quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

AS – 10/13 – Chile XI – Reserva Nacional Futaleufu

800px-Flag_of_Chile.svg_thumb3_thumb

Depois de uma visita sem grande sucesso pelo Parque Nacional Los Alerces onde não tivemos acesso a quase nada, veio novo regresso ao Chile, agora mais a Sul que nunca, com o objectivo de fazer boa parte da famosa Carretera Austral - Ruta 7, com uma pequena parage m antes na vila fronteiriça de Futaleufu.

Com quatro boleias e tramites fronteiriços chegámos à vila de Futaleufu cerca das 13h30, o posto de turismo só abria ás 15h assim que aproveitamos o tempo para almoçar, depois a Mónica foi à CONAF pedir informação sobre os trilhos da Reserva e inspeccionar os campings da zona, depois foi a vez do Nuno ir de compras aproveitando para ver mais alguns campings. No posto de turismo vimos que existiam ainda mais trilhos mas decidimos fazer apenas os da reserva e aproveitar a tarde para colocar a escrita em dia. Terminamos indo para o último parque que o Nuno tinha visto, um camping no jardim da casa de um casal de velhinhos que nos disponibilizavam banho de água quente, uma cozinha e uma “question” que tinham instalado á pouco tempo que era nem mais nem menos que um router.

27/11/2013 Reserva Nacional Futaleufu

Saímos cedo do camping Laguna Espejo que fica mesmo em frente da respectiva lagoa, a qual bordeamos pelo interior até à estrada, seguimos pela ruta 231 até ao desvio para a ponte Jelves onde nos tinham levado no dia anterior a ver a força do rio Futaleufu... seguimos pelo caminho vecinal Rio chico até à administração do parque (7km da vila), tendo feito um pequeno troço à boleia oferecida por um camião de transporte de areia.

Na entrada não encontrámos ninguém assim que decidimos seguir caminho e depois de umas voltas encontrámos o caminho de acesso aos miradouros “El Piedrero” e “El Condor” o segundo já a uma altura de 732msm, com uma subida bastante íngreme mas de fácil acesso... onde aproveitámos para almoçar enquanto esperávamos o avistamento de Condores que nunca se quiseram mostrar... depois de uma horita baixámos e seguimos um trilho até outro miradouro designado de “Piedra ventosa” com um vento que fazia jus ao seu nome.

De regresso encontrámos o guarda parques a quem deixámos os nossos nomes e seguimos até ao parque de campismo completando uns 22,5km.(seguir trilho em wikiloc)

13:15 Vista Rio Futaleufu  desde ponte Jelves (esq.), 09:12 LAguna espejo (centro) e 11:23 Mirador El Piedrero (dir.)

12:04 Mirador El Condor (esq.), 12:04 Cerro Teta (centro) e 12:06 Mirador El Condor (dir.)
14:26 Mirador Piedra Ventosa (esq.), 14:32 Mirador Piedra Ventosa (centro) e 15:03 Sapo (dir.)