domingo, 10 de julho de 2011

Azibo: Trilho dos Caretos + Trilho dos Quercus + Trilho dos Fornos

O nosso objectivo era juntar três percursos diferentes num só:

Trilho dos Caretos (clicar para ver página oficial)

Local: Macedo Cavaleiros; Dificuldade: Baixa; Extensão: 4,145 Km; Tempo: 1h 00m; Tipo: Linear Distância: 4 145 m

Trilho dos Quercus (clicar para ver página oficial)

Local: Macedo Cavaleiros; Dificuldade: Baixa; Extensão: 10,253 Km; Tempo: 2h 00m; Tipo: Linear

Trilho dos Fornos (clicar para ver página oficial)

Local: Macedo Cavaleiros; Dificuldade: Baixa; Extensão: 10,573 Km; Tempo: 2h 30m; Tipo: Circular

mapa1Mapa do Trilho

No total o percurso criado tem aproximadamente 19Km e é de tipo linear. Tem início em Podence, junto ao museu do Careto, seguindo o Trilho dos Caretos até à albufeira do Azibo.

No fim deste aproveita-se para fazer uma paragem para um mergulho na praia fluvial da albufeira e almoçar no relvado (almoçar pois, para quem vem do Porto já gastou mais de 3h de viagem mais uma de caminhada).

Continuamos contornando a albufeira em direcção a Santa Combinha e entramos no traçado do Trilho Quercus, depois da ponte sobre o Rio Azibo, em direcção a Santa Combinha. Antes de chegar a Santa Combinha seguimos pelo caminho da esquerda (se seguir pela direita, dirige-se à aldeia pelo PR Trilho Ricardo Magalhães.

[05]_Museu_Careto_de_Podence[36]_Trilho_Quercus_-_Avela[44]_Trilho_Quercus
10:50 Estátua à entrada do Museu do Careto de Podence (esquerda), 15:39 Avelã na árvore (centro) e 17:09 Cortiça (direita)

Depois de muitos sobreiros chegamos a um cruzamento onde se encontram o Trilho dos Quercus e o dos Fornos. Aqui entramos no Trilho dos Fornos, seguindo pelo caminho da esquerda em direcção a Valdrez (se seguir pela direita continua num troço comum aos dois trilhos e que leva até ao fim do Trilho dos Quercus).

Entre Valdrez e Salselas podemos observar diversos fornos, de diversas épocas, desde a romana até ao nosso passado recente, fornos estes que serviam para cozer cerâmica e/ou cal.

Sem comentários: