quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

AS – 10/13 – Chile XVIII – Chile Chico

IMG_5065

800px-Flag_of_Chile.svg_thumb2_thumb[3]

Desde Caleta Tortel o destino seguinte seria Chaltén justo do outro lado da fronteira de Villa O`Higgins uns 130km a sul de Tortel, mas esta opção implicava apanhar um caríssimo barco de poucas horas até ao lado argentino, e caminhar 2 ou 3 dias com tudo às costas (4 mochilas carregadas), talvez apanhar outro barco que não passa todos os dias, caminhar mais 1 ou 2 dias e ter sorte de uma boleia até Chaltén... decidimos então passar por outra fronteira subindo um pouco até Chile Chico para visita a uma amiga e sua família, visita à Reserva Nacional Jeinimeni e ainda seria previsível chegarmos mais rápido.

14/12/2013

Tendo começado a pedir boleia muito tarde em Cochrane não seria fácil avançar muito no dia, no entanto tínhamos esperança chegar pelo menos ao cruzamento los Maitenes, onde consta o desvio da Ruta 7 até Chile Chico, ou seja pouco mais de 60km... nem isso conseguimos. Depois de algumas horas de espera levaram-nos por uns 40km até ao meio do nada, mas deixando-nos num refúgio de pastores que ainda fazem grandes travessias a cavalo com os seus animais, onde se aí tivéssemos de ficar a noite estaríamos abrigados... já de noite avançamos 10km mais até Puerto Bertrand e aí passámos a noite numa paragem de autocarros/refúgio.

15/12/2013

Ás 5:30 começaram a passar veículos por isso era hora de acordar... não foi fácil principalmente porque a nós se juntou uma pessoa mais pelo que, pensando que éramos 3 muitos, os carros nem paravam.

Apenas por volta do meio dia conseguimos boleia e por curiosidade com um senhor de Caleta Tortel que assistiu a nossa larga espera de 8 horas dois dias antes... de facto referiu que mais valia termos ficado por lá uns dias descansar que depois nos trairia.

IMG_491111:09 Pitio - Colaptes pitius (pica-pau) que alimentava as crias enquanto esperávamos boleia

Finalmente estávamos no Cruce Los Maitenes ao fim de apenas mais 12km. A sorte começou a melhor pois não esperamos muito para estar em nova carrinha, agora com 2 velhotes que seguiam (a passo de caracol) uma carrinha negra de vidros fumados que poucos minutos antes tinha passado por nos a grande velocidade... não conversámos muito nem percebemos que se tinha passado mas ao menos tínhamos avançado alguns quilómetros mais até Puerto Guadal.

Comemos algo e a boleia seguinte foi a perfeita... um casal de Argentinos em regresso de passeio de fim de semana que nos levou num carro sem tração as 4 rodas e muito baixo por 170km de pedra solta, parando para fotos em todos os lugares e miradouros.

IMG_4946IMG_4951IMG_4955
15:11 Rio (esq.),15:49 Limpando a estrada (centro) e 17:04 Miradouro (dir.)

Mais uma vez o mundo mostrou-se ser pequeno... num miradouro estava um senhor de alguma idade com a sua bicicleta tirando fotos com muitos turistas... ao fim alguém lhe pergunta o nome e ele responde Jesus... começamos a pensar para trás... fazia quase 1 ano e meio que nos cruzávamos em Cafayate com um casal de polacos dando a volta ao mundo em bicicleta que, entre muitas histórias, nos referiam ter ficado em casa de um senhor de Chaltén cujo sonho era ir até ao Alasca em bici... esse mesmo senhor lhes tinha escrito por essa data que o seu sonho se estava tornando realidade: tinha vendido tudo o que era seu e começado a pedalar... o seu nome Jesus. Era demasiada coincidência por isso fomos falar com ele... confirmou-se. Mais ainda, mandou-nos recado a uns amigos e vizinhos de Chalten sobre o seu regresso... eram precisamente as pessoas que nos iam receber.

Despedimo-nos e prometemos reencontrar-nos lá...

IMG_4975IMG_4983
17:25 Nós, Jesus e a nossa boleia (esq.) e 18:10 Mirador del Viento com vista para o Lago General Carrera (dir.)

Daqui ainda tivemos que sair do carro para tirar umas pedras que tinham caído na estrada e impediam a passagem e mais de 5 horas depois chegávamos a Chile Chico.

Procurámos a casa da nossa amiga Pamela, encontrámos mas infelizmente não nos iriamos cruzar pois só regressaria dos estudos universitários perto do Natal. A sua família recebeu-nos demasiadamente bem...

16/12/2013

Foi dia de descanso, preparação da nossa visita a reserva Nacional Jeinimeni (incluindo compra de equipamento de pesca) e retribuição da hospitalidade da família Quilodran com a confecção do almoço.

17/12/2013

Saímos bem cedo para conseguir boleia até ao parque, com algum trabalhador madrugador de uma fazenda... chegar um pouco antes das 8 não foi suficientemente cedo.

Esperámos bastante mas nada, por isso começámos a caminhar os 25km até ao primeiro destino do parque onde iriamos fazer um curto percurso a pé. Desde o início começou-nos a seguir um cão, foi então que parou uma carrinha, saltámos para a caixa, esta começou a andar e quando reparamos o cão também estava... não sabíamos que fazer... em todo o caso não avançámos muito e uns quilómetros depois voltamos a entrar num carro já sem o cão. Mesmo assim as 2 boleias que conseguimos apenas nos reduziram pouco mais de 4km. Infelizmente numa dessas duas ficou uma das nossas garrafas de água... resta dizer que a paisagem era quase desértica, o sol estava muito forte e só nos cruzamos com mais um carro em todo o percurso.

IMG_4988IMG_5003IMG_5004
11:28 Escaravelho (esq.), 11:47 Insecto (centro) e 13:34 Vista (dir.)

Perto do inicio do percurso montámos acampamento... o sol desgastou-nos tanto que o resto da tarde dormimos... acordamos para montar a tenda e comer algo e voltamos a dormir.

IMG_501018:21 Camping

Havia um ribeiro perto mas a água era tão escura que preferimos não tomar, só se fosse para cozinhar, em todo caso provavelmente seria mais saudável que muita que compramos ou que bebemos cheia de cloro.

O rio também passava perto mas tinha a mesma cor e além disso tinha muita corrente que impossibilitava qualquer tentativa de pesca.

18/12/2013

O primeiro objectivo do dia era encontrar água e conseguimos numa torneira de uma casa meia abandonada... depois de mais de um litro bebido e energias repostas começamos a caminhada.

Foi uma caminhada curta mas com muito que ver... vales, rochas e montanhas de muitas cores, esculpidos pela água e vento... ainda uma parede e uma gruta com pinturas rupestres... valeu muito o sofrimento do dia anterior.

IMG_5021IMG_5029IMG_5038
11:14 Formações Rochosas (esq.), 11:30 Formações Rochosas (centro) e 11:53 Piedra Clavada (dir.)

IMG_5041IMG_5056IMG_5065
11:57 Piedra Clavada (esq.), 12:32 Miradouro Portuzuelo (centro) e 13:05 Cueva de Las Manos (dir.)

IMG_5069IMG_5097IMG_5112
Valle Lunar: 13:10 (esq.), 13:44 (centro) e 14:00 (dir.)

O nosso objectivo inicial era seguir 30km mais adentro até à entrada oficial do parque onde poderíamos fazer mais algumas caminhadas e pescar em rios mais calmos e lagos mas, dada ausência quase total de veículos na estrada decidimos regressar a Chile Chico. Infelizmente parece que a única hipótese de chegar ao parque é gastar mais de 50euros por 57km de carro.

De volta a casa fizemos crepes para todos e preparar mochilas para seguir dia seguinte até Chaltén, ou algum lugar a meio caminho pois haviam mais de 600km pela frente...

Resta ainda dizer que Chile Chico é uma cidade bonita e bem organizada onde todas as árvores das ruas são de fruta dando um pouco mais de comida aos seus residentes e visitantes. Também de salientar a forma como resolveram o problema do lixo nas ruas... em vez que procurar o melhor lugar ou um desenho bonito para um caixote do lixo, foi-se um pouco mais a montante do problema e decidiu-se que não deveria haver nenhum caixote na rua, compensando isto com uma recolha eficiente pelas casas. Por fim de salientar a proibição em todas as lojas de fornecerem sacos de plástico aos clientes.

Sem comentários: