domingo, 4 de outubro de 2009

Penas Róias

wm-Trilhos_CM


  Local: Bragança /
Mogadouro / Penas Róias 
  Dificuldade: baixa
  Extensão:
8,4 km
  Duração: 4 h 00 min
  Tipo: Circular
  Carta Militar: 93

Sábado depois de nos despedirmos dos nossos companheiros passeamos um pouco pelo Parque de Mogadouro, enquanto aguardávamos que abrisse o posto de turismo onde esperávamos encontrar informações sobre trilhos pedestres na zona. Não existindo a informação pretendida decidimos ir visitar o Castelo de Mogadouro, que pode ser visto no blog principal deste fim-de-semana, e fazer um dos percursos que se encontrava se encontrava na informação que o companheiro Jorge nos emprestou… e assim atraídas pela foto de um castelo seguimos em direcção a penas Róias.

Infelizmente a Mónica encontra-se sem máquina fotográfica, pelo que para o registo desta caminhada foi necessário recorrer ao telemóvel…

O percurso teve início junto ao parque de Penas Róias subindo em direcção ao Castelo, construção histórica muito interessante e envolvida numa bela paisagem.

wm-[13]_Castelo Penas Roias        wm-[12]_Castelo Penas Roias        wm-[17]_Albufeira 2
Xana                                                Castelo  de Penas Róias                                         Albufeira

Depois de passarmos a aldeia, seguimos por entre olivais… até à albufeira onde algumas pessoas se  encontravam a pescar, essencialmente bogas, e aproveitamos o espaço para almoçar. Deste ponto e de acordo com o percurso marcado no mapa era suposto seguirmos em direcção a Azinhoso, mas um caminho novo pela margem da albufeira levou-nos directamente à barragem, a qual atravessamos em direcção ao parque. Finalizado o percurso decidimos voltar ao Castelo para apreciar mais uma vez a sua beleza e procurar a bem escondida fraga das letras. Depois de uns minutos de procura sem sucesso perguntamos a uma senhora que habitava o lugar fazia bastante tempo e que generosamente pediu à sua filha que nos indicasse o caminho, subimos da igreja em direcção ao Castelo, seguimos pelo caminho à esquerda deste e direita de umas rochas, as quais contornamos, descemos ainda uns bons metros e por baixo destas “fragas” encontravam-se então as pinturas rupestres, poucas e meio apagadas, mas sem dúvida pinturas (http://www.edouro.com/lista.asp?CAT_ID=14)… difíceis de encontrar sem a ajuda dos locais.

Durante a caminhada a Xana foi aprendendo a ler o percurso na carta militar e o jogo de soletrar palavras ocupou o restante tempo. Cumprido o objectivo, voltámos ao Parque de campismo de Mogadouro, passando ainda por Azinhoso.

Sem comentários: