15-11-2014
Poderia ter sido um fim de semana qualquer, mas não foi… estávamos inscritos para uma caminhada de 5km mas, quase à meia noite de sexta-feira soubemos que o Geoparque iria organizar uma visita no dia seguinte à Furna de Frei Matias e que ainda haviam vagas. Já lá tínhamos ido (temos pelo menos referência disso em 4 ou 5 publicações anteriores), sempre sem lanterna e sem avançar muito mais além da entrada, mas conhecer uma gruta com um geólogo e espeleólogo seria outra coisa por isso mudámos de planos.
Depois de vários dias de bom tempo estava a chover o que favorecia a nossa escolha… na gruta não chove. Chegados à gruta dirigimo-nos à entrada mas quem ia à frente começou a descer por um lado diferente do que estávamos habituados… estranhamos mas pensámos que fosse dar onde conhecíamos. Para nosso espanto não, estávamos num grande túnel com formações rochosas muito curiosas, mesmo ao lado da zona que conhecíamos mas, após mais de uma dezena de visitas, nunca tínhamos dado pela sua existência… nós e provavelmente muito mais gente. Talvez por isso mesmo o túnel encontra-se muito bem conservado, sem as habituais e destrutíveis marcas de dedos nas colónias de bactérias escrevendo nomes e datas nas paredes.
Optámos por observar e absorver todas explicações fornecidas, quase não tirando fotografias… talvez de uma outra vez, com mais tempo.
Foi uma muito boa surpresa e atividades deste género são sempre bem vindas… venha a próxima.
16-11-2014
No rescaldo do dia anterior e em animada conversa de planeamento para atividades do grupo de Couchsurfing para as próximas semanas surgiu a ideia… que tal visitarmos a Gruta do Soldado no mistério da Silveira a poucos minutos da casa de um dos nossos companheiros. A adesão foi quase instantânea e depois do almoço lá fomos com encontro marcado no moinho de São João, de onde caminhámos uns 10 minutos até à entrada da gruta. Esta, bastante apertada, esconde bem a dimensão interior do túnel que segue até ao mar, com abertura e vista para as Lajes. Visitámos apenas este tramo sabendo que há mais para ver… para uma próxima oportunidade.
O nome desta cavidade vem de uma lenda que diz se terem escondido no seu interior vários potenciais soldados para escapar ao recrutamento para a guerra.
Gruta do Soldado: Entrada da Gruta (esq.), Abertura para o mar (centro) e Saída (dir.)
Interior do túnel
Moinho de São João
Sem comentários:
Enviar um comentário