domingo, 17 de agosto de 2008

Flores - PR1FLO: Fajã Grande-Ponta Delgada

Características do Percurso (in http://www.trails-azores.com/)
"Ilha: Flores; Dificuldade: Moderado; Extensão: 11 Km; Tempo: 3h 00m; Tipo: Linear







Este trilho começa na estrada agrícola de betão entre Ponta Delgada e o Farol da Ponta de Albarnaz, termina na Fajã Grande e tem a duração total de cerca de 2h30m. No início, deve seguir durante cerca de 1,5 km pela estrada até encontrar um caminho sinalizado à direita, para onde deve virar. Esta parte do trilho, ladeada de hortênsias, desce e atravessa várias ribeiras até chegar a uma cancela que corresponde a cerca de metade do percurso percorrido. Nesse local pode desfrutar de uma vista sobre o Ilhéu de Maria Vaz, Ponta de Albarnaz e a Ilha do Corvo. A seguir, continue a caminhar descendo até à Ponta da Fajã, por um caminho de terra batida alternado com pedra de calçada. A partir da Ponta de Fajã o caminho é em piso alcatroado até terminar na Fajã Grande."

Com apenas mais dois dias e uma manhã nas Flores ainda nos faltava 1 percurso pedestre e visitar a maior parte das lagoas. Iríamos caminhar mais uma vez pela costa ocidental das Flores, mas desta vez seguindo para Norte a partir da Fajã Grande (como de costume fizemos o percurso em sentido contrário ao indicado nos prospectos).
+
Igreja Ponta da Fajã 13:03+++++++++++++++++++++++++Ponta da Fajã 13:07
Após a saída da Fajã Grande (12:33) demos início a uma longa e "puxada" subida, sempre pela ravina e a espaços com vistas cada vez melhores para a Fajã donde partimos. Ao fim de quase uma estafante hora de subida cruzámo-nos com outro casal que vinha em sentido contrário e que nos disse faltarem apenas mais uns 20 ou 30 minutos de subida, sendo depois muito mais fácil com terreno plano ou descidas leves ... uma hora depois ainda subíamos ... o que poderiam ter sido palavras de incentivo, já só serviam para rogarmos pragas as quem as tinha proferido. A primeira descida deu-se por volta das 14:30, tínhamos acabado de passar ao lado do ilhéu de Maria Vaz e já se via ao fundo o Corvo. Quando se esperava o troço plano, tínhamos nova subida pela frente (ou passámos ao lado do terreno plano ou alguém nos enganou ... lembram-se do tal casal ... hummm). Quando almoçámos já passava das 15:00. Depois de uma descida bastante escorregadia pelo leito de uma ribeira, o troço final é feito por estrada de betão e/ou de alcatrão. Cansa mais que todo o restante percurso, valendo apenas e só pela vista para o Corvo. Estávamos tão cansados quem nem nos apetecia fazer o caminho de ida e volta até ao Farol, mas já que lá estávamos fizemos mais um esforço. O constante esvoaçar de gafanhotos à nossa frente foi o suficiente para nos distrair enquanto caminhávamos em direcção ao Farol (16:30).
+
Vista para a Fajã Grande e Ponta da Fajã 13:25++++++++++++++++++ Farol Ponta de Albarnaz 16:35+++++++
Fomos então em "piloto automático" para Ponta Delgada onde desesperávamos por encontrar uma bebida fresca. No fim do percurso (17:29), junto da Capela da Nossa Senhora da Guia (onde se encontrava a placa indicadora de início de percurso) existia talvez a maior loja que vimos nas Flores mas, infelizmente para nós, tinha todas as prateleiras de bebidas vazias. Com mais uma desilusão fomos para o centro de Ponta Delgada à procura de um Café e boleia de volta à Fajã Grande.
+
Ilhéu João Martins (Ponta Delgada) e Corvo ao fundo 17:17++++++++++++++++Ponta Delgada 18:12+++++++++++++
O dia até nos estava a correr bem ... passava das 19:00 e já tinhamos percorrido uns 5 km de estrada mas carros ou boleia nada. Começámos a recear que teríamos de fazer todo o caminho de volta a pé.... Será que conseguimos boleia?? Não perca a próxima aventura "a caminhar"... porque nós... também não.

Relativamente ao percurso há ainda a dizer que talvez seja mais interessante, de certeza mais fácil, fazê-lo no sentido contrário ao que fizemos. A aproximação à Fajã Grande com esta a aparecer repentinamente e cada vez mais próxima ao virar de cada esquina da ravina. Além disto, os troços maçudos de estrada far-se-iam inicialmente enquanto ainda se tem forças, ânimo e curiosidade no que virá a seguir.


7 comentários:

João disse...

Olá, estou a pensar visitar as flores este verão e ainda não consegui encontrar informação congruente sobre se na ilha existe ou não parque de campismo. Será que me podem ajudar nesta dúvida?

Obrigado!

João.

Nuno Gonçalves disse...

Boas,

Pode não estar inscrito como um verdadeiro parque de campismo mas o parque da Fajã Grande tem todas as condições necessárias.

Nuno Gonçalves disse...

Já agora, a localização é perfeita, não só pelo local em si mas também porque a grande parte dos percursos marcados passam por lá.

Neide disse...

Olá! Estou vou as Flores em Agosto e estou a pensar acampar nesse parque. Como vou ficar uns dias sozinha, gostava de saber se é de alguma forma perigoso, se arranjo transportes do aeroporto para Faja Grande, ou é mesmo uma questão de fé nas boleias!!

Obrigada

Nuno Gonçalves disse...

Olá Neide,

Já fomos lá faz alguns anos mas ainda de ter todas as condiçoes, senao melhores (se bem que no nosso país é normal as pessoas destruirem o que tem de bom).

Nos Açores por norma nao há sitios perigosos, muito menos nas Flores. Transporte, talvez só de taxi que te vai custar muito por isso seria melhor tentares a boleia... mesmo que só te possam levar até parte do caminho aproveita... pode ser que depois de uma conversa interessante te levem ao destino final, te ofereçam almoço, jantar, ou mesmo dormida...
Vais por quantos dias? leste os outros posts? A ilha é incrivel tens muito que ver.
Vais ao Corvo? Podes conseguir ir à boleia... No Corvo aconselhamos que fiques mais que um dia... é uma realidade totalmente diferente... fala com as pessoas :)

Aproveita bem a viagem

Neide disse...

Em principio vou 10 dias, sei que não é muito mas quero organizar-me de forma a conhecer o máximo possível e os sítios mais inexplorados. A ideia é encontrar-me com amigos depois, por isso o que mais me preocupa são o primeiros dias por estar sozinha, e por não saber ao certo como me vou deslocar do aeroporto para o camping.
Alugar um carro n é uma boa alternativa? sabes mais ou menos o preço? Já agora não sei se me consegues ajudar nisto mas li num site que o proprietário do camping chama-e zé e deixam o contato. Para não fazer figuras trites gostava de saber se tens alguma ideia se era este o nome. A minha ideia de ligar ao Sr. é para saber se o acampamento ainda é gratuito e se é seguro deixar a tenda com algumas roupas lá enquanto parto a descoberta. Isto ão tudo informações importantes para poder planear bem a viagem e saber o que levo.

Vou ler todos os vossos posts sobre as flores para me inspirar ainda mais! Obrigada! espero que quando lá for ainda consiga encontrar o mesmo paraíso que vocês tiveram oportunidade de explorar (sim, porque o Homem tendencialmente destrói tudo!)

Nuno Gonçalves disse...

Olá,
De facto não conhecemos quem é o Sr. Zé.
Qualquer que seja o preço de um aluguer, para nós é sempre caro mas por ser num local isolado e turístico mais caro deve ser... talvez mais de 55 euros dia...
Como já deves ter lido todos os posts já deves ter visto que, para nossa sorte :), tivemos alguns problemas com a rent a car., por isso andámos à boleia, por isso, dada a facilidade de as conseguir estas são boa opção.
Vai dando notícias...