domingo, 8 de abril de 2012

América do Sul - Take 3/13 - Guiana

500px-Flag_of_Guyana.svg

2012/04/04

Após uma longa viagem de Paramaribo que incluiu 2 autocarros e um ferry para cruzar a fronteira, chegámos a Georgetown, capital da Guiana. Tínhamos algumas, senão muitas, espectativas no que poderíamos cá fazer, mas logo de início uma grande decepção... a cidade parece um esgoto e uma lixeira a céu aberto... mesmo junto a edifícios governamentais vê-se lixo em todo o lado e o cheiro a fossa é constante... e estamos na capital.

Tirámos poucas fotos e as que tirámos do lixo não são representativas da realidade pois não nos atrevemos a sacar da máquina em muitos dos sítios. Um dos quais corresponde às ruínas de um edifício comercial que deve ter ardido por completo poucos dias antes, onde se viam dezenas de pessoas a pilhar os escombros, retirando tudo o que se possa imaginar, e uns metros ao lado outros já vendendo os mesmos produtos chamuscados.

IMG_1474
2012-05-04 10:42 Centro de Georgetown

Deixadas as coisas, no hostel YWCA (não confundir com a música dos village people) mais barato da cidade (pela primeira vez não arranjámos sofá), fomos ao posto de informação turística mas as nossas piores espectativas confirmaram-se... há muito que fazer mas apenas inserido em tours que custam pelo menos 100€ por dia... há muito mais que fazer noutros países... fomos procurar uma agência de autocarros, para reservar bilhetes até à fronteira para o dia seguinte... optando pela P&B na Church Street (apontada pelo posto de turismo, uma vez que seguindo o Lonely planet fomos dar às ruínas de um edifício onde supostamente deveria funcionar a Intraserv, que não encontrámos em qualquer outro lugar).

Já tarde e dado o sentimento de insegurança, acabámos por jantar apenas umas sandes no hostel.

2012/04/05

Uma vez que tínhamos de esperar pelas 17:00 para apanhar o bus fomos visitar algumas das principais atrações turísticas da cidade, tentando minimizar um pouco o choque inicial... de facto existem algumas bonitas construções em madeira, tal como em Paramaribo. Mesmo assim, pelo que vimos, não parece que estes durem muitos anos pois estão muito degradados. Também é muito interessante a quantidade de vida selvagem na cidade, com preponderância para as aves: pelo menos 3 espécies de garças, outras tantas de águias, íbis e muitos outros. No entanto, presumimos que esta abundância se deve apenas ao lixo existente e aos canais de água semi estagnada, pejados de minúsculos peixes e mosquitos... até vimos um rato morto a boiar em frente aos correios.

Note-se que visitámos a cidade em dias normais mas, agora na Páscoa, são quatro dias seguidos sem trabalho, em que as pessoas não costumam cozinhar em casa e como tal, triplica a produção de lixo, com pouca ou nenhuma recolha... nem queremos imaginar como estará na Quarta de manhã.

IMG_1467IMG_1468
Mercado Stabroek 09:05 (esq.) e 09:07 (dir.)
IMG_1469IMG_1481
09:58 Catedral St George (esq.) e 13:47 Paços do Município (dir.)

O melhor do dia foi o almoço, muito barato por sinal (menos de 2 euros os dois)... peixe com molho de queijo e arroz de legumes... aproveitando a sorte com a comida comprámos para a viagem 3 diferentes empanadas: carne, queijo e ananás. Passámos nos correios onde comprámos o único postal de aspecto menos sofrível e fomos para um posto de internet antes de apanhar o autocarro 94. Este, não passava de uma carrinha de 9 lugares...

Das 17:00 esperámos até às 18:40 até sairmos. Esperava-nos uma viagem de 9 a 12 horas dependendo das condições da estrada. Em época de chuva aponta-se para as 12 horas, mas como não estamos nessa época demorámos... 15 horas.

2012/04/06

Parámos mais de 10 vezes tendo de sair do carro e mostrar o passaporte, ainda com uma viagem de ferry pelo meio, chegando finalmente a Lethem. Tinham-nos dito que estava toda a gente  a ir para lá pois haveria rodeo mas era apenas no dia seguinte por isso nada nos prendia... perguntámos como passar a fronteira mas as más informações custaram-nos algumas horas de tempo perdido...

Como curiosidade, durante a viagem de autocarro acabámos por passar pelo meio dos parques e reservas naturais que tínhamos de pagar balúrdios para visitar. Passámos zonas de selva e de savana.

IMG_1487IMG_1490IMG_1492
03:44 No ferry... (esq.), 07:07 Numa das muitas paragens ... (centro) e 07:42 Savana (dir.)

Desembarque de ferry

2 comentários:

Daniel Pinto disse...

Então pelo que contam não vale muito a pena passar pela Guiana...de qualquer modo o que é que vos falaram dos parques naturais? São interessantes? Pelo preço que comentaram....

Nuno Gonçalves disse...

Bem, nós até queríamos ir a pelo menos um parque, pelo menos à Kaeiteur Falls, que é consideráda a cascata mais alta do mundo num só degrau... mas os preços são impossíveis. Em todo o caso, tirando a cascata, tudo o que podes ver na Guiana, também podes ver na Guiana Francesa ou no Suriname...