domingo, 15 de janeiro de 2012

Montalegre: Pitões-Gafaria-Parada de Outeiro

Juntámo-nos mais uma vez ao Grupo de Viana com um programa muito bom, não tivesse Pitões das Júnias na lista. Seria a 4ª vez por lá mas qualquer convite para regressar a Pitões é praticamente irrecusável, e esta seria a terceira visita dos últimos dois meses e meio.

A ideia era fazer o percurso sabatino com o grupo, saindo de Pitões das Júnias em direção a Sul até quase à margem da Albufeira de Paradela, em Gafaria, seguindo depois até Parada do Outeiro e ficar para domingo para outro passeio ainda por decidir.

Não estava a Mónica tendo sido “substituída” pela nossa hóspede francesa de couchsurfing que se animou a vir caminhar.

As previsões do tempo não eram muito animadoras e mais uma vez confirmaram-se, ora chovia, ora parava e o frio era intenso. Apesar disso as paisagens eram deslumbrantes como sempre por estes lados, algumas pequenas cascatas, um fojo do Lobo, a capela de São João no topo do penedo e a albufeira.

[03]_Cascata_Ribeiro_do_Campesino[06]_Ribeiro_do_Campesino[09]_Fojo
Cascata Ribeiro do Campesino (esq.), Ribeiro do Campesino (centro) e Fojo do Lobo (dir.)
[14]_Formacao_Rochosa[15]_Capela_Sao_Joao[21]_Albufeira_Barragem_Paradela
Rochas (esq.), Capela de São João (centro) e Albufeira da Barragem de Paradela (dir.)

No fim dos 12,5km regressámos de carro a Pitões das Júnias ainda antes das 15:00. Com algumas horas de luz e o tempo a melhorar fui mostrar o Mosteiro de Pitões à Nathalie… mais 5km de passeio.

[05]_Mosteiro_de_Pitoes_das_Junias[09]_Mosteiro_de_Pitoes_das_Junias[15]_Mosteiro_de_Pitoes_das_Junias(1)[16]_Mosteiro_de_Pitoes_das_Junias
Mosteiro de Pitões
[18]_Mosteiro_de_Pitoes_das_Junias[20]_Mosteiro_de_Pitoes_das_Junias
Mosteiro de Pitões

Ao fim do dia um bom e alegre convívio com lanche ajantarado na casa onde ficámos.

De noite o  tempo voltou a piorar e no dia seguinte começou a nevar bastante, espetáculo bastante bonito mas que, conjugado com o facto de termos todos acordado tarde e ainda termos uma viagem grande até ao Porto, levou a que cancelássemos novo passeio.

Sem comentários: