terça-feira, 7 de outubro de 2014

A caminhar por… São Miguel

É a maior ilha dos Açores, a que tem mais trilhos para fazer e uma das menos conhecidas por nós… até agora. Aproveitámos a nossa viagem para participar no programa televisivo Atlântida, para fazer o que mais gostamos… conhecer os lugares a pé. Havia muito que fazer, passámos 5 dias a correr, fizemos muito, mas ficou por fazer muito mais.

Por sorte tínhamos amigos e fizemos novos que nos foram guiando ao longo dos dias pelas belezas da ilha verde.

03-10-2014 PR27SMI Praia da Viola + PRC35SMI Moinhos da Ribeira Funda

Tínhamos reunião marcada para a tarde mas aproveitámos a manhã e o bom serviço de transportes públicos de São Miguel para dar um passeio até à Maia, seguindo a sugestão da nossa amiga Ana e juntando dois percursos: Praia da Viola e Moinhos da Ribeira Funda.

Saímos de casa pelas 6:15 para apanhar o autocarro das 6:45 com um motorista bastante simpático.

Ás 7:45 já estávamos a pé, em busca do início do percurso. Tínhamos a indicação da nossa amiga mas seguimos o trilho que tínhamos no GPS que nos levou a uma subida desnecessária por estrada até ao que parece ser o antigo local de início… decidimos então que ao regresso seguiríamos pelo outro traçado, rente à costa.

Fomos caminhando calmamente por um trilho fácil, por entre muitas groselheiras repletas de fruto até chegar às Azenhas do Nateiro. Descemos à praia da Viola, que tivemos de cruzar rapidamente para que uma onda não nos levasse e subimos pelo caminho das Azenhas da Ribeira Funda, terminando o PR27SMI.

Maia (esq.) e Groselhas (dir.)
Azenhas do Nateiro
IMG_4356IMG_4361IMG_4371IMG_4379
Praia da Viola (esq. e centro esq.) e Azenhas da Viola (centro dir. e dir.)

Em vez de fazer todo o percurso até à Lomba da Maia, seguimos pela estrada até que, talvez pela construção de umas novas instalações sanitárias públicas e um parque de merendas e estacionamento, não nos foi muito fácil comparar a realidade existente com a carta militar e encontrar o caminho que nos faria a ligação ao PRC35SMI, com o objectivo de visitar mais alguns moinhos. Lá o encontramos e seguimos diretos á ribeira funda, cruzada a ribeira fizemos a pequena volta no sentido dos ponteiros do relógio, com uma considerável subida inicial e, já perto do fim, uma zona muito agradável com muitos moinhos (moinhos do Crim e outros), onde parámos para lanchar/almoçar incluindo na ementa alguns araçás vermelhos que se podia encontrar.

Ribeira Funda
Costa Norte (esq.) e Moinhos do Crim (dir.)

Havia então que fazer todo o percurso de regresso à Maia, de modo a apanhar o autocarro das 12:45. Apoiando-nos no mapa conseguimos reduzir um pouco no trajeto, não descendo à praia da viola pelas azenhas o que nos deu tempo para fazer a descida final pelo novo caminho marcado até ao Porto da Maia. Acabámos por chegar tão cedo que tivemos de esperar mais de meia hora pelo transporte de regresso a Ponta Delgada.

04-10-2014

Foi um dia entre amigos com um pequeno intervalo pelo meio para ir à televisão, participar em direto no Programa Atlântida da RTP Açores:

10720717_861227527231184_86539971_oPrograma Atlântida

05-10-2014 Furnas

Estivemos a cargo da nossa amiga Ana, uma das grandes responsáveis pelo nosso gosto pelas caminhadas e viagens… não podíamos estar em melhores “mãos”, pessoa da terra, com muitos anos e quilómetros de passeios por São Miguel.

Primeiro visitámos a interessante e singular a nível europeu, fábrica de chá da Gorreana, depois fomos até às Furnas, comemos o tradicional e caseiro bolo lêvedo e começámos a caminhar fazendo um trajeto circular que englobou o  PR22SMI Pico do Ferro–Caldeiras da Lagoa das Furnas e parte do PRC6SMI Furnas. Começámos junto ao campo de futebol, subindo em direção à Lagoa e respectivas caldeiras. Aqui almoçámos e seguimos subindo, com maior pendente, por um bonito  bosque até ao miradouro do Pico do Ferro, com uma bela vista para a Lagoa das Furnas.

Miradouro de Santa Iria (esq.), Fábrica de Chá Gorreana (centro) e Plantação de Chá (dir.)
IMG_4446IMG_4447IMG_4460IMG_4462
Bosque (esq.) Acesso à Lagoa das Furnas (centro esq.) e Caldeiras (centro dir. e dir.)
IMG_4466IMG_4472IMG_4475IMG_4477
Bosque
Lagoa das Furnas
Furnas (esq.) e Descida Final (dir.)

Descemos de volta ao carro e dirigimo-nos à Poça da Dona Beija para uns banhos de água termal. Para terminar o dia uma deliciosa pizza no café 3 bicas mas antes uma curta passagem por mais algumas caldeiras e prova da água azeda.

Caldeiras

06-10-2014 Lagoa do Congro + PR32SMI Monte Escuro–Vila Franca do Campo

Foi dia dedicado a alargar a nossa rede de contactos de permacultura mas não só… Saímos de casa antes das 7:00 para apanhar o autocarro para Vila Franca a fim de nos encontrarmos com a nossa nova amiga Ana. Conhecemos o seu terreno e seus projetos, almoçámos juntos e a tarde foi dedicada ao passeio… primeiro descemos até à praia e depois saímos em direção ao Monte Escuro para nova caminhada. Primeiro um desvio para a bonita lagoa do Congro, depois um par de quilómetros pelo terreno florestal do pai da Ana e por fim, já perto das 16H30 começámos o trilho PR32SMI Monte Escuro–Vila Franca do Campo. Já era bastante tarde, fazia frio e bastante nevoeiro pelo que, sem prejuízo de perdermos grandes vistas, não fizemos o desvio ao Pico da Vela e terminámos o percurso junto da Ermida da Nossa Senhora da Paz, encurtando bastante os 13km do percurso.

Lagoa do Congro

Na zona alta não vimos muito mais que nevoeiro lamentando principalmente não termos visto a Lagoa do Fogo. Baixando a cota da neblina conseguimos ver Vila Franca e o seu curioso ilhéu  e pelo caminho fomos provando amoras, groselhas, uvas da serra e algumas plantas comestíveis que a Ana conhecia.

Feto Arbóreo - Cyathea medullaris (esq. e centro) e Finalmente abaixo do nevoeiro (dir.)
Caminho (esq.), Vila Franca do Campo (centro) e Ermida de Nossa Senhora da Paz (dir.)

Note-se que este trilho encontra-se fechado, no entanto não tivemos qualquer dificuldade em fazê-lo ou de seguir as marcas existentes.

Já era tarde mas ainda houve tempo de passar pela fábrica das famosas e deliciosas queijadas da Vila.

07-10-2014 Lagoa do Fogo

Tínhamos voo de regresso ao Pico marcado para o inicio da tarde pelo que ainda havia tempo para fazer algo pela manhã. O tempo parecia não ter melhorado mas entre as 7 cidades que já conhecíamos e a Lagoa do Fogo arriscámos, e bem, pela segunda. Havia bastante nevoeiro mas, mal chegámos ao miradouro limpou tudo e só de lá saímos quando este regressou.

Lagoa do Fogo

Daqui fomos quase diretos para o aeroporto.

Foram poucos dias mas muito intensos, conseguimos visitar muitos lugares e caminhar bastante mas ficou muitíssimo por fazer…