sábado, 1 de setembro de 2012

AS - 7/13 - Peru V - Huaraz - Parque Nacional Huascarán

IMG_5423

750px-Flag_of_Peru_state.svg_thumb3_[1]

10/08/2012 - Tour Laguna Churup

Á hora marcada estávamos à porta do Hostal esperando que nos viessem buscar. Passados 20 minutos da hora e atendendo ao passado no fim do dia anterior começámos a ficar preocupados. No nosso hostel disseram-nos para bater à porta da vizinha pois esta era a chefe da agência... assim fizemos mas o tratamento voltou a ser tudo menos cordial, dizendo que apenas tínhamos de esperar.

Por fim lá chegou um táxi (exatamente igual ao Peugeot 107 ou ao Citroen C1 mas de marca chinesa) perguntando pelos turistas a Churup. Ainda pensámos que nos vinham buscar para nos levar a um grupo mas afinal o taxista ia ser quem nos levaria à Lagoa. Ainda passámos pela agência onde nos esclareceram algumas das dúvidas do dia anterior e seguimos viagem. A meio desta lembrámo-nos que não tínhamos os bilhetes do parque. Pedimos ao taxista que contactasse a agência para saber se compraríamos o bilhete apenas da Lagoa ou o mensal para depois nos devolverem o dinheiro. Do outro lado não estava o nosso contacto mas apenas o chefe da empresa que, não sabia de nada do que tinha sido combinado mas dizia que tínhamos de pagar e não nos dava dinheiro nenhum. Passado o telefone à Mónica, este apenas berrou não a deixando falar... depois de alguns minutos discutindo e chefe disse para comprar o bilhete diário e que posteriormente na agência devolveria o dinheiro e esclarecer-se-ia o acordado anteriormente sobre os bilhetes de entrada no parque.

Chegando a Pitec, início do percurso, por sorte não estava ninguém para cobrar. Começámos a subir a grande velocidade, aparentemente elevada demais para nós pois estávamos com sérias dificuldades em acompanhar o Carlos que parecia um cabrito a subir uma parede. Coordenado o ritmo cardíaco com a respiração, entrámos no ritmo e continuámos sempre á mesma velocidade e sem parar, passando por bastantes pessoas que tinham começado antes, inclusivamente um grupo que o tinha feito 3 horas antes de nós... para o fim já era o guia que quase não nos conseguia acompanhar. Fizemos os quase 3km com desnível entre os 3850 e os 4580 em apenas 1H20, menos 40 minutos que o normal para quem caminha bem. Os últimos metros são feitos escalando rochas com o auxilio de cordas de aço. Depois deste último esforço aparece de repente uma lagoa de águas cristalinas, no sopé de um monte nevado, com o cume 1km acima. Aqui almoçámos e descemos.

IMG_5043IMG_5053IMG_5063
Percurso até à lagoa Churup: 10:32 (esq.), 11:16 (centro) e 11:30 (dir.)

Ver traçado do percurso à Laguna Churup, extensão de 5,8km, ida e volta com subida acumulada de 619m: 20120810 AS-PER PNHUASCARAN-Laguna Churup

Mais uma vez em Pitec não estava nenhum responsável do parque por isso acabámos por não pagar.

De volta a Huaraz passámos pela agência que curiosamente estava fechada às 14:00 (seria normal que o tour acabasse às 16:00 mas já estávamos despachados duas horas antes). Ainda pensámos que fosse pelo almoço mas quando passámos duas horas depois assim se mantinha. Ligámos e disseram-nos que só voltaria a abrir pelas 18:30. Aproveitámos para saber dos nossos direitos, caso fosse necessário, tentando descobrir onde ficava a polícia de turismo e informar-nos no posto de informação, passando ainda pela agência do nosso guia de 2009. Galaxia Expeditions, onde nos disseram que o lugar onde tínhamos reservado costuma trabalhar com eles, mas até então já tinham os grupos fechados para o dia seguinte e os nossos nomes não constavam. À hora marcada a agência sempre abriu, e ao menos desta vez já não nos gritavam, no entanto parecia que se tinham esquecido do que tínhamos acordado. Aqui tentaram-nos convencer que tínhamos apenas acordado o trek de 4 dias com o de aclimatização, mas mantivemos a nossa posição refutando sempre os seus novos argumentos, até que dissemos que preferíamos não fazer o tour pedindo o dinheiro de volta... e aqui a conversa mudou e já nos deram razão. Admitiram o erro e disseram estar tudo preparado para o dia seguinte... o que acabamos por solicitar ser escrito no nosso voucher.

IMG_5094IMG_5097IMG_5098
Pollo e cuy no mercado de Huaraz: 16:45 (esq.), 16:47 (centro) e 16:47 (dir.)

11/08/2012 - Trek Santa Cruz - Dia 1

Ás 6:00 estávamos prontos quando nos vieram buscar, entregaram-nos o dinheiro para os bilhetes do parque e deixaram-nos junto às carrinhas da Galaxia Expeditions, com quem iríamos fazer o tour. Algum tempo depois passou de propósito o nosso contacto para se despedir e desejar boa viagem. Tudo perfeito até aqui... até que veio alguém da Galaxia informar-nos que continuavam sem o nosso nome na lista e como tal não nos podiam levar. Pedimos para contactarem com a nossa agência mas em vez de tentarem resolver a situação apenas nos acusavam por não termos reservado o tour diretamente com eles. Alguns minutos depois veio o Carlos no seu táxi buscar-nos para nos levar à agência, de onde vinham desculpas e que nos pagariam uma noite a mais e sairíamos no tour do dia seguinte. Enquanto nos levavam ao hostel, novo volteface... os chefes das duas agências tinham-se entendido, e afinal já poderíamos ir. O táxi acelerou para apanhar a carrinha do tour e lá conseguimos... entrámos na mesma, juntando-nos a 4 americanos, 2 canadianas, 2 alemãs, 1 suíça e um francês. Em todo o caso tínhamos as seguintes dúvidas: será que finalmente falavam a verdade?  Mesmo que sim, sendo dois membros a mais no grupo, será que tinham comida e os colchonetes que nos tinham prometido? Por sorte tínhamos os nossos sacos cama e tenda.

Chegámos a Yungay onde comprámos a entrada no parque e seguimos para Cashapampa. A meio do caminho o transporte parou e começou a voltar para trás, tendo-nos vindo à memória que talvez houvesse mais algum problema com a nossa participação... felizmente não, apenas uma mochila que estava no transporte errado.

O Trekking de Santa Cruz pode ser feito nos dois sentidos mas, mais uma vez erradamente, nos tinham informado que começaríamos em Vaqueria e não em Cashapampa. Não nos faria grande diferença no passar dos dias, mas este sentido abriria-nos a possibilidade de fazer mais um passeio, desta vez até à Laguna 69, finalizado o tour (finalmente uma boa notícia).

O facto de ser época alta ainda nos provocou mais algumas alterações ao desenvolvimento normal do tour... no local havia mais grupos que guias acreditados por isso, no início não tínhamos guia, tendo de caminhar segundo indicações do nosso cozinheiro, que aguardava que o nosso futuro guia acabasse outro tour e nos apanhasse pelo caminho.

Estava céu limpo  com sol forte que nos dificultou muito a subida de 900 metros num percurso de quase 13km. Numa das poucas paragens para descanso provámos uma nova fruta que tínhamos comprado no mercado no dia anterior, Lucuma: nada de especial mas mais uma na lista.

A duas horas do fim chegou o guia Abel, que conseguiu em apenas 5 minutos por o grupo a rir-se e unir-se, fazendo reaparecer as forças naqueles que pareciam já não poder andar mais... chegámos todos juntos ao primeiro acampamento a 3700m de altitude, com uma paisagem circundante fantástica.

IMG_5125IMG_5130IMG_5142
13:56 Em equilíbrio (esq.), 16:03 Cascata (centro) e 16:08 Grupo Xstrange no primeiro acampamento (dir.)

IMG_5145IMG_5146
Vistas do acampamento Llamacorral: 16:10 (esq.) e 16:11 (dir.)

Lanchámos pelas 17:30 e jantámos pouco depois, ficando todos juntos a conversar até à hora de dormir. Também jogámos monopólio...

No fim do dia, vendo que todo o grupo caminhava bem, o guia propôs um desvio ao trilho do dia seguinte que acrescentaria 3H30 ao mesmo (passando a ser 8H30 de caminhada) mas que nos daria a possibilidade de ver de perto uma das mais belas montanhas do mundo, Alpamayo assim como uma lagoa. Para finalizar contou uma intrigante história sobre uns olhos vermelhos e uns sons estranhos... talvez para gozar, ou apenas para evitar que nos afastássemos muito pela noite caso tentássemos ir à casa de banho (mato), fora do sitio preparado para o efeito.

12/08/2012 - Trek Santa Cruz - Dia 2

Acordámos pelas 6 da manhã pois nos esperava um longo dia de caminhada pela frente, com uma subida até aos 4550 metros de altitude e posterior acampamento a 4200m.

Depois de um pequeno almoço forte saímos a bom ritmo, seguindo sempre pela base do vale. A parte mais difícil do dia nem foi a mais inclinada, mas o grande troço de areia que tivemos de atravessar.

IMG_5155IMG_5183IMG_5188
06:13 Llamacorral (esq.), 8:53 Caminho (centro) e 9:25 Lagoa (dir.)

IMG_5193IMG_5220IMG_5226
9:56 Lagoa (esq.), 10:41 A travessia (centro) e 11:05 Estrada na areia (dir.)

Nas vistas destacavam-se o Artesonraju no alto dos seus 6025m, modelo para o logótipo da Paramount Pictures e ainda o Alpamayo com 5947m.

IMG_5247IMG_5254IMG_5255
Artesonraju e envolvente: 12:37 (esq.), 12:55 (centro) e 12:56 (dir.)

IMG_5327IMG_5331IMG_5339
Artesonraju e envolvente: 15:12 (esq.), 15:13 (centro) e 15:15 (dir.)

O grupo caminhava bem e mesmo com os primeiros problemas de mal de altura começarem a surgir numa das canadianas, todos conseguiram chegar à lagoa e tivemos ao longo de todo o trajeto  várias oportunidades para longos descansos.

A lagoa situa-se na base de um glaciar, apresentando inclusivamente alguns pedaços de gelo flutuantes. Quase todos molhámos os pés, algo que soube bastante bem. Quando chegou o guia que acompanhava o último elemento do grupo este começou, em tom de gozo a dizer que mergulhava se alguém mais o fizesse. A Mónica, que já estava prevenida com o fato de banho, alinhou na provocação e o Nuno avisou várias vezes o Abel que a conhecia bem e que se ele mantivesse a sua posição teria mesmo de ir à água... todos se riram até que a Mónica tirou a roupa... a cara do guia passou a ser de sofrimento.

A Mónica mergulhou, à qual se seguiram mais quatro elementos do grupo, o guia e mais uma vez a Mónica.

IMG_5278IMG_5284IMG_5298IMG_5348
Laguna Arhuaycocha: 13:48 (esq.), 13:52 (centro esq.), 14:14 (centro dir.) e 15:20 (dir.)

Subimos mais uns metros para poder ver a lagoa de cima e depois voltámos ao trilho, para mais algumas horas até ao acampamento... no fim parecia que o trilho nunca mais acabava mas, depois de 21km lá estávamos... um cenário ainda mais espetacular que o da noite anterior.

IMG_5372IMG_5386IMG_5400
A chegar ao segundo acampamento de Taullimpampa: 16:37 (esq.), 16:56 (centro) e 17:16 (dir.)

Lanchámos, aproveitando nova sugestão do guia fomos escalar algumas rochas até escurecer, e jantámos.

Antevendo o dia seguinte o Abel propôs-nos uma de duas alternativas, qualquer destas envolvendo desvios da rota normal: ou teríamos a oportunidade de tocar no glaciar ou de caminhar por uma cumeeira com promessa de boas vistas. Escolhemos o glaciar, assim sendo o que seria o ponto mais alto do trilho, Miradouro de Punta Union com 4750m, já não o iria ser pois iriamos chegar aos 4800m.

Para finalizar nova história assustadora, mas desta vez real, sobre os Pishtacos, pessoas que até hà alguns anos andavam pelas montanhas à procura de vítimas para as matar, esquartejar e retirar a sua gordura e vender posteriormente...poupamo-los a outros pormenores.

Aproveitando o lindo céu estrelado e uma informação que nos tinha chegado no dia anterior estivemos a observar algumas estrelas cadentes.

 

13/08/2012 - Trek Santa Cruz - Dia 3

Este prometia ser o dia mais penoso, principalmente pela subida inicial, mas não tivemos essa percepção. Demorámos 1H40 até Punta Union, onde esperámos mais de uma hora pelos restantes elementos do grupo. Daqui fomos até ao glaciar subindo mais um pouco até aos 4800m.

Daqui restou-nos uma longa, muito longa descida até aos 3700m para o nosso último acampamento, tendo nós percorrido neste dia perto de 19km.

IMG_5423IMG_5452IMG_5459
Taulliraju: 6:34 (esq.), 9:58 (centro) e 10:00 (dir.)

IMG_5476IMG_5481IMG_5494
10:10 “Pequeno grupo”(esq.), 10:44 Xstrange em Punta Unión (centro) e 11:19 Vista do glaciar de Taulliraju (dir.)

IMG_5505IMG_5522IMG_5524
Glaciar de Taulliraju: 11:31 (esq.), 11:34 (centro) e 11:34 (dir.)

IMG_5584IMG_5606IMG_5608
Na descida de Punta Unión: 13:11 (esq.), 15:22 (centro) e 15:43 (dir.)

IMG_5620IMG_5622IMG_5631
16:09 No vale (esq.), 16:10 Continuando no vale (centro) e 17:31 O pastor (dir.)

A atividade noturna foi a procura dos famosos olhos vermelhos na escuridão total assim como a procura de antigos artefactos como cerâmica. Note-se que todo o trilho corresponde a um caminho pré-inca, existindo algumas ruinas de antigos povoados.

14/08/2012 - Trek Santa Cruz - Dia 4 e Laguna 69

O último dia seria curto em termos de caminhada, mas nada de desprezar atendendo ao calor e a subida final. Passámos por uma aldeia onde comprámos alguma comida para juntar ao que fomos acumulando dos dias anteriores (bolachas, chocolates e pães), que nos serviria para o resto deste e o dia seguinte.

IMG_5640IMG_5642IMG_5652
07:09 Huaripampa (esq.), 09:07 Vaqueria (centro) e 09:15 Xstrange a chegar a Vaqueria (dir.)

IMG_5658IMG_5659IMG_5672
Vaqueria: 09:24 (esq.), 09:25 (centro) e 09:31 A menina (dir.)

IMG_5674IMG_5696
09:34 Adobe (esq.) e 10:41 Burricos (dir.)

Tínhamos decidido pedir ao guia que interrompêssemos o tour e que nos deixassem em Cebollapampa para fazermos mais uma caminhada, desta vez sós, até à Laguna 69, evitando o longo retorno a Huaraz e nova viagem no dia seguinte... poupávamos dinheiro, tempo e desgaste físico.

Resumindo foi um tour muito bom achando apenas exagerada muita da carga e comodidade oferecida... na nossa opinião há-que sofrer um pouco mais quando se vai à montanha mas, já que se paga caro... Fica aqui o percurso dos 4 dias, linear com um total de 56,3km:
20120811a14 AS-PER PNHUASCARAN- Santa Cruz Trek

O tempo não estava grande coisa mas seguimos caminho, agora sem a ajuda dos burros para nos carregarem as coisas, num caminho ascendente, que pensávamos ser apenas dos 3900m aos 4200m mas que afinal seria até aos 4600m.

Chegados à idílica lagoa ainda apanhámos com uns segundos de neve e montámos a nossa tenda no pouco espaço que havia e sem poder fixar as espias pelo chão ser rocha, recorremos apenas a enormes pedras para prender os fios e assim esticar a tenda. As nuvens não nos permitiam ver a famosa cor turquesa da lagoa no entanto pareciam estar a desaparecer antevendo um bom amanhecer. Comemos e deitámo-nos cedo.

IMG_5699IMG_5708IMG_5719
13:37 Laguna Llanganuco (esq.), 14:29 Cascata (centro) e 15:15 Lagoa (dir.)

IMG_5723IMG_5727
Vistas a caminho da Lagoa 69: 15:45 (esq.) e 16:03 (dir.)

15/08/2012 - Laguna 69

Amanheceu com céu totalmente limpo... as verdadeiras cores da lagoa revelaram-se... apesar do frio foi um dos melhores momentos ao sair de tenda que já tivemos...superando este cenário os dos acampamentos dos dias anteriores.

Aproveitando o bom tempo decidimos caminhar um pouco para ver se conseguíamos ver algumas das montanhas das redondezas, tendo ultrapassado os 4900m.

IMG_5794IMG_5800IMG_5807IMG_5810
06:29 Acampar na Laguna 69 (esq.) e envolvente da laguna: 07:31 (centro esq.), 08:17 (centro dir.) e  08:25 (dir.)

IMG_5820IMG_5847
08:45 Quebrada Yanapaqcha (esq.) e 08:50 vale (dir.)

IMG_5849IMG_5903
Laguna 69: 09:08 (esq.) e 11:05 (dir.)

Ver traçado do percurso, ida e volta com extensão de 9,2km num sentido:
20120815 AS-PER PNHUASCARAN-Laguna 69

De volta à lagoa a Mónica bateu o seu recorde de mergulho em altitude, nadando agora nas em águas gélidas a 4600m, tendo sido congratulada com um mineral rolado de quartzo preso num colar que se encontrava a pouca profundidade... de qualquer forma as águas demasiado gélidas não permitiam grandes mergulhos e embora extremamente límpidas abrir os olhos no seu interior era custoso.

IMG_5863IMG_5877IMG_5885
Laguna 69: 09:12 (esq.), 09:58 (centro) e 09:59 Mergulho (dir.)

IMG_5923IMG_5937IMG_5814
11:44  Descida da lagoa (esq.), 12:49 Chopicalqui (centro) e 08:44 Pico da montanha Chopicalqui (dir.)

Arrumámos tudo e descemos de volta a Cebollapampa onde almoçámos e esperámos transporte até Yungay, e daqui até Huaraz.

De volta ao hostal, como tínhamos passado mais 5 dias que o previsto tivemos a refazer o nosso planeamento, saltando algumas ruínas que iríamos ver antes de chegar a Lima, assim como outros lugares depois da capital e antes de rumarmos a Cusco, ou seja, o nosso planeamento passou a ser Huaraz-Cusco com paragem em Lima para trocar de autocarro. 

16/08/2012

Passámos o dia a organizar coisas para as viagens seguintes, saindo de Huaraz pelas 21:30, numa viagem de 8 horas até Lima.

17/08/2012

Chegados de Huaraz pelas 5 da manhã esperámos que amanhecesse para procurar autocarro até Cusco pela noite... sabíamos que seria uma longa viagem mas achávamos que seria só pela noite , foi então que nos surpreendemos com o preço e com as 20 horas necessárias.

Almoçamos e às 14:00 já seguíamos viagem, com jantar, pequeno almoço, bingo, todo o reportório de Eros Ramazotti e 5 filmes.

Sem comentários: