sábado, 3 de dezembro de 2011

Montalegre: Pitões-Fonte Fria

De volta a Pitões apenas um mês depois, agora com um trilho que tinha ficado na calha para fazer quando houvesse oportunidade, caminhar até à base do monte Fonte Fria. Como a viagem para chegar a Pitões é bastante longa aproveita-se sempre para passar a noite, fazendo dois dias de passeio, sendo que o escolhido para o dia seguinte foi a rota do contrabando em Tourém (Montalegre: PR6 Rota do Contrabando – Trilho de Tourém)

Mais uma vez por estes lados o tempo não estava muito seguro, chuviscando de vez em quando, as paisagens são fantásticas, nomeadamente a vista para a capela de São João, minúscula no topo do penedo, e para Pitões das Júnias.

Já na volta o Nuno deixou-se ficar para trás para tirar algumas fotos mas, entretanto caiu-lhe uma das lentes dos óculos, procurou rapidamente… mas encontrar algo transparente numa capa de 15cm de folhas secas e sem óculos não seria fácil e como tal não encontrou, chamou… mas já estavam longe, foi a correr a tentar apanhar os restantes para mandá-los esperar e com ele vieram três  e por sorte lá apareceu.

[04]_Capela_de_Sao_Joao[10]_Cornos_da_Fonte_Fria
Capela de São João (esq.) e Cornos da Fonte Fria (dir.)
[14]_Monica[16]_Pitoes
Equilíbrio (esq.) e Gerês (dir.)

Fizemos tudo calmamente, tomando seis horas e meia para fazer apenas 9,5km.

Nota: Já existem dezenas de trilhos no wikiloc que ligam Pitões das Júnias à Fonte Fria, por isso decidimos não fazer upload de mais nenhum, mesmo que o que tenhamos feito seja um pouco diferente. Em todo o caso se nos pedirem podemos enviar.

Sem comentários: