quarta-feira, 21 de março de 2012

América do Sul - Take 1/13 - Guiana Francesa - Parte II

800px-Flag_of_French_Guiana.svg

Neste fim de semana estava previsto uma saída com os nossos hospedeiros, no entanto, por razões alheias a nós não foi possível. Tivemos portanto de redesenhar o nosso plano, não só para o fim de semana mas também para os dias seguintes.

Convém dizer também que é a época das chuvas e, embora tenhamos tido sorte nos primeiros dias o diluvio fez-se sentir nos dias 16 e 17. Várias foram as molhas apanhadas, mas a esta temperatura a roupa seca 10 minutos depois da chuva parar (até soube bem).

2012/03/17

Sábado é dia de mercado em Cayenne e lá fomos para pelo menos provar dos diferentes frutos e legumes locais ou de lugares próximos (alguns já aparecem nos nossos supermercados mas a preços proibitivos). Como resultado da nossa ida ao mercado obtivemos a compra de banana (se as da Madeira e Açores, sim porque também as há lá e bem boas, são pequenas, estas tem 1/3 do tamanho), banana bacove (tamanho normal mas formato não tão cilindrico de sabor mais ácido), maracudja (maracujá enorme de casca verde), granadilha (maracujá enorme de casca laranja), ramboutan (com interior semelhante a lichias) + abricot pays (não se assemelha a nada que haja em Portugal mas já tínhamos provado no Peru algo muito semelhante ao que chamavam Mamei: sabe a uma mistura de manga com banana).

IMG_9849IMG_9852IMG_9856
13:22 Especiarias no mercado (esq.), 13:27 Chuvada (centro) e 15:44 Resultado da ida ao mercado ...conseguem identificar??? (dir.)

Depois do mercado passámos pelo mesmo restaurante que tinhamos comido na Quinta-feira, e desta vez provámos Poulet Boucane avec Cra-manioc Frite (frango fumado acompanhado com uma mistura de legumes e mandioca frita, como batata frita), muito bom!!! Mais uma vez uma dose foi mais que suficiente para os dois.

Ao fim da tarde fomos fazer uma pequena caminhada pela praia e mangais: Sentier des Salines com aproximadamente 2,5km

Depois de dois dias com a cozinha a nosso cargo, à hora do jantar, e aproveitando a ida ao mercado, provámos algumas iguarias locais, nomeadamente Pimentade (basicamente uma caldeirada de peixe com muito limão) acompanhada de arroz e couac (farinha de mandioca local) e para sobremesa doce de Cupuaçu (fruto da familia do cacau)... estava tudo delicioso.

2012/03/18

Acordámos bem cedo para fazer uma caminhada debaixo de sol intenso e temperaturas elevadas (teria sabido bem uma chuvada).

É impressionante a quantidade e variedade de artropodes (insectos, aranhas e afins) no local assim como o facto de em 5 minutos podemos passar de praia de areia para selva ou para zona de mangal.

IMG_9907IMG_9916IMG_0018
10:12 Libélula (esq.), 10:17 Rã (centro) e 15:47 Libélula (dir.)

IMG_9948IMG_9954IMG_9958
11:33 Praia (esq.), 11:37 Caravela Portuguesa (centro) e 11:39 Caranguejo (dir.)

IMG_0032
16:03 Mangais

Pelo jantar mais uma vez os nossos anfitriões apresentaram-nos uma comida mais light á base de salada de diversos legumes e para compensar comemos como sobremesa um bolo de giromon (espécie de abóbora), cenoura e amêndoa.

PS: Não sabemos se é costume cá mas, desde o primeiro dia, só ontem, e porque estivemos na selva das 5:00 às 19:30, não encontrámos dinheiro no chão. Hoje compensou o dia em branco, tendo sido recolhidas 3 moedas. São das pretas mas ao fim de seis meses dará uns almoços: Ganho total até hoje (dia 20 de Março) 27 cêntimos em 8 moedas.

2 comentários:

Daniel disse...

E impressionante a quantidade de animais que puderam fotografar...
Contem um pouco mais sobre o vosso dia a dia...donde estão a dormir?
Vão explorar a selva?
Abraço e forca!

Nuno Gonçalves disse...

Onde estamos a dormir já é saber demais :)
Quanto à selva estivemos ontem dia 19 e vamos estar agora mais 2 dias:21 e 22, em trabalho voluntário relacionado com o Cock of the Rock (Rupicola rupicola). Já os tivemos oportunidade de ver e o próximo post (parte III) será sobre estes dias.

Abraço