sábado, 8 de outubro de 2011

Gerês: Portela do Homem-Minas Carris

Juntámo-nos a um novo grupo, Stars Trekking, para fazer um passeio do qual já tínhamos ouvido muito falar mas nunca tinha surgido a oportunidade de o fazermos. Aceitámos logo o convite para fazer o trilho entre a Portela do Homem e as Minas de Carris.

Á ida apercebemo-nos logo que a filosofia deste grupo era totalmente diferente do que gostamos e estamos habituados… ao contrário de ir com calma, conversando, parando para tirar fotos e apreciando a natureza, parecia que tinham todos de estar em casa antes do lanche e como tal havia que quase correr, sem tirar fotos senão atrapalhávamos os que estavam atrás e não podiam passar.

Depois de tanta correria para vencer em subida um desnível de 700m subir em quase 2 horas e meia para fazer 10,5km, chegámos à lagoa de Carris onde parámos para almoçar. Aqui ainda tivemos quase duas horas entre almoçar, descansar e conhecer as minas abandonadas.

[02]_Rio_Homem[04]_Rio_Homem
Rio Homem
[24]_Lagoa_de_Carris[40]_Mina_Carris
Lagoa de Carris (esq.) e Mina (dir.)

Ao fundo Pitões das Júnias… que vontade tínhamos de seguir até lá, o que seria totalmente possível à velocidade que íamos.

[26]_Geres[31]_Pitoes_e_Capela_Sao_Joao_vistos_de_Carris[44]_Carris
Gerês (esq.), Pitões e Capela de São João – pontinho branco ao centro (centro) e Ruinas minas Carris (dir.)
[34]_Carris[42]_Carris
Ruínas minas Carris

Depois de tanto tempo de descanso o stress parece ter-se apoderado novamente de todos e desta vez, nem duas horas demorámos a voltar ao carro, chegando pouco depois das 16:30, ainda com pelo menos 3 horas de luz que poderíamos ter gasto a apreciar o caminho.

Nunca tirámos tão poucas fotos no Gerês (apenas 48: 10 na ida, 38 nos Carris e 0 na volta), nunca vimos tão poucos animais, não que a paisagem não o merecesse ou que não os houvesse… simplesmente não havia tempo.


(Como já existem muitos trilhos no wikiloc equivalentes ao que fizemos decidimos não fazer upload de mais nenhum. Este tem uma boa descrição e uma duração mais aceitável que a nossa)

Sem comentários: