Inserida no novo Montanha Pico Festival, esta foi uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais da geologia da ilha e principalmente da montanha do Pico, num curto e fácil percurso, desde a casa da montanha até um pouco mais abaixo, na estrada que dá acesso à mesma.
A resposta ao chamamento foi bastante positiva e apareceram quase 3 dezenas de participantes. Partimos da casa da montanha, bordeando o cone vulcânico, sempre acima de uma linha de nuvens, até chegar ao limite da erupção histórica de Santa Luzia e depois descendo um pouco até chegar à estrada. Com as explicações claras do professor Paulino Costa tudo faz mais sentido, como se formou a furna abrigo, os alinhamentos de cones vulcânicos, os tipos de lavas etc… Tanta informação em tão pouco tempo e tanto para ver em tão curto percurso. A cargo do Valter Medeiros ficou a explicação sobre flora local, outro mundo de informação.
Foram apenas 4km de percurso em descida pouco acentuada… talvez uma boa alternativa para quem quiser estender um pouco a habitual subida ao pico. Em todo o caso a boa informação faz toda a diferença.
São Jorge (esq.) e Faial (dir.)
Os participantes (esq.) e a Montanha (centro e dir.)
Sem comentários:
Enviar um comentário