segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Montalegre – Pitões das Júnias–Capela de São João

Estávamos de volta a Pitões para tentar fazer o que fora abortado pelo mau tempo, exatamente um ano antes. Aproveitando a disponibilidade do nosso companheiro Zé Emílio para nos acompanhar e a sua hospitalidade oferecendo casa para passar a noite, organizámos uma visita à Capela de São João no sábado e um passeio pela Serra da Cabreira no Domingo.

Esta caminhada começa em Pitões das Júnias, uma das aldeias mais altas (cerca de 1120m) e belas de Portugal, e segue inicialmente uma calçada inclinada que faz parte do percurso de romaria à Capela de São João. Primeiro uma descida acentuada até cerca dos 875m e depois a subida até à Capela, a uma altitude semelhante a Pitões, atravessando vários ribeiros em pontes à excepção de um que exige saltar pelas pedras, tarefa fácil no Verão e muito difícil na época de chuva, quando o caudal começa a aumentar.

   [02]_Ponte_Sobre_Ribeira_das_Aveledas2  [03]_Trilho(1)2
12:27 Ponte Sobre Ribeira das Aveledas (esquerda) e
12:29 Calçada (direita)

No final da subida encontramos uma escadaria talhada na rocha que nos leva até à pequena e engraçada capela.

[16]_Cornos_da_Fonte_Fria_e_Pitoes2  [23]_Capela_Sao_Joao2
14:28 Escadaria escavada na rocha (esquerda) e
14:34 Capela São João (direita)

[26]_Capela_Sao_Joao2
14:38 Interior Capela São João

No regresso percorremos um caminho semelhante fazendo um pequeno desvio pelo “Castelo” e pelas ruínas da antiga Pitões ou mais propriamente denominada Juriz.

Terminado o percurso dirigimo-nos a Salto, onde passámos a noite, perto já do percurso que iríamos realizar no dia seguinte.

Sem comentários: