sábado, 27 de agosto de 2011

Açores – Faial, São Jorge, Pico e Graciosa

De volta aos Açores para mais uns dias de férias, desta vez com o intuito principal de conhecer uma nova ilha, a Graciosa. Para tal e de modo a gastar o mínimo possível decidimos viajar entre ilhas de barco, aproveitando os descontos do cartão Interjovem, assim como as carreiras regulares da AtlânticoLine, de forma a não nos cingirmos a visitar apenas uma ilha.

13-08-2011

Chegámos de manhã ao Faial onde apenas passaríamos um dia. Assim sendo não tínhamos muito tempo para caminhar, logo alugámos um carro para mostrar a ilha aos seus dois novos visitantes que nos acompanhavam.

Uma vez que a Caldeira aparentava ter muitas nuvens começámos por ir ao Monte da Guia e Praia de Porto Pim seguindo depois para o habitual Restaurante do Frank para degustar o famoso pito de churrasco com pão de alho.

Daqui seguimos para os Capelinhos onde o Interjovem começou a ser utilizado.

[35]_Capelinhos (640x427)1[46]_Capelinhos (640x427)1[51]_Capelinhos (640x427)1
Capelinhos: 16:24 (esquerda), 16:48 (centro) e 17:03 (direita)

Como previsto a nebulosidade levantou e quando chegámos à Caldeira estava descoberta.

[74]_Caldeira (640x427)1[70]_Caldeira_-_Pico (640x427)1[77]_Caldeira_-_Pico (640x427)1
18:15 Caldeira e Vista para o Pico da Caldeira 18:12 (centro) e 18:21 (direita)

Antes que escurecesse fomos ainda à praia de Almoxarife para um banho e montar a tenda no parque de campismo.

14e15-08-2011

Acordámos muito cedo para apanhar o barco para São Jorge onde estaríamos 2 dias e meio.

Repetimos o feito do ano anterior fazendo o PR1SJO: Serra do Topo-Fajã de Santo Cristo-Fajã dos Cubres em dois dias com acampamento junto à Igreja da Fajã de Santo Cristo.

Da Fajã dos Cubres fomos de boleia em boleia até chegar às Velas, com visitas pelo meio:

1- Fajã dos Cubres-Norte Pequeno
2- Norte Pequeno-Norte Grande
3- Norte Grande-Fajã do Ouvidor

[17]_Faja_Ouvidor_-_Piscinas_Naturais (640x427)1  [06]_Faja_Ouvidor_-_Piscinas_Naturais2
Piscinas naturais na Fajã do Ouvidor: 12:49 “Calçada dos Gigantes” :) (esquerda) e12:52 (direita)

4- Fajã do Ouvidor-Norte Grande
5- Norte Grande-Velas (curiosamente com as mesmas pessoas da boleia 3)

Nas Velas fomos para o Parque de Campismo montar as tendas, fazer e comer o jantar e dormir ao som das cagarras.

16-08-2011

Com a manhã livre antes do barco para a Graciosa fomos a pé até ao topo do Morro Grande junto ao parque de campismo.

[04]_Moinho1  [09]_Morro1
Morro Grande: 8:40 Ruínas de Moinho (esquerda) e 8:57 Falésia (direita)

Seguimos então para a Graciosa no nosso Conhecido Express Santorini que continua “provisoriamente emprestado” à AtlânticoLine.

Já na Graciosa fomos conhecer a Vila da Praia, a sua praia, montar acampamento no Parque do Pinheiro junto ao início do PR1GRA Praia-Serra Branca que fizemos no dia seguinte.

17-08-2011

Como referido acima o nosso objectivo do dia era fazer o PR1GRA Praia-Serra Branca.

No fim deste percurso o objectivo era ir andando e apanhar boleias até o Carapacho onde iríamos acampar, parando pelo meio em alguns pontos de interesse e no Parque do Pinheiro para buscar as nossas coisas. Infelizmente, ou não, a afluência de veículos é muito diminuta e desde a Praia até ao Pinheiro fizemos quase tudo a pé. Parámos no farol de Ponta da Barca e Ilhéu da Baleia, passámos no parque de campismo do Barro Vermelho e Santa Cruz.

