quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Graciosa - PR3GRA: Baía da Folga e PR2GRA: Volta à Caldeira - Furna do Enxofre

PR2GRA: Volta à Caldeira - Furna do Enxofre

Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)

Ilha: Graciosa; Dificuldade: Baixa; Extensão: 9 Km; Tempo: 3h 00m; Tipo: Circular
“Este trilho começa e termina junto à Canada Longa e tem a duração total de 3h. Começa por subir até um túnel que dá acesso à Furna do Enxofre, assinalado a tracejado no mapa. A melhor hora para observar a furna é entre as 11 e as 14 horas, altura em que os raios solares penetram no seu interior. Após visitar a Furna do Enxofre (onde existe apoio e informações específicas), deve voltar ao trilho pelo mesmo caminho e virar depois à direita de acordo com a sinalização. Cerca de 100m depois encontrará uma escadaria em madeira que dá acesso à Furna da Maria Encantada, onde pode entrar e observar as diversas formações geológicas existentes. Nesse local, existe também um miradouro onde se tem uma belíssima vista da Caldeira. A seguir, o trilho continua circundando a Caldeira, como se pode observar no mapa. Durante o percurso pode também desfrutar uma vista panorâmica sobre quase toda a costa da ilha Graciosa. O trilho atravessa uma zona de Reserva, o Parque Florestal da Caldeira. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.” (in www.trails-azores.com)

PR3GRA: Baía da Folga

Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)

Ilha: Graciosa; Dificuldade: Baixa; Extensão: 2,1 Km; Tempo: 1h 00m; Tipo: Linear
O percurso inicia-se na freguesia da Luz e termina no porto da Baia da Folga. O trilho começa junto ao Império local e segue ao longo da estrada para o Carapacho durante cerca de 500m, até chegar a uma bifurcação onde, virando à direita, entrará numa canada que segue em direcção ao mar. Depois de atravessar uma pequena ponte siga a sinalética até chegar junto à costa. Na passagem por entre os pastos poderá encontrar alguns exemplares de tomate capucho, uma planta de bagas comestíveis com um sabor muito agradável. Este trilho permite, em dias de boa visibilidade, observar as Ilhas de São Jorge, Pico e Faial. Junto à costa encontram-se com muita frequência exemplares de Cubres (Solidago sempervirens) e Bracel da rocha (Festuca petraea).
Este caminho de pé posto leva-nos ao pequeno porto da Folga, onde se pode desfrutar de uma zona balnear e onde também tem um pequeno café.” (in www.trails-azores.com)

Trilhos_Geral2_1_1_0041__-Model2
Mapa com o nosso trajecto neste dia (ver também post Açores – Faial, São Jorge, Pico e Graciosa)

[04]_PR3GRA_Baia_da_Folga (640x427)1
10:59 Baía da Folga
[16]_Furna_Enxofre (427x640)1[19]_Caldeira (640x427)1
14:22 Entrada na Furna do Enxofre (esquerda) 14:57 Vista da Caldeira a partir do Parque Florestal
[28]_Furna_do_Abel (640x427)1[36]_Furna_d'Agua (640x427)1

15:25 Furna do Abel (esquerda) e 15:40 Furna D’Água (direita)
[40]_Furna_Maria_Encantada (640x427)1
[47]_Furna_Maria_Encantada (640x427)1
Furna Maria Encantada 15:49 (esquerda) e 15:57 (direita)

Mais uma vez lamentamos apenas a elevada extensão de estrada e estradão nos percursos marcados assim como a falta de indicação da Furna do Abel e da Furna D’Água.

Também não foi possível visitar a Furna do Enxofre devido às emissões de gás mas talvez se tivessem gasto menos dinheiro no centro interpretativo teriam tido dinheiro para comprar umas máscaras, em todo o caso se não tivéssemos lá ido não tínhamos sabido da existência das restantes furnas.

Sem comentários: