sexta-feira, 14 de setembro de 2012

AS - 8/13 - Bolívia - La Paz e Sucre

20060131104946!Flag_of_Bolivia

02/09/2012

Não tínhamos grandes planos para a Bolívia uma vez que por lá já tínhamos passado 3 semanas, um ano antes. Em todo o caso havia algumas coisas na lista a visitar e muitas outras que também nos interessam mas hão-de ficar para uma próxima.

Depois de uma longa viagem desde o Peru, durante a qual apenas ao fim de algumas horas de puxar pela memória nos lembrámos do nome e morada do Hostal onde tínhamos ficado, chegámos a La Paz e apanhámos táxi para o mesmo. Fomos jantar no local mais próximo.

03/09/2012

Não que as cidades sejam algo que nos interesse muito mas após termos passado mais de 5 dias por La Paz, era-nos estranho não conhecermos a praça central... nada de especial mas foi o nosso objectivo do dia.

13:28 Aviso no restaurante onde almoçámos (esq.) e Plaza de Armas: 14:13 Palácio Presidencial (centro) e 14:16 Catedral (dir.)

Pela tarde fomos para o terminal apanhar autocarro desde a sede de poder executivo, legislativo e eleitoral, La Paz até à verdadeira capital Sucre, sede dos órgãos judiciais.

Antes ainda comprámos amendoins com sal, torrões, banana frita... que vício!

04/09/2012

Sucre é chamada a cidade branca e pelo que se pode ver pelos edifícios do centro faz algum sentido.

Chegámos pela manhã e provavelmente de algo comido no dia anterior o Nuno fez da casa de banho do terminal um local várias vezes revisitado... para juntar a isto, cada visita era paga.

Enquanto isso a Mónica revia os planos e decidimos seguir viagem no próprio dia até à fronteira com a Argentina, dando por terminada a passagem pela Bolívia.

Seguindo indicações do posto de turismo e do nosso guia dirigimo-nos rapidamente para o centro afim de ainda conseguir lugar no suposto único transporte até ao parque cretácico Cal Orko. Chegámos a tempo mas no local descobrimos que havia outro transporte 7 vezes mais barato... infelizmente também tínhamos comprado o regresso.

No local, não muito barato, podemos ver à distância uma parede vertical com milhares de pegadas de dinossauros. Trata-se de um parque privado pertencente a uma pedreira/cimenteira que, aquando das suas escavações descobriu as pegadas. Dada a verticalidade da parede esta é muito instável e nem com os esforços de manutenção aplicados se impediu o desmoronamento recente de um grande pedaço, prevendo-se que aconteça o mesmo a todo o restante. Existem também alguns placards com informação sobre a formação da região, umas salas com explicações sobre dinossauros, particularmente dos 4 grupos dos quais foram identificadas pegadas e ainda maquetas à escala 1/10 dos dinossauros (no interior) e à escala real (no exterior)... é interessante mas na nossa opinião não vale o preço, principalmente pois de fora do parque (sem pagar a entrada), já se pode ver a mesma parede. Na visita guiada, felizmente incluída na entrada e sem pedincharem por gorjeta, disseram-nos ser mais bonito ver as pegadas pela tarde e, tendo perdido o primeiro autocarro de regresso, ficámos mais um pouco, a Mónica a planear a Argentina e o Nuno no Wc.

Exemplos dos 4 grupos de dinossauros com registo de pegadas no local: 09:43 Anquilossauro -Couraçados (esq.), 09:47 Abelissauro - Carnívoros - e Iguanodonte Médio -Herbívoros bípedes (centro) e 09:57 Titanossauro - Grandes Herbívoros Quadrupedes (dir.)

Antes de voltar demos nova vista de olhos às pegadas e seguimos para a praça.

Pegadas: 12:22 (esq.) e 12:23 (dir.)

10:03 Parede onde estão todas as pegadas (esq.) e 12:33 Sauro Bus (dir.)

Aqui passeámos um pouco, almoçamos no mercado (a Mónica tripas estufadas e o Nuno uma canja), fartámo-nos de procurar um mero postal do país para pôr nos correios e infelizmente seguimos indicações de locais, mais uma vez do posto de turismo e nosso guia, e fomos visitar o cemitério. Por muito arranjado que seja não gostamos visitar cemitérios, não tendo sido favorecido pela ocorrência de 2 funerais quando passávamos... nem estivemos 10 minutos.

13:39 Iglesia de San Francisco (esq.), 13:41 Edifício do Exército (centro) e 15:36 Assembleia (dir.)

Mercado Municipal: 13:44 Área de confeitaria (esq.) e 14:19 O “restaurante” que escolhemos para almoçar (dir.)

Seguimos em Micro (carrinha de 9 lugares) para o terminal e apanhámos o autocarro para Villazón.