quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ciência Viva– Geodiversidade da Costa Sul do Pico

Já nos questionávamos há algum tempo que atividades constariam do programa Ciência Viva no Pico mas, por alguma inércia nossa nunca chegámos a procurar… sorte ou não uma amiga publicou essa mesma lista  para os Açores no mês de Julho e justamente iria haver algo interessante por cá (procurem que há muitas atividades pelas ilhas todas até Setembro). É sempre bom um pouco mais de ciência e quando é sobre o local onde vivemos e como se formou ainda melhor.

Pelas 9:00 reuniram-se todos os inscritos para uma viagem histórica de barco pela costa Sul da Ilha do Pico (mais ou menos entre a Calheta e São Caetano), com duração de aproximadamente 3 horas e explicação contínua do Geólogo especialista na matéria Paulino Costa, num barco da Aquaçores. Muita informação foi passada e provavelmente haveria tema de conversa para pelo menos outra viagem de igual duração: tipos de vulcões, falhas, tipos de lava, últimas erupções e grutas foram alguns dos temas abordados.

IMG_3632IMG_3633IMG_3645
Vigia da Queimada (esq.), Pico e Castelete (centro) e Filão de Lava (dir.)
IMG_3641IMG_3685
Perfil do terreno (esq.) e Grutas (dir.)

Não fosse este um passeio suficientemente interessante, e não estivéssemos nós na ilha por excelência para observação de cetáceos,  houve ainda tempo para dois curtos desvios no encontro de duas espécies distintas de golfinhos: os grampos, golfinhos de riso ou moleiros (Grampus griseus) e os golfinhos pintados do atlântico (Stenella Frontalis), justamente em época de reprodução, sendo possível ver algumas crias muito pequenas e ainda duas tartarugas boba (Caretta caretta).

IMG_3657IMG_3676IMG_3668
Golfinhos pintados do atlântico - Stenella Frontalis (esq.), Moleiros - Grampus griseus (centro) e Tartaruga boba - Caretta caretta (dir.)

Resumindo, foi um passeio muito bom e com elevado potencial como oferta turística caso se entenda tornar algo aberto ao público… venham mais iniciativas destas.

Sem comentários: