quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

AS – 12/13 – Paraguai II – Asunción e Aregua

IMG_8168800px-Flag_of_Paraguay.svg_thumb3

Estava nos primeiros planos de viajem, saiu e voltou várias vezes, e quase que apenas visitámos a capital paraguaia pois nos comprometemos a reencontrar-nos com o simpático casal Evelyn e Diego que conhecemos em Jesus... acabou por tornar-se uma jornada bastante boa a nível gastronómico.

19/02/2014

Chegámos ao terminal ainda de noite por isso esperámos que amanhecesse para poder fazer algo... entretanto fomos esclarecendo algumas dúvidas perguntando e revisando a internet.

Como Diego e Evelyn trabalhavam durante o dia decidimos seguir a recomendação da Laura e viajar pela manhã até Aregua, terra de oleiros e ceramistas e onde podíamos visitar uma construção de barro, deixando as mochilas grandes no terminal. Foi mais de uma hora de viagem para fazer pouco mais de 30km mas apenas por 30 cêntimos de euro.

Procurámos e encontramos a bioescola el cântaro mas não tivemos oportunidade de falar com os donos, mas vimos o avançar dos seus projetos um edifício de madeira e barro, um iglu de adobes, entre outros... daí seguimos para visitar o lago mas depois de nos terem dito que está totalmente poluído e ainda havia que pagar entrada desistimos. Passámos pelo que se chamava feira da manga mas infelizmente já quase não havia mangas e percorremos as ruas cheias de artefactos em barro e cerâmica antes de voltar a Asunción.

IMG_8151IMG_8152
Artesanato em Aregua: 11:19 (esq.) e 11:20 (dir.)

Demos uma volta por todos, ou quase todos os pontos turísticos do centro, terminando o passeio na antiga estação de comboio onde nos ficámos de encontrar com Diego e Evelyn.

IMG_8153IMG_8156IMG_8163
13:23 Edifício (esq.), 13:47 Palácio Governamental (centro) e 13:50 Palácio Governamental (dir.)
IMG_8168IMG_8170IMG_8172
14:35 Panteón de los Héroes (esq.), 14:37 Panteón de los Héroes (centro) e 14:40 Jogando damas na Plaza de los Héroes com tampas de garrafas... para rainha vira-se a tampa ao contrário (dir.)
IMG_8173IMG_8179IMG_8181
14:46 Panteón de los Héroes (esq.), 15:26 Cabildo (centro) e 15:42 Estação de Comboio (dir.)

Evelyn apareceu 18:15. Queria mostrar-nos a cidade mas já o tínhamos feito a pé por isso fomos à avenida costaneira nas margens do rio Paraguai e, já na companhia do Diego, fomos ao Lido Bar provar comidas típicas:

- Sopa paraguaia – um pão/bolo feito no forno com farinha de milho, cebola, ovos, leite, queijo paraguaio (ou fresco), banha, água e sal; – Bom sabor mas estranho que se chame sopa dado que é bastante seco
- Chipa guazú – pastel de milho no forno, cebola, queijo paraguaio (ou fresco), leite, banha, água e sal; – Muitíssimo bom
- Mbeju – pastel frito com maizena, farinha de milho, ovo, queijo paraguaio (ou fresco), banha, água e sal; Bastante bom
- Empanadas de mandioca – Empanadas de carne mas em vez de farinha ocupa-se farinha de mandioca; Bom

IMG_8186
19:29 Jantar com Diego e Evelyn

Além destas comidas há muitas outras com base em milho e mandioca, que cá é acompanhamento para tudo.

Depois do jantar fomos a casa da Evelyn onde a sua mãe nos ofereceu para a viajem duas chipas e um saco de Chipa Piru (mini chipas como roscas)... deliciosas!!!!!

Dado o avançado da hora levaram-nos de volta ao terminal onde recolhemos as malas, compramos as passagens e apanhámos o autocarro com destino a Concepción pelas 23:45.

Sem comentários: