sábado, 28 de fevereiro de 2015

Furna da Sapateira e Gruta da Agostinha

Nos últimos tempos tivemos a oportunidade de conhecer mais duas das muitas cavidades vulcânicas da ilha do Pico, a Furna da Sapateira e a Gruta da Agostinha, revisitando mais uma vez a Furna de Frei Matias.

Muito já nos tinham falado e bastante já tínhamos lido sobre a Furna da Sapateira, nomeadamente que se localizava perto da nossa casa, no entanto não pensávamos que fosse tão perto. Em todo o caso foi necessário que um casal de Holandeses nos mostrasse que a menos de 1km de casa estava uma cavidade vulcânica que podíamos visitar, mais ou menos a meio do caminho entre Calhau e Baixa, bastando seguir o desvio marcado com uma seta vermelha no asfalto.

Não apresenta muitas formações rochosas singulares como estalactites e estalagmites e consta apenas de 3 galerias com aproximadamente 70m na totalidade, no entanto a entrada apertada para o interior da terra e as cortinas de raízes que descem desde o tecto até ao chão na última galeria, valem a visita. Para quem conhece o geocatching a gruta apresenta ainda algumas surpresas, nomeadamente um resumo histórico sobre uma anterior utilização da mesma, que não podemos contar aqui… Em todo o caso muito interessante  a iniciativa dos atuais donos do terreno por onde se acede.

Depois da primeira visita no início do mês de Fevereiro, já lá voltámos mais duas vezes para mostrá-la aos nossos voluntários.

IMG_5802IMG_5898 (2)IMG_5904
Furna da Sapateira

No último dia do mês de Fevereiro, por iniciativa do Geoparque Açores tivemos mais uma oportunidade de conhecer uma nova Gruta, a Furna da Agostinha, localizada bem perto do Aeroporto. Visitámos um pouco mais de 200 metros de uma cavidade que terá tido mais de um quilómetro, mas que devido a aluimentos apresenta atualmente 3 troços independentes com menos de 300 metros cada. É bastante ampla e facilmente visitável apresentando uma grande biodiversidade de microrganismos.

Esta visita não serviu apenas para aprendermos de geologia e espeleologia mas também como aula de fotografia, tendo sido mostradas algumas técnicas de como fotografar dentro de grutas. Preferimos apreciar a envolvente e tentar absorver o máximo de informação para podermos aplicar e tentar fotografar esta e outras cavidades com mais calma, noutras visitas futuras, já que desta vez não o fizemos.

Pelo meio ainda revisitamos a Furna de Frei Matias, agora sim com algumas fotos para mostrar…

IMG_5751IMG_5755IMG_5757
Furna de Frei Matias

Sem comentários: