domingo, 17 de novembro de 2013

AS – 10/13 – Chile IX – Parque Nacional La Campana: Palmas de Ocoa

IMG_2458

800px-Flag_of_Chile.svg_thumb3_thumb

Justamente quando tínhamos decidido sair de El Manzano vinha fim de semana largo e com isto subida exponencial dos preços dos autocarro... resultado: decidimos adiar uma semana mais e com isto foram surgindo propostas para nos entretermos. Primeiro convidaram-nos a passar uns dias em Quilpue, aproveitando para rever a nossa amiga Carolina, depois, já que passaríamos por Santiago e estaria a decorrer um curso de permacultura, convidaram-nos a dar a aula de construção natural e energia.

Saímos de El Manzano dia 30 de Outubro, pela tarde e noite demos a aula em Santiago na casa de verão do antigo ditador Pinochet, onde reencontrámos vários amigos que não víamos há mais de 2 meses. No dia seguinte seguimos para Quilpue onde ficámos vários dias basicamente a descansar e comer.

04/11/2013

Foi dia de acordar cedo para ir à Reserva Nacional La Campana, mais concretamente na zona de Palmas de Ocoa, para conhecer a rara e endémica palma chilena (Jubaea chilensis).

Esta palmeira, além de exclusiva do Chile, tem como particularidades o seu grande porte, mas este é conseguido através de um crescimento bastante lento. Do mesmo modo atinge a maturidade apenas depois dos 80 anos, altura em que que se verifica um estreitamento do tronco e começa a produção de côco. Embora o sabor seja exatamente igual ao do coco que conhecemos, o fruto desta palmeira parece uma miniatura com apenas 1cm de raio.

IMG_2426IMG_2427IMG_2444IMG_2445
Palma Chilena (Jubaea chilensis)

IMG_2295IMG_2305IMG_2307IMG_2460
Palma Chilena (Jubaea chilensis)

Foi um passeio distinto sendo os participantes 3 adultos e 3 miúdos com menos de 6 anos (5, 3 e 6 meses). Como tal estariam excluídos grandes percursos. Em todo o caso a ideia era caminhar algo.

Chegados ao parque primeiro havia que preparar toda a logística para os meninos. Passada esta fase, começámos a caminhar e ao final de 100 metros o bebé chorava com fome e o Tin não queria caminhar porque tinha um espinho na mão.

Resolvido o imbróglio conseguimos terminar antes do almoço o percurso Sendero El Quillay com aproximadamente 1km.

Fizemos pic-nic e antes de partir para novo mini percurso o pequeno Valentim deu as suas primeiras pedaladas sozinho, acompanhando o seu primo Anaru que o tinha conseguido umas semanas antes.

Pela tarde, enquanto os restantes saíram para o Sendero Palmalillo de 700m o Nuno saiu correndo para fazer o Sendero La Cabra (1,5km) e o Miradouro El Almasijo e apanhar os restantes no regresso.

Além da Palma Chilena conhecemos mais algumas espécies locais como: o cacto Quisco Chileno (Echinopsis chiloensis), Espino (acacia caven), Colliguay (Colliguaja salicifolia), Chagual (puya), Salvia Macho (Colliguaja salicifolia).

IMG_2417IMG_2471IMG_2485IMG_2490
Quisco Chileno (Echinopsis chiloensis)

IMG_2479IMG_2418IMG_2420
Chagual

No que toca a animais vimos e ouvimos muitos pássaros, 2 tipos de lagarto e Degus (Octodon degus), algo entre um hamster e um esquilo.

IMG_2316IMG_2347IMG_2405
Lagartixa (esq.), Lagarto (centro) e Pássaro (dir.)

IMG_2507 
Degu (Octodon degus)

Aqui ficam os traçados dos percursos feitos:

Sem comentários: