domingo, 26 de outubro de 2014

Pico: PR7PIC – Caminho das Voltas

Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)

“Ilha: Pico; Dificuldade: Fácil; Extensão: 6,3 Km; Tempo: 2h 00m; Tipo: Linear

Esta pequena rota linear inicia-se junto ao miradouro da Terra Alta, localizado entre as Freguesias da Ribeirinha e de Santo Amaro e termina no centro de Santo Amaro. Começamos a descer por um caminho de pé posto, através de uma mata onde o incenso é a espécie predominante. Ao longo do caminho vamos encontrando vestígios de currais de vinhas e pequenas pontes em pedra talhada que nos indicam a importância deste caminho que, outrora, constituía a principal via de ligação à Ponta da Ilha.

Saindo desta floresta, entramos agora numa zona de pequenos campos agrícolas, cada vez mais dominados pela típica viticultura de pequena escala da ilha do Pico. Nesta zona, à esquerda, irá encontrar uma casa abandonada que, em tempos, foi uma pequena fábrica de manteiga local que ainda conserva no seu interior os equipamentos de fabrico.

Ao aproximarmo-nos da zona costeira, fazemos um pequeno desvio à Baía do Canto, uma pequena zona de lazer junto ao mar, envolta em adegas locais. Voltando ao caminho principal, seguimos sempre perto da costa através de uma estrada de alcatrão, em direcção ao centro de Santo Amaro. Passamos ainda pelo Parque da Furada, uma zona de piqueniques e, já em Santo Amaro, o antigo centro de construção naval do arquipélago, poderá visitar o Museu Marítimo de Construção Naval e a Escola de Artesanato. Consulte o mapa do percurso pedestre e faça download do trilho GPS.Direitos de Autor: Gerbrand Michielsen” retirado de http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/pico/caminho-das-voltas, onde também consta para download o mapa do mesmo em carta militar e o ficheiro para gps.

Mais uma vez o Couchsurfing foi o mote para uma caminhada, outro dos trilhos do Pico que ainda não conhecíamos. A organização ficou a cargo do nosso amigo José Castro que propôs o evento perto de uma das suas localidades da ilha favoritas, Santo Amaro. Juntaram-se 7 pessoas com estatuto de moradores no Pico e representantes do Grupo de Couchsurfing da Ilha do Pico mas apenas um Picaroto, o Nuno.

A caminhada é bastante curta e fácil, sempre a descer desde  o miradouro da Terralta no nosso caso ainda mais curta pois apenas percorremos o tramo não asfaltado. Em todo o caso passa-se por zonas bastante bonitas de floresta e com vista para São Jorge.

10671473_10205125350074072_8057662477655176633_nIMG_4679
Os 7 participantes, foto de Joana Fraga (esq.) e Ribeira (dir.)
IMG_4686IMG_4683
Costa Norte da Ilha (esq.) e São Jorge (dir.)


Pelo caminho apanhámos algumas castanhas que se assaram em fogueira improvisada em cima de uma telha e se comeram enquanto esperávamos que a cozinha da pizzaria da Prainha abrisse. Comidas as castanhas seguimos para o jantar onde combinamos o evento seguinte… prevê-se nova caminhada para Dezembro, com início quase no mesmo local mas seguindo para Este pelo trilho das Nove Canadas da Ribeirinha PR18PIC.

Sem comentários: