Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)
“Ilha: Pico; Dificuldade: Fácil; Extensão: 8,0 Km; Tempo: 2h30m; Tipo: Circular
Este percurso local circular começa e termina no Jardim central da Prainha do Norte.
Começamos a subir uma canada por entre pequenos campos agrícolas até chegar a um túnel que nos leva ao “Caminho da Ribeira de Nossa Senhora”, um conjunto de casas, muitas delas abandonadas, localizadas do outro lado da ribeira que acompanha o caminho. Para atravessar a ribeira foram construídas pontes em pedra de rara beleza, que dão acesso às primeiras habitações construídas na zona e, consideradas hoje, Património imóvel da Ilha do Pico.
Continuamos por pequenas canadas e descemos até à Baía da Areia, onde encontramos a única praia de areia da ilha, que deu o nome à Freguesia. Também neste local existe a casa do fio, construção que deu apoio ao funcionamento de um cabo de telecomunicações submarino que tinha um papel fundamental nas ligações transatlânticas.
A partir deste ponto o percurso desenvolve-se ao longo da costa e passa pela Ermida de São Pedro até à zona balnear, constituída por uma piscina natural entre rochas basálticas.
Mais à frente, antes de retornar, podemos observar a bela Rocha do Galo, furada devido à erosão marítima.
Falta apenas percorrer o último troço dentro da Freguesia, até ao ponto onde iniciámos o percurso. Consulte o mapa do percurso pedestre e faça download do trilho GPS.
Direitos de Autor: Gerbrand Michielsen ” retirado de http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/pico/prainha-do-norte, onde também consta para download o mapa do mesmo em carta militar e o ficheiro para gps.
Depois de bastantes meses finalmente voltámos a fazer um percurso por nossa conta. Sendo apenas 4 pessoas e um veículo, escolhemos fazer o único percurso circular que nos faltava na ilha do Pico, aproveitando mais um dos muitos dias de Verão deste Inverno para passar pela praia.
Na companhia do nosso Couchsurfer e voluntário Wwoofer Jordan e do pequeno Gustavo, começámos no centro da Prainha, fazendo o percurso no sentido sugerido na descrição, subindo numa fase inicial e descendo posteriormente até à praia onde houve banho. Além deste desvio, fizemos outros dois até à zona balnear do Portinho e à Rocha do Galo de onde seguimos quase diretos de volta à Igreja.
Os 4 participantes (esq.) e Prainha (dir.)
Vacas (esq.) e São Jorge desde Baía D’Areia (dir.)
Costa (esq.), Nuvens (centro) e Portinho (dir.)
Apesar de mais uma vez grande parte do trilho ser por estrada asfaltada, acabámos por passar por locais bastante interessantes, sendo que o tempo ajudou assim como o facto de o trânsito nas estradas ser praticamente nulo.
Sem comentários:
Enviar um comentário