Ilha: Faial; Dificuldade: Alta; Extensão: 3km (ida e volta); Tempo: 3h 30m; Tipo: Linear; Altitude mínima: 574m; Altitude máxima: 908m
Passavam já mais de 11 anos desde a primeira vez que tínhamos descido ao funda da Caldeira do Faial e embora sempre tivessemos a ideia de lá voltar, apenas agora o conseguimos. Entretanto mudaram as regras e o percurso apenas pode ser feito com acompanhamento de guia credenciado para o efeito.
Juntaram-se 9 pessoas do Pico e seguimos para a Ilha vizinha com vista para a Montanha toda descoberta e as 5 ilhas do grupo central.
PicoSão Jorge, Terceira e Graciosa (da direita para a esquerda)
À chegada à Caldeira a visibilidade era quase nula, mas rapidamente o nevoeiro se dissipou quando começámos a andar. Desta vez foram pouco mais de duas para baixo e pouco menos de uma hora e meia para cima.
Descida
Lagoa (esq.) e Vertentes (dir.)
Vertentes
Fundo da Caldeira
Tal como a primeira vez, foi uma experiencia fantástica, mas bastante diferente. Antes principalmente pela aventura e adrenalina, agora mais pela natureza, pelas plantas. Já tínhamos noção da dimensão da vegetação no fundo da caldeira (algo que nos surpreendeu muito na primeira visita), mas ao chegar e entrar na densa floresta de sanguinho, com muita cavalinha e trovisco macho, parece que caminhando sobre a água entre juncos e silvado, com uma parede enorme a toda a nossa volta é algo fantástico.
Cogumelos
Liquene (esq.) e Lingua de Vaca - Elaphoglossum semicylindricum (dir.)
Trovisco Macho – Euphorbia stygiana
Após muitas subidas ao Pico como guias neste Verão, passámos a ver os trilhos de outra forma, tentando fazer da forma mais facil, segura e que exija menos esforço por parte de quem nos acompanha, procurando dar sempre passos curtos. Ora neste trilho isso é quase impossível… por vezes há apenas 10cm de largura para passarmos (com falesia de um dos lados), a lama bastante escorregadia é constante, há que usar bastante as mãos e a probabilidade de toda a nossa roupa ficar castanha e molhada é muito grande.
Terminada a caminhada fomos repor energias para a Pizzaria California onde nos esperávam 4 enormes pizzas familiares, que deram luta mas fatia a fatia (havia 48) foram desaparecendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário