quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Faial - PRC5FAI: Rumo ao Morro de Castelo Branco

Características do Percurso (in www.trails-azores.com)








Ilha: Faial; Dificuldade: Fácil; Extensão: 4 Km; Tempo: 1h 30m; Tipo: Circular


Este trilho é uma pequena rota circular, com ponto de início e fim na Lombega, freguesia de Castelo Branco. É um percurso fácil de percorrer, com um piso muito acessível e paisagens deslumbrantes. O principal ponto de interesse é o Morro de Castelo Branco, um promontório de traquito que alberga uma vasta comunidade raras plantas e animais.
O trilho começa por um caminho de terra batida, que desce por entre pastagens em direcção à costa. Neste caminho irá passar por uma cavidade vulcânica, a Gruta das Anelares, constituída por um tubo lávico com 35,5m de comprimento. Infelizmente não é possível visitar esta formação devido à dificuldade de exploração. Seguindo em frente irá chegar à zona costeira, onde poderá apreciar a paisagem. À sua esquerda aparece o primeiro vislumbre do Morro de Castelo Branco e a ilha do Pico e à direita o Varadouro. De seguida o trilho segue ao longo da falésia, em direcção ao Morro de Castelo Branco. Neste troço poderá desfrutar da tranquilidade para observar algumas aves marinhas como cagarros e garajaus. O morcego, único mamífero endémico dos Açores, poderá marcar também presença neste trilho. Um pouco depois chegará ao Morro, podendo agora contemplá-lo na sua totalidade. Não faz parte do percurso a subida ao Morro devido à perigosidade do acesso. Quando quiser voltar para trás, é só prosseguir pela estrada asfaltada em direcção a Castelo Branco.

Morro de Castelo Branco
Em relação a este percurso não podemos dizer que o fizemos. Fomos de carro com esse intuito, em Castelo Branco virámos à esquerda (sentido Horta-Castelo Branco) seguindo a indicação do Morro e aproximadamente 2 quilómetros depois estávamos no Morro. Tinhamos acabado de percorrer metade do tilho de carro sem termos passado por qualquer ponto de interesse.
Seguimos a pé até à sua base e ficámos a apreciar a paisagem e a impressionante quantidade e variedade de insectos que nos rodeava, principalmente gafanhotos e o indesejado escaravelho japonês (Popillia japonica Newman, 1838).
Gafanhoto Juvenil
Pensámos fazer o resto do trilho a partir daquele ponto e ainda andámos uns 500 metros ,mas como nos estávamos a afastar do maior ponto de interesse, a paisagem não impressionava e sabiamos que teriamos de voltar a fazer aqueles dois quilómetros de Castelo Branco até ao carro, decidimos voltar para traz e partir rumo ao cinquentenário Vulcão dos Capelinhos.

Podem consultar-se todas as informações necessárias à realização deste percurso em:

Sem comentários: