Para não chegarmos lá com nova surpresa sobre o tempo antes de sairmos de casa (por volta das 16H00) imprimimos do Windguru a previsão. Quando lá chegámos comparámos com a que estava afixada e não correspondia… parece que imprimem uma folha às 8H00 e assumem aquilo para todo o dia sem fazer qualquer tipo de actualização. Em todo o caso disseram-nos que o tempo ia estar melhor que no dia anterior… parecia impossível mas se assim fosse, melhor.
Desta vez íamos tentar pela primeira vez a modalidade de subir num dia de tarde, ver o por-do-sol na cratera, dormir, ver o amanhecer e descer no dia seguinte. No grupo o Nuno fazia a sua 6ª subida, a Mónica a 4º e tínhamos 3 estreantes: Rui, Daniel e Xaninha.
Tínhamos avisado os nossos colegas que o nosso record tinha sido em 2009 com 2H30 de subida, passou a ser um valor a bater, mas como íamos com uma criança de 10 anos não havia muitas esperanças.
Ás 17:05 começámos a subida e a velocidade muito boa (a preparação na Graciosa, o facto de se caminhar de dia ao contrário das anteriores subidas e os novos marcos ajudaram muito), de tal modo que às 19:25 estávamos na cratera… novo RECORDE.
17:05 Início da Subida (esquerda), 19:26 Lajes do Pico (centro) e 19:29 Pico (direita)
Durante toda a subida não vimos uma nuvem que fosse que comprovava o facto do tempo estar melhor que no dia anterior, no entanto mal chegámos ao ponto mais alto de Portugal chegou um nevoeiro cerrado que nos dificultou a volta à cratera e ao buraco que tínhamos escolhido como guarita para passar a noite. Para juntar a isto a Mónica torceu o pé na descida do Piquinho.
O nevoeiro manteve-se até por volta da 1:00 quando já deitados de barriga para o ar pudemos apreciar um céu totalmente estrelado durante cerca de 2 horas através da nossa claraboia natural. Depois voltou o nevoeiro que se manteve durante o amanhecer (exceptuando algumas abertas muito fogazes) e toda a descida. Resumindo nada de vistas mas uma experiência nova que aconselhamos todos a fazer.
Pico: Arco-Íris na cratera 07:48 (esquerda) e 07:50 (direita)
07:54 O Grupo de caminhada (esquerda) e 07:57 “Gigante na cratera”(direita)
Recomendamos aos responsáveis da Casa da Montanha que actualizem com maior frequência as previsões do tempo e a todos o que vão subir que se informem antes de sair de casa.
Sem comentários:
Enviar um comentário