sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pico – PR13PIC: Lagoa do Capitão

Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)

Ilha: Pico; Dificuldade: Moderado; Extensão: 9,2 Km; Tempo: 3h 00m; Tipo: Linear

“Este percurso começa junto à Lagoa do Capitão, situada no planalto central no interior da Ilha do Pico e termina no Cais do Pico. A primeira parte do trilho é efectuada num caminho de terra batida, mais largo, por entre pastagens baldias onde se encontram, entre outras espécies endémicas, alguns exemplares de Cedro-do-Mato de grande porte.
Depois de cerca de 1,5 km, contorna-se o Cabeço do Piquinho e depois irá alcançar uma vista maravilhosa para a costa norte da ilha do Pico, salientando-se o destino final da caminhada – Cais do Pico. Se a visibilidade for boa também se vê as ilhas de São Jorge e Graciosa.
Entrará de seguida numa pastagem à direita e, seguindo o muro, descerá até um caminho de pé posto completamente sombreado por inúmeras espécies endémicas, entre elas, a Uva-da-Serra, o Cedro-do-Mato, o Folhado, o Sanguinho e o Tamujo. Mais perto do chão encontram-se espécies mais pequenas como a Erva-do-capitão e várias espécies de Orchideas. Trata-se de uma floresta de laurissilva quase virgem e é extremamente importante não sair do caminho marcado para evitar danos resultantes do pisoteio ou quebra de galhos neste ecossistema tão frágil. Poderá ter encontros com diversas aves da floresta, entre elas a Estrelinha, a ave mais pequena da Europa, facilmente reconhecível pela pequena mancha amarela em cima da cabeça.
Ao sair da floresta endémica, poderá descansar no parque de merendas “A Fonte”, onde existe um antigo depósito de água potável que fornecia o Cais do Pico.
Continua-se por um caminho mais largo e, já na entrada do Cais de Pico, encontrará a sua direita a entrada da gruta das Canárias. O percurso termina um pouco mais à frente, junto ao Convento de São Pedro de Alcântara.” (in www.trails-azores.com)

Percurso muito bonito, infelizmente na serra havia muito nevoeiro por isso acabámos por nem fazer o desvio até à Lagoa do Capitão. A descida pelo meio da floresta é uma experiência totalmente diferente do que se está habituado nesta ilha. Fizemo-lo na companhia dos nossos habituais companheiros do continente.

2011-08-26_A_Forca_da_Natureza1  2011-08-26_Pico1
12:14 “A força da natureza” (esquerda) e 12:27 Pico (direita)

À semelhança de muitos outros trilhos nos Açores este peca pela longa extensão em estrada ou estradão.

Sem comentários: