]_Charco[24]_Cavalo[32]_Ourico
11:06 Charco (esquerda), 11:39 Garrano (centro) e 12:08 Ouriço (direita)
[33]_Crocodilo[34]_Grilo
12:16 Crocodilo (esquerda) e 12:20 Grilo (direita)

Sem comentários: