domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vieira do Minho: Aldeia de Agra – Serra da Cabreira

Embora fosse bastante curto e já o tivéssemos realizado apenas um mês antes, este foi um passeio bastante importante para nós. Pela primeira vez conseguimos juntar família, amigos da faculdade, do futebol e do trabalho num só convívio e caminhar com os mesmos. Haviam em todo o caso razões fortes para que muitos tenham comparecido, principalmente pelo facto de terem sido convocados para o convívio de despedida antes da nossa grande viagem para a América do Sul.

Depois de um grande jantar na noite anterior e dormida na gigante Casa dos Martinhos acordámos bem cedo para fazer um pequeno passeio. Como éramos muitos, até que todos estivessem prontos só conseguimos sair pelas 11:30. A ideia inicial seria fazer apenas 6km descendo ao Rio Ave, bem pequeno por estes lados, passando a Ponte Medieval da Candosa até chegar perto de Lamedo, de onde subiríamos de volta pelo mesmo caminho…

para baixo tudo bem… já no rio, tendo sido posta a hipótese de seguir por outro caminho, todos concordaram e lá fomos…

IMG_9891IMG_9893IMG_9907
Pastagens (esq.), Escultura de Gelo (centro) e Todos os participantes (dir.) 

para cima nem por isso… A Mónica seguia atrás dando apoio moral à família e o Nuno corria para trás e para a frente para garantir que o grupo muito alongado seguisse todo pelo caminho correto (pelo menos que não se enganassem onde o tínhamos feito da última vez). Entre muitas perguntas sobre duração restante, se havia que subir muito e se faltavam muitos quilómetros, surgia algum desespero entre alguns participantes, com direito a ameaças.

IMG_9909IMG_9918IMG_9934
Moinho (esq.), Rio Ave (centro) e Agra (dir.)

Exatamente 3 horas depois de iniciarmos o percurso e com menos de 8km percorridos, estávamos de volta à casa dos Martinhos, onde nos esperava um almoço contundente, que conseguiu mudar a cara dos mais agastados. O último quilómetro já foi feito por estrada cortando um pouco ao que tínhamos realizado um mês antes, e como tal não passámos pelo lugar de Carrazedo, cortando caminho pelo CM1425. Depois ainda jogámos uma partida de futebol, antes de regressarmos a casa.

Para mais informações sobre este percurso consultar a publicação anterior: Vieira do Minho: Aldeia de Agra – Serra da Cabreira

Sem comentários: