segunda-feira, 25 de junho de 2012

AS - 6/13 - Equador V - A trabalhar por Tumbaco II

800px-Flag_of_Ecuador.svg_thumb2_thu_thumb

2012/06/11

Fim de semana bem passado por isso acordámos fresquíssimos para trabalhar... bem, algo terá corrido mal e ainda estávamos pior que antes de ir de fim de semana.

Para juntar à festa só teríamos boleia até meio do percurso, fazendo todo o restante a pé.

Chegados obra, não éramos os únicos em mau estado, o fim de semana e talvez a festa da vitória do Equador frente à Colômbia tinha deixado 4 baixas nos obreiros estando o grupo reduzido a metade (viemos a saber que é normal apanhar-se a bebedeira no Domingo e depois... não se trabalha segunda). As pernas, os braços e as costas doíam, as pás, mesmo vazias, pesavam e durante toda a manhã, não fizemos mais que tornar maleável uma dose de cob já feita, que tinha secado durante o fim de semana antes de ser colocado. Nem a dose de proteína contida num ovo cozido que nos foi oferecido a meio da manhã, nos valeu.

Já não tendo a companhia dos franceses para almoçar decidimos comer com os restantes trabalhadores.

Por sorte não tínhamos de cozinhar pois a Cecilia fez-nos uma deliciosa massa com legumes e com o verdadeiro queijo parmesão, vindo de Itália.

 2012/06/12

Pela manhã fomos acompanhar o Rumi á escolinha, parando no caminho para comprar peixe fresco... 1kg de corvina.

Continuávamos doridos mas sempre conseguimos trabalhar um pouco mais, infelizmente mais do mesmo. Chegou-se a uma fase em que todo o dia é ocupado com o fazer e colocar do cob.

IMG_8269IMG_8272IMG_8273
Pormenores da obra: Cob e mais cob

Visão geral da obra

Tentando reduzir um pouco o esforço, mas principalmente o tempo e distância percorrida até casa, na noite anterior tínhamos procurado no Google Earth uma alternativa ao nosso percurso habitual (uma redução de apenas 300 metros mas melhor que nada). Assim sendo pusemo-lo em prática... ou não, pois nos enganámos entrando num caminho sem saída.

Ao fim do dia fomos às compras para a semana e aproveitando o dia de peixe fizemos corvina assada com batatas e arroz (para 4 refeições, portanto até ao almoço de quinta) e um bolo de chocolate para oferecer à Cecilia que tinha feito anos no Domingo 10 de Junho, dia de Portugal.

2012/06/13

Voltámos a ter boleia completa assim como forças para trabalhar mas todo o dia foi dedicado mais uma vez à morosa tarefa de fazer e colocar cob. Ao fim do dia e depois de muito trabalho parece não se ver grande evolução... embora ela exista...

Tentámos novamente a alternativa ao percurso, agora com sucesso. O novo traçado é sempre a descer por isso conseguimos poupar, pelo menos as pernas.

Em casa o Francesco começava as suas experiências com argila para dar a coloração final e natural à casa. Argila esta que tem recolhido pelos vários locais por onde passa.

À noite chegaram o Maxime e a Sophie de Otavalo e do cume do monte Cotopaxi. Estes tinham saído Sábado e para alguma preocupação nossa não tinham voltado a casa entre os dois destinos (como seria seu objetivo inicial).

2012/06/14

No trabalho mais do mesmo e de volta a casa novas experiências para a coloração da casa.

Como era a despedida dos franceses, agora a sério, fizemos leite creme e o jantar, feito por estes foi uma mistura entre omelete e tortilla.

IMG_8248IMG_8263
Despedida da Sophie e do Maxime: Jantar de Quinta com o nosso leite creme (esq.) e Partida na Sexta com o Francesco e a Cecilia (dir.)

2012/06/15

No trabalho fomos convidados para jogar Equavolei, uma espécie de vólei com equipas de 3 e com uma rede muito estreita. Como tal ficámos a trabalhar até ao fim do dia para ir com os restantes trabalhadores... chegados ao campo estes foram informados que o mestre de obras não viria e como tal não teria sido feita reserva do campo logo, jogo cancelado.

 IMG_8280IMG_8284IMG_8287
Construção em bareke - Estrutura de madeira com laterais de guadua e enchimento de mistura similar ao cob - na qual ainda não tivemos oportunidade de participar (esq. e centro) e Também aqui já espalhámos o vício do monopólio... (dir.)

Combinámos também encontrar-nos no Domingo para um jogo de futebol feminino em que a Mónica iria participar.

Nesta semana também provámos cana de açúcar, guaba (parecem espigas de feijão mas come-se apenas a polpa branca entre os “feijões” e a casca) e limões (sim cá come-se limões como se fosse laranja mas, para reduzir a acidez põe-se o habitual açúcar...NÃO... SAL), tudo coisas que crescem nos terrenos adjacentes à obra.

Para concluir, se na semana passada tinham sido devorados 2,5kg de aveia por 4 pessoas, esta semana a mesma quantidade desapareceu apenas à nossa custa...

IMG_7890IMG_8247IMG_8279
Evolução da obra: Início da Semana - 2012-06-11 (igual ao fim da semana anterior) (esq.), 2012-06-13 (centro) e fim da semana - 2012-06-15 (dir.)

2 comentários:

luis afonso disse...

Contente por vos saber bem e estou a curtir a barba do nuno...ehehehe

Nuno Gonçalves disse...

Olá Luís,
Também gostamos do facto de estares a acompanhar o nosso blog...
Por aí tudo bem?
Quanto à barba... isto vai crescendo.
Abraço e Beijo