sábado, 18 de janeiro de 2014

AS – 9/13 – Argentina IX – El Chaltén

IMG_5355

800px-Flag_of_Argentina.svg

 

 

De volta à argentina seguia-se um dos pontos principais de toda a viagem... ver o impressionante Monte Fitz Roy.

Para lá chegar houve que trocar a Carretera Austral Chilena (Ruta 7), pela não menos famosa Ruta 40 Argentina.

19/12/2013

Pela manhã despedimo-nos da simpática e acolhedora família Quilodran e fizemo-nos à estrada... primeiro duas raparigas que iam de compras e reabastecer o carro com gasolina argentina (muito mais barata) cruzaram a fronteira connosco levando-nos a Los Antiguos, daqui fomos com um casal num carro recém tirado do stand e ainda com plásticos protegendo tudo, até Perito Moreno.

Em Perito Moreno perguntámos onde seria melhor pedir boleia a um policia que nos indicou, mas informou ser normal esperar vários dias... para aumentar as probabilidades avançámos um quilómetro na estrada... até ao meio do nada e em pouco tempo parou uma carrinha. Era o diretor da Cueva de Las Manos, gruta com muitas pinturas rupestres que esteve na nossa lista de visita mas descartada por ser difícil lá chegar... de facto dirigia-se para a gruta e prontificou-se a levar-nos. Foi uma alegria... mas durou pouco porque ao fim de meia dúzia de quilómetros o carro morreu.

O senhor recomendou-nos seguirmos pedindo boleia pois parecia ser grave a o seu amigo já tinha retornado à cidade a buscar um mecânico. Como havia um carro com problemas foi fácil que outro carro parasse a perguntar que passava e nos levasse. Desta vez um trabalhador de uma mina de ouro e prata (de facto quase todos os carros que passam neste tramo de estrada são de trabalhadores das minas) que meio surpreendido com o nosso pedido de boleia aceitou meio a custo. Depois de conversarmos um pouco e estabelecida a confiança disse que nos poderia levar até à mina e, se esperássemos um pouco, umas centenas de quilómetros mais à frente. Assim fizemos e de facto fomos até ao seu destino final em Gobernador Gregores onde nos levou inclusivamente ao parque de campismo municipal grátis e com todas as condições. Disse-nos ainda que no dia seguinte seguia viagem para Sul e se não conseguíssemos nada antes podíamos acompanha-lo... impecável.

Por toda a estrada viam-se muitos guanacos (camelideo), nandus (pequena avestruz) com as suas crias, um tatu e uma doninha fedorenta, mas infelizmente não tivemos oportunidade de parar para sacar fotos de perto.

IMG_512116:16 Guanaco – lama guanicoe

Enquanto fazíamos o nosso jantar uma família Argentina já de partida perguntou-nos se queríamos ficar com o que lhes tinha restado do “asado” (churrasco)... uns chouriços e um grande naco de carne.

20/12/2013

Fomos bem cedo para o ponto de encontro na esperança de conseguir alguma boleia mais cedo mas ao fim de 3 horas terminámos indo com o nosso “contacto”, que nos levou ao cruzamento para Chaltén.

Aqui, sofrendo para não voarmos com os fortíssimos ventos da pampa Argentina ainda esperámos algumas horas, trazendo-nos talvez o carro que teria menos espaço para nós... supostamente não havia espaço nem no interior nem na caixa da carrinha mas aí viemos bem agarrados... mais uma vez se verificou que o que conta é a boa vontade das pessoas.

Chegados a Chaltén tentámos conseguir alguma informação de trilhos, meteorologia e procurámos a casa da Florencia e Mario que nos iam receber. Primeiro tentámos a internet sem sucesso mas como a vila é pequena, perguntando às pessoas pelo nome chegámos ao sítio. Uma casa bem agitada com um constante rodopio de pessoas, onde os donos dão o que tem e não tem para que as pessoas que lá ficam se sintam bem. Haviam muitos ciclistas com propósitos de viagem distintos: apenas ruta 40, apenas a Patagónia, toda América do Sul ou até mesmo desde o Sul do continente americano até ao Alasca, como pretende fazer o nosso novo amigo Thiago do Brasil (https://www.facebook.com/PedalAmerica?fref=ts). Também um Graffiter colombiano viajando/pintando há vários anos por toda América do sul... NOMADA Urbano (https://www.facebook.com/nomadacdr?fref=ts)

21/12/2013

Aqui pensávamos fazer muitas caminhadas e atendendo à previsão do tempo gerimos o que fazer. De manhã o tempo estava fantástico tendo a oportunidade de ver pela primeira vez o monte Fitz Roy, desde Chalten. Como a previsão do tempo não era grande coisa para o dia seguinte não nos aventurámos na travessia grande, aproveitando para fazer uma caminhada mais curta mas que nos levaria a um miradouro bem alto com uma vista muito ampla sobre toda a cadeia montanhosa.

Logo no inicio do percurso algo tentava esconder-se à nossa passagem... um tatu entrava na sua toca ficando com a cauda de fora.

Seguimos subindo pelos bosques de lengas e, terminados estes, o ataque ao topo da Loma del Pliegue Tumbado. A subida não tinha muita inclinação mas o vento literalmente nos atirava ao chão.

Quase no topo chegámos a um miradouro onde nos refugiámos atrás de umas pedras, aproveitando para almoçar. Depois novo miradouro no cume, onde andávamos gatinhando para não voarmos.

IMG_5145IMG_5153IMG_5154
12:49 Capachito - calceolária uniflora (esq.), 12:59 Poincenot entre as nuvens (centro) e 13:26 Laguna Toro (dir.)
IMG_5159IMG_5184IMG_5197
13:27 Laguna e Glaciar Torre (esq.), 15:16 Lago Viedma (centro) e 15:43 Mónica lutando contra o vento (dir.)
IMG_5203IMG_5219IMG_5220
16:47 Gorgulhos (esq.), 17:29 Chalten (centro) e 17:29 Fitz Roy (dir.)

A vista é simplesmente espetacular... os montes Fitz Roy, Poincenot e Saint Exupery a Laguna Torre e o Glaciar da mesma lagoa. Supostamente deveríamos ver também o Cerro Torre mas não vimos, este não se quis mostrar. Estas montanhas estão consideradas como das mais difíceis de escalar, tendo o seu topo sido alcançado não há muitos anos.

Regressámos a casa e entre todos (12 pessoas) organizámos o jantar de panados com puré e ... leite creme(com um adicional de côco).

22/12/2013

Dia de chuva e portanto dia de passeio curto até uma cascata: Chorrillo del Salto, e depois preparar 3 dias de caminhada, aproveitando as boas previsões de tempo.

IMG_5237
11:26 Chorrillo del Salto

Ao jantar Chop Suey com arroz preparado pelos anfitriões, Mario e Flor.

23/12/2013

Entre o preparar as mochilas, almoçar e fazer um workshop familiar de como construir uma cozinha de lata, acabámos por sair de casa apenas por volta das 3 da tarde...

Começava um trilho de três dias de aproximadamente 45km que nos levaria ao sopé e uma das mais bonitas montanhas do mundo, justamente em época natalícia.

Contando com que os dois dias seguintes fossem de bom tempo saímos para apenas 10km de caminhada que nos levariam ao acampamento Poincenot, ponto de partida para vários desvios de ida e volta a miradouros, glaciares e lagoas, aproveitando para reduzir algum tempo de viagem passando por locais onde as vistas não seriam o mais importante. A meio do percurso cruzámo-nos com dois escaladores, bastante conhecedores do local e que inclusivamente recentemente tinham escalado o monte Fitz Roy, que nos disseram que as previsões mais recentes já só informavam de um dia de bom tempo.

Chegando ao acampamento montámos a tenda e cozinhámos, dormindo na esperança de que a abertura meteorológica não se reduzisse ainda mais.

IMG_5251IMG_5264IMG_5291
15:48 Mirador Rio de Las Vueltas (esq.), 16:53 Laguna Capri (centro) e 08:11 Acampamento Poincenot (dir.)

24/12/2013

Despertámos e o céu parecia bastante limpo, havia então que caminhar o máximo possível deste dia, fazendo todos os desvios para que dia 25 apenas termos que baixar de volta a Chalten.

Do parque de campismo saímos, sem carga, diretos em direção a laguna de Los Tres, mesmo no sopé do monte fitz roy, a melhor e mais próxima vista deste.

Embora o céu estivesse limpo e do nosso acampamento devesse ser possível ver a montanha esta mostrava nevoeiro.. Começamos uma forte subida por pedra solta até que de repente tínhamos a nossa frente uma gigante parede branca de granito... Aí estava o Fitz Roy sem nuvens, simplesmente espetacular e com a laguna de los tres a seus pés... foi quase impossível parar de disparar fotos por mais de uma hora.

IMG_5303IMG_5322
09:15 Saint Exupery e Poincenot (esq.) e 09:37 Laguna de Los Tres (dir.)
IMG_5337IMG_5355
09:41 Fitz Roy (esq.) e 09:45 Saint Exupery e Poincenot (dir.)
IMG_5339IMG_5358
09:41 Fitz Roy (esq.) e 09:46 Poincenot (dir.)
IMG_5387IMG_5403IMG_5418
10:01 Laguna de Los Tres (esq.), 10:12 Laguna Sucia (centro) e 10:26 Lagunas Madre, Hija e Capri(dir.)
IMG_5435IMG_5455IMG_5480
12:02 Glaciar Piedras Blancas (esq.), 12:28 Glaciar e Laguna Piedras Blancas (centro) e 15:42 Lagunas Madre, Hija (dir.)
IMG_5546IMG_5557IMG_5561IMG_5589
Glaciar e Laguna Torre: 19:36 (esq.), 19:41 (centro esq.), 19:41 (centro dir.) e 20:04 (dir.)
IMG_5603IMG_5287
Ceia de Natal... haviam muitas calorias para repor

Estávamos tão contentes com o que víamos que quase nos esquecíamos que daí se podia andar um pouco e ver de cima a laguna sucia.

No retorno, novo desvio agora até ao Glaciar e Lagoa de Piedras Blancas, caminhando ou escalando por enormes rochas brancas, um lugar muito bonito onde também se pode ver ao longe a ponta do Monte Fitz Roy.

Daqui regressámos ao acampamento para recolher tudo e seguir caminho, passando pelas Lagunas Madre y Hija, até ao acampamento laguna Torre. A boa janela meteorológica foi-se fechando, de tal modo que deixamos de ver o Fitz Roy, e já no vale começou a chover e o vento a crescer.

Montámos a tenda e mesmo com o estado do tempo decidimos visitar a lagoa e o glaciar, na esperança que houvesse alguma aberta para ver o Cerro Torre, o que não se verificou, terminando o longo dia com mais de 25km.

Regressámos à tenda e chegou um vendaval impressionante... as árvores dobravam-se quase totalmente... tínhamos saído mesmo a tempo.

Para o jantar de véspera natalícia massa com soja e muito muito açúcar :) em forma de nutella, oreo e chocolate.

25/12/2013

Choveu durante a noite, dia e todo o caminho de volta a casa.

Regressados a casa havia um bom pedaço de leitão à nossa espera que tinha sobrado do jantar de natal da noite anterior. Tinham já partido algumas pessoas e chegado outras mais.

Pela noite houve oportunidade para ajudar a Flor na confecção de umas empanadas de carne.

26/12/2013

O tempo seguia mau mas como tínhamos decidido fazer dia de descanso por casa não havia grande problema.

Foi tarde de partilha e de cozinha: a Mónica ensinava a Flor (dona da casa) a fazer palmiers e o Nuno ajudava o Thiago com um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Preparando a grande caminhada que se adivinhava para o fim de ano no nosso regresso ao Chile, em Torres del Paine, fizemos também granola e pão para levar, ao mesmo tempo que provávamos as deliciosas empanadas da Flor.

Aproveitando uma ligeira melhoria do tempo, como agradecimento pela estadia o Christian (Nomada Urbano) começava a pintar a frente da casa enquanto cozinhávamos.

IMG_5612IMG_5616IMG_5641
19:35 Thiago e o seu primeiro bolo de cenoura (esq.), 19:47 Confecção de Palmiers (centro) e 21:15 Nomada pintando e prova dos palmiers (dir.)

À noite o prometido reencontro com Jesus... muitas e muitas histórias tem este senhor para contar. Não só da sua viagem mas também dos muitos anos de Chalten, de todos os trilhos que conhece por zona remotas e que se propôs a nos guiar pelos mesmos, infelizmente em datas que já não estaríamos. Haverá apenas uma solução: há que voltar a Chalten... e já estamos bem encaminhados para isso pois, segundo a lenda: “Quem prova calafate (tipo de mirtilo silvestre), sempre volta por mais” ... e já provámos, como tal só falta definir data de regresso. Em todo o caso foi um dos pontos mais altos da viagem, ficando muito por ver ...

 

De referir ainda que todos os locais por onde passámos estão dentro do Parque Nacional Los Glaciares cuja entrada é livre assim como os locais de camping. Mesmo não havendo entradas diretas de dinheiro, os trilhos estão muito bem marcados, limpos e cuidados, há muita informação e recuperação de zonas onde com o tempo foram criados caminhos secundários, há infraestruturas e guarda parques. Deste modo as pessoas terminam ficando muito mais tempo na vila gerando receitas para a mesma e de forma indireta para o parque, dando oportunidade a todos que o visitem.

27/12/2013

A ideia era sair cedo para conseguir uma boleia até Calafate (chegaram a contar-nos histórias de pessoas que tinham esperado 3 ou 4 dias por boleia, terminando saindo de autocarro) mas, entre trocas de contactos e despedidas já saímos depois das 13:00, confiantes mas preparados para a eventualidade de passar mais uma noite em Chalten...  bem, nem chegámos ao fim do povo onde iriamos pedir boleia e já estávamos numa carrinha em direção ao nosso destino.

IMG_565513:04 A despedida

Sem comentários: