domingo, 13 de maio de 2012

América do Sul - Take 5/13 - Colômbia - Parte II - Parque Tayrona

800px-Flag_of_Colombia.svg_thumb2

2012/04/30

Diretamente da Ciudad Perdida fomos para o Parque Nacional Natural de Tayrona. O carro deixou-nos na entrada de El Zaino, onde fizemos algumas compras para os dias seguintes, antes de entrar e apanhar o transporte até Canaveral. Daqui tivemos de andar quase uma hora com tudo às costas até ao acampamento onde pretendíamos ficar e onde poderíamos dormir nas nossas hamacas, a preço mais em conta.

Pelo caminho tivemos a sorte de avistar um grupo de mais de 10 Saguins de Cabeça branca, conhecidos na Colômbia como mico titi e de nome científico saguinus oedipus. Atualmente esta espécie encontra-se em estado crítico de conservação, com um número inferior a 6000 em liberdade.

Ainda na senda dos animais perigosos da Sierra Nevada, quase a chegar ao acampamento avistámos uma cobra com mais de um metro de comprimento. Ainda conseguimos perguntar a um local que estava a passar se era perigosa, tendo obtido resposta afirmativa.

IMG_3710 mico titi saguinus oedipusIMG_3715
17:15 Mico Titi - saguinus oedipus (esq.) e 17:41 Cobra (dir.)

Já no acampamento alguém chamava por nós.. era o casal de Holandeses (Thijmen e Nadine) que já tinha passado uma noite no local mas, não tinha conseguido aproveitar muito do tempo devido a problemas digestivos. Estes informaram-nos que, à exceção do outro holandês o problema era generalizado entre os nossos companheiros do tour.

2012-05-02 06:37 Sistema de dupla hamaca (esq.) e 08:37 Acampamento Don Juan em Arrecife (dir.)

Dadas as condições debilitadas dos nossos companheiros decidimos oferecer-lhes o jantar, sopa de alho francês, bolachas de água e sal, mangas e um chá de funcho... o primeiro e o últimos foram feitos a muito custo no meio da escuridão aproveitando uma fogueira quase apagada.

Finalmente utilizámos uma das hamacas compradas em Portugal para algo... colocámo-la acima de uma das boas, funcionando como prateleira para guardar uma das mochilas connosco e ao mesmo tempo como elemento esticador da rede de mosquiteiro.

2012/05/01

O dia começou bem com a oferta do pequeno almoço, cortesia dos holandeses... uns pães com chocolate acabadinhos de fazer num forno a lenha do acampamento.

Enquanto lavava a roupa o Nuno encontrava a sua quarta carraça presa, proveniente do tour anterior...

De manhã caminhámos por volta de meia hora até à praia La Piscina onde estivemos algum tempo, regressando pela praia de Arrecife até ao acampamento. Pelo caminho novo avistamento de símios, agora um grupo de macacos capuchinho de cabeça dura, aqui conhecidos como mono maicero (Sapajus apella) assim como um esquilo, garças, fragatas, colibris, caranguejos e por fim duas carraças que faziam um festim nas pernas da Mónica.

10:22 Esquilo (esq.), 10:26 Rã (centro) e 11:39 Macacos Capuchinho de Cabeça dura - sapajus apella (dir.)

Macaco Capuchinho de Cabeça dura - sapajus apella, a comer manga.

11:43 Praia La Piscina (esq.), 2012-05-02 09:26 Praia La Piscina (centro) e 12:15 Praia Arrecife (dir.)

10:34 Colibri (esq.), 12:19 Fragatas (centro) e 12:25 Garça Branca (dir.)

No acampamento almoçamos umas sandes de atum e tomate saindo novamente em direção a Canaveral para tentar fazer o sendero de las 9 piedras, apenas acompanhados da Nadine. Foi um trilho curto mas muito interessante devido à fauna que tivemos a sorte de ver: morcegos, insectos, aranhas e uns fantásticos e enormes caranguejos azulados.

15:25 Percevejo (esq.), 15:27 Insecto (centro) e 15:30 Borboleta (dir.)

Morcegos: 16:12 (esq.) e 16:19 (dir.)

15:20 Lagartixa (esq.), 16:14 Lagartixa (centro) e 16:24 Aranha (dir.)IMG_3805IMG_3873
15:11 Caranguejo na praia (esq.) e 16:31 Caranguejo dos Mangues (dir.)

Caranguejo

No regresso tomámos um caminho diferente denominado Sendero Arrecife.

15:39 Sendero de las 9 piedras (esq.), 15:41 Sendero de las 9 piedras (centro) e 17:04 Sendero Arrecife: Praia Arrecife (dir.)

Os percursos estão bem marcados e não apresentam grandes dificuldades, sendo um bom lugar para descansar perto da praia e floresta, podendo-se apreciar facilmente muita vida selvagem.

De regresso ao acampamento o Thijmen informou-nos que na sua incursão pela praia de tarde tinha encontrado a Anaís (Canadiana do tour), recém chegada ao parque, e convidado para o jantar que nós iriamos fazer.

O jantar foi massa com atum e a quantidade foi suficiente para restar para o almoço do dia seguinte. Quando a Anaís chegou tivemos a boa nova de que o bastão da Mónica se encontrava seguro no Hotel Miramar. Depois de 5 dias no carro este terá sido oferecido a uma turista que iniciava o tour. Por sorte o nosso guia perguntou pelo mesmo quando chegou a Machete Pelao, pouco tempo depois de o grupo ter começado a caminhar. O condutor foi a correr para reaver o pau e entregou-o à Anaís que o deixou no Hotel.

IMG_388520:17 Brincadeiras com Luzes (Anaís)

2012/05/02

Tínhamos um dia bastante longo pela frente e com tudo às costas... depois de comprar um pão com chocolate e outro com queijo e fiambre para o pequeno almoço... saímos cedo para nos encontrarmos com a Anaís, seguindo para uma nova praia (Cabo San Juan... o paraíso para quem gosta de praia), posteriormente Ruínas de Pueblito e por fim saída do parque em Calabazo.

O primeiro troço até Cabo San Juan é fácil (1H00); o segundo é curto mas muito inclinado (2H00); e o terceiro parecia não ter fim (3H00).

Mais uma vez pudemos encontrar muita vida animal à nossa volta, em especial os lagartos e lagartixas e as suas tonalidades de azul na cabeça ou cauda.

08:54 -  Caracara (esq.) e Ave marinha (dir.)

12:05 Rela (esq.) e 14:52 Ovos de rã (dir.)

12:41 El Pueblito (esq.), 13:46 Lagartixa (centro) e 13:56 El Pueblito (dir.)

Milípede Gigante

Em Calabazo apanhámos uma Buseta que nos deixou junto ao mercado de Santa Marta, em todo o caso num lugar desconhecido, o que nos levou a andarmos um bocado perdidos por alguns minutos, antes de encontrarmos o caminho certo até ao nosso Hotel. Chegados ao hotel as boas notícias de que o bastão e a roupa estavam guardados mas, muito mais importante,  o FCP é CAMPEÃO... como ponto negativo mais uma carraça foi retirada do corpo do Nuno.

Passámos mais uma noite para no dia seguinte sair de manhã em direção a Cartagena, cidade da qual todos nos tinham dito maravilhas...