[07]_Farol_Ponta_da_Barca (640x427)1[11]_Ilheu_da_Baleia (640x427)1
14:59 Farol de Ponta da Barca (esquerda) 15:02 Ilhéu da Baleia (direita)
[22]_Santa_Cruz_-_Igreja_da_Misericordia (427x640)1[21]_Santa_Cruz (427x640)1[24]_Santa_Cruz (640x427)1
Santa Cruz: 16:30 Igreja da Misericórdia (esquerda), 16:39 Jardim (centro) e 16:42 Moinho Tradicional da Graciosa (direita)

18-08-2011

No nosso terceiro dia na Graciosa tínhamos como objectivo fazer os restantes dois percursos marcados: PR2GRA Caldeira e PR3GRA Baía da Folga. Ao primeiro prendíamos fazer umas alterações para fazer apenas meia volta mas descer a pé até ao Farol e Miradouro da Ponta da Restinga e depois Carapacho.

[67]_Ilheu_de_Baixo_Terceira_e_Sao_Jorge (640x427)1
Ponta da Restinga com vista para Ilhéu de Baixo, São Jorge e Terceira

19-08-2011

Tínhamos até às 17H00 para fazer algo antes de seguir para o Pico, por isso decidimos andar à boleia até Santa Cruz para visitar alguns dos pontos turísticos em falta. Deixámos primeiro a nossa bagagem na Praia.

[01]_Praia_-_Moinho (427x640)1
12:43 Vila da Praia: Moinho Tradicional da Graciosa
[11]_Santa_Cruz (640x427)1[26]_Santa_Cruz_-_Ermida_de_Nossa_Senhora_da_Ajuda (640x427)1[27]_Santa_Cruz (640x427)1
14:21 Campos de Cultivo (esquerda), 14:42 Ermida de Nossa Senhora da Ajuda (centro) e 14:43 Vista do Morro da Senhora da Ajuda para Santa Cruz (direita)

Por último não podíamos deixar a Graciosa sem comprar as fantásticas e docíssimas Queijadas da Graciosa e duas daquelas meloas que tanto nos alimentaram ao longo destes dias (serviu muitas vezes como sobremesa e refresco contra o muito calor que sentimos).

[06]_Graciosa (640x427)1[08]_Pico_e_Sao_Jorge (640x427)1
17:58 Graciosa (esquerda) e 16:39 Pico por trás de São Jorge (direita)

[14]_Sao_Jorge_-_Ponta_dos_Rosais (640x427)1[22]_Sao_Jorge_-_Ponta_dos_Rosais (640x427)1
São Jorge:Ponta dos Rosais 19:13 (esquerda) e 19:18 (direita)

22-08-2011

Dia de subir o pico… infelizmente não o fizemos por recomendação de quem estava na Casa da Montanha, pois, iria fazer um temporal, apontando para uma folha fixada na parede com a previsão do Windguru, situação corroborada por um guia que chegava lá do cimo acabando um trabalho e dizendo que não ia trabalhar no dia seguinte devido ao mau tempo… não houve qualquer temporal e perdemos a melhor oportunidade que tivemos nos Açores… a noite esteve fantástica e mesmo às 2:00 se conseguia ver a silhueta da montanha totalmente livre de nuvens. Em todo o caso tínhamos telefonado ao início da tarde a saber das condições e tinha-nos sido dito (por outra pessoa) que estava e ia estar bom tempo. Do mesmo modo os valores de precipitação apresentados na folha que nos davam como prova não pareciam ser assim tão graves. Quanto ao guia achamos basicamente que queria que fossemos com ele para ganhar mais uns trocos (não são poucos).

Acabámos por apenas ir visitar mais uma vez a Furna de Frei Matias, um túnel de lava do qual já fizemos referência anteriormente.

[02]_Furna_Frei_Matias (640x427)1[09]_Pico (640x427)1
19:54 Furna de Frei Matias (esquerda) e 20:41 Pico (direita)

23e24-08-2011

Estávamos na véspera da partida dos nossos colegas e portanto era a última oportunidade para subir o Pico. Desta vez e depois do fiasco dos conselhos que nos deram na casa da montanha, mesmo que fizesse mau tempo… íamos subir.

26-08-2011

Neste dia saímos para conhecer mais um dos novos percursos marcados da Ilha do Pico: PR13PIC Lagoa do Capitão

Links deste post para outros posts relacionados com esta viagem